Primeira Página (18-1-2020)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

Beira Alta e Beira Baixa constituem a agora denominada Beira Interior

Beira Alta e Beira Baixa constituem a agora denominada Beira Interior

.
Notícia de Abertura

«Governo vai criar programa de emprego para fixar jovens no Interior – Os Ministérios do Trabalho e da Coesão Territorial vão lançar no próximo ano um conjunto de programas direcionados aos jovens que trabalham em regiões de baixa densidade. “Trabalhar no Interior” é o nome desta iniciativa que tem por objetivo fixar jovens quadros qualificados em regiões menos povoadas. Segundo declarações de Ana Mendes Godinho, esta medida «terá os primeiros avisos publicados assim que seja aprovado o novo Orçamento de Estado», no início do próximo ano. De acordo com a governante, será ainda reformulado um projeto dinamizado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional – que já existiu no passado – de apoio à mobilidade geográfica». (In jornal “O Interior”).

:: ::
SÁBADO, DIA 11

 Guarda: empreitadas para requalificação de estradas rurais


Concelho da Guarda – empreitadas para requalificação de estradas rurais

.
Pela nossa Região…

«Foram adjudicadas mais cinco empreitadas num valor de 1,6 milhões de euros, para requalificar estradas nas freguesias rurais do concelho da Guarda – Estão previstos trabalhos de repavimentação e em alguns casos, intervenções nas infraestruturas básicas. As cinco empreitadas entretanto adjudicadas, são financiadas por fundos europeus e vão beneficiar 15 freguesias no concelho – Aldeia do Bispo, Benespera, Cavadoude, Castanheira, Codesseiro, Jarmelo de São Miguel, Jarmelo de São Pedro, Panóias, Pega, Porto da Carne, Sobral da Serra, Vale de Estrela, Vela, Vila Fernando e Vila Garcia». (In “Rádio F”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Câmara de Sintra avança com hospital de 30 milhões de euros». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Bastonário dos Médicos acusa ministra de passar a vida a tratar mal os médicos». (In “SIC Notícias”). e «Alberto João Jardim impugnou eleições do PSD na Madeira porque caderno eleitoral é ilegal». (In “Jornal de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Milhares saem às ruas na Austrália e cobram medidas mais duras sobre mudanças climáticas». (In “Globo”). e «Iranianos protestam contra regime por ter abatido avião». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Morte de jovem cabo-verdiano encenada junto à Embaixada de Portugal em Paris. Protesto juntou mais de uma centena de pessoas.» (In “Correio da Manhã”). e «Irão admite ter abatido inadvertidamente avião ucraniano e reconhece erro imperdoável. Ucrânia pede ao Irão justiça e indemnizações por abate de avião». (In “Notícias ao MInuto”).

:: ::
DOMINGO, DIA 12

10 Janeiro: Espaço 'Sabugal + Atrativo' na Casa do Sabugal / Lisboa

No dia 10 Janeiro foi inaugurado o Espaço «Sabugal + Atrativo» na Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa

.
Pela nossa Região…

«Espaço “Sabugal + Atrativo” foi inaugurado na Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa – Numa estratégia de divulgação, valorização e promoção do território sabugalense, este novo espaço surge de uma parceria entre a Casa do Concelho e o Município do Sabugal, onde está disponível um leque de material promocional concelhio, assim como literatura de autores do Sabugal e produtos endógenos». (In jornal “A Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Mais de 4.500 pessoas plantaram hoje 20 mil árvores em Lisboa». (In “Google News”).

>> PIOR >> «Governo britânico não garante Erasmus no pós-Brexit. Desculpem estudantes, estão presos na ilha». (In “TVI 24”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Contagem dos votos em Taiwan está em curso e não será do agrado do Pequim». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Vulcão nas Filipinas liberta cinzas e obriga à evacuação de oito mil pessoas». (In “Correio da Manhã”). e «Austrália com incêndios gigantescos, Brasil com incêndios semanas sem controlo e Estados Unidos com inundações enormes». (In “Euronews”).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 13

 Edifício da Psiquiatria na Guarda entra em obras


Edifício da Psiquiatria na Guarda entra em obras

.
Pela nossa Região…

«Edifício da Psiquiatria na Guarda entra em obras – O edifício do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai sofrer obras de remodelação, o que obriga à transferência provisória do serviço, foi hoje anunciado. Segundo a ULS da Guarda, a partir de hoje, para maior segurança e comodidade dos doentes, seus familiares e profissionais de saúde, o serviço de internamento vai ser transferido, a título provisório e até conclusão das referidas obras, para as instalações da antiga Cirurgia, e as Consultas Externas de Psiquiatria para o anterior espaço da Consulta Externa». (In “Jornal do Fundão”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Taxas moderadoras serão progressivamente eliminadas em todos cuidados prescritos no SNS». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «Presidente do Banco Alimentar e amigos apropriam-se de doações?». (In “SIC Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Única mulher iraniana a ganhar medalha olímpica deixa o país. “Sou uma das milhões de mulheres oprimidas no Irão”». (In “Globo”).

>> PIOR >> E cá dentro… «Ambiente – Recorde da temperatura dos oceanos prova aquecimento acelerado da Terra». (In “Jornal de Notícias”).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 14

Na Mêda cantam-se as Janeiras em grande estilo... Na Mêda cantam-se as Janeiras em grande estilo...

Na Mêda cantam-se as Janeiras em grande estilo…

.
Pela nossa Região…

«Encontro de Cantares das Janeiras na Mêda – O município de Mêda cumpre com a tradição e realiza o Encontro de Cantares das Janeiras na Casa Municipal da Cultura». (In “Local Visão TV”). Ver e ouvir… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Portugal condenado por investigação ineficaz à tragédia da praia do Meco Not ZAP». (In “Notícias ZAP”). e «Tribunal Constitucional dá razão ao Banco de Portugal contra Salgado». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Gripe obriga à ativação do plano de contingência no hospital de Viseu». (In “Google News”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Europeus querem forçar Irão a cumprir acordo nuclear». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Erupção de vulcão no arquipélago das Ilhas Galápagos ameaça espécies únicas». (In “Diário de Notícias”).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 15

Sabugal volta a acolher o Cine-Eco (Festival de Cinema Ambiental)

Sabugal volta a acolher o Cine-Eco (Festival de Cinema Ambiental)

.
Pela nossa Região…

«Seia no Sabugal com ocupação moderna de tempos livres – Workshop de criação de curta-metragens. O CineEco é o único festival de cinema ambiental em Portugal e realiza-se anualmente, no mês de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia e no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela. Em 2019, o Sabugal acolheu a primeira edição da Extensão do festival, envolvendo os alunos dos vários ciclos de estudos do concelho. Este ano, o Município do Sabugal e o Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta voltam a apostar na consciencialização ambiental do público escolar, com novos desafios para os alunos do ensino secundário, a quem lançam o repto de apresentarem, em grupo ou individualmente, curtas-metragens sobre uma temática ambiental à sua escolha, as quais serão exibidas na II Extensão do CineEco do Sabugal.» (In ‘site’ da C.M. Sabugal).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Ministério Público acelera processos contra BES». (In “Correio da Manhã”). e «Natalidade sobe pelo terceiro ano consecutivo. Em 2019, nasceram pelo menos 87.364 bebés em Portugal, mais 537 face ao ano anterior e mais 4.264 do que em 2014». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Juíza e procuradora agredidas com violência no Tribunal de Família e Menores em Matosinhos». (In “Jornal de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «A CE anunciou esta quarta-feira uma proposta que poderá levar à criação de um salário mínimo europeu. O executivo europeu tem agora até setembro para terminar a proposta e iniciar negociações com os estados-membros». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Força aérea israelita ataca aeroporto militar na Síria». (In “Público”).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 16

 Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027

Guarda quer ser a Capital Europeia da Cultura em 2027

.
Pela nossa Região…

«Meio milhão para a Capital da Cultura este ano – Projeto da candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027. Equipa de projecto terá 16 elementos, 12 dos quais externos. Esta é uma aposta estratégica do município, sublinha Carlos Monteiro, lembrando que só no orçamento para o ano corrente há uma dotação de perto de meio milhão de euros. Guarda, Coimbra, Braga, Évora, Aveiro, Leiria, Faro, Oeiras e Ponta Delgada querem ser Capital Europeia da Cultura em 2027. Além da cidade portuguesa que vier a ser escolhida, a Letónia também terá uma capital no mesmo ano». (In jornal “Terras da Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Químico na água da torneira não é preocupante e bebê-la é seguro, garantem especialistas». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Na União Europeia tivemos o 4.º maior aumento dos preços das casas». (In “Economia ao Minuto”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Alemanha aloca 4,35 mil milhões para abandonar utilização do carvão». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Isabel dos Santos admite ser candidata à presidência de Angola». (In “O Observador”). e «Rússia – Governo caiu para dar poder a Putin. Mikhail Mishustin designado para primeiro-ministro». (In “ZAP Notícias”).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 17

Guarda  pelo ambiente junta Electrão e Corpo Nacional de Escutas

Guarda pelo Ambiente junta Electrão e Corpo Nacional de Escutas

.
Pela nossa Região…

«Iniciativas pelo ambiente juntam Electrão e Corpo Nacional de Escutas – Associação de Gestão de Resíduos e o Corpo Nacional de Escutas promovem um projecto nacional de reciclagem e sensibilização ambiental através da recolha de pilhas e baterias usadas, numa iniciativa que decorre até 30 de Junho de 2020 e que envolve escuteiros, familiares e comunidade em geral. O resultado da recolha será transformado em prémios de valor monetário que irão apoiar agrupamentos de escuteiros». (In jornal “A Guarda”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Mais de 80% dos hospitais obtiveram classificação de excelência clínica». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> Ainda bem, mas é mau… «PJ realiza buscas no banco Montepio, Associação Mutualista e BNI Europa». (In “Jornal Económico”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «”Desenvolver Moçambique”. Filipe Nyusi empossado tomou posse como quarto Presidente de Moçambique». (In “Jornal i”).

>> PIOR >> «Trump é acusado de violar a lei ao reter fundos para Ucrânia». (In “Diário de Notícias”).

:: ::
18 de Janeiro de 2020

«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta