Viagens que aconselho aos leitores do Capeia (1)

Franklim Costa Braga - Orelha - 180x135 - Capeia Arraiana

Viajar hoje é quase obrigatório. Nas próximas quatro semanas vou aconselhar viagens que deviam ser feitas pelo menos uma vez na vida. Seleccionei vários países adaptados às preferências acima expostas, partindo do princípio que cada país tem a sua beleza. Poderão ainda o que venho escrevendo sobre as minhas viagens nos mais diversos países desde há um ano aqui no Capeia Arraiana.
>> Parte 1 de 4 >> VERÃO, OUTONO, INVERNO E PRIMAVERA

Sugestões de viagens por Franklim

Sugestões de viagens por Franklim


VIAGENS QUE ACONSELHO AOS LEITORES DO CAPEIA ARRAIANA

:: ::

VERÃO, OUTONO, INVERNO e PRIMAVERA


Parte 1 de 4

:: ::

Cada viajante tem as suas preferências. Há quem goste da Natureza, optando uns por praias, por sol, por lagos e rios, outros por florestas e montanhas, outros ainda por desertos ou por planícies. Uns gostam de ver neve, outros dispensam-na. Até há quem goste de chuva e vento. Há quem goste de ver obras de arte na natureza, nas ruas e praças ou em museus, monumentos ou edifícios monumentais e grandes obras de engenharia. Há-os que apreciam a arte e as construções modernas, outros apreciam o antigo, o clássico, aldeias medievais. Outros preferem a simplicidade. Há quem goste de descansar. Há quem goste das grandes cidades. Há quem goste das aldeias mais recônditas. Há quem goste de ir para onde se come bem e bebe melhor. Outros não ligam à comida nem à bebida. Há quem goste de países com gente simpática que acolhe bem. Há quem aprecie o que há de diferente em cada país: costumes, modo de vida, habitações, vestuário, religião, filosofia de vida, história. Há quem goste de países com moças bonitas e de fácil abordagem. Outros procuram distracção com gente do mesmo sexo. Uns gostam de viajar no Verão, outros no Inverno e há quem prefira a Primavera ou o Outono. Há quem procure um local para fazer desporto – mergulho, surf, caça submarina, vela, canoagem, alpinismo, ski ou caça. Há mesmo quem viaje só para assistir a eventos culturais.

É, pois, difícil contentar todos e cada um indicando um só país a visitar. Vou, por isso, indicar vários países adaptados às preferências acima expostas, partindo do princípio que cada país tem a sua beleza. Poderão ler o que venho escrevendo sobre viagens nos mais diversos países desde há um ano aqui no Capeia Arraiana.

>> VIAJAR NO VERÃO >> Para procurar sol e praias marítimas, não precisa de sair deste lindo Portugal. Temos praias magníficas, de branca areia e com sol abundante de norte a sul e ainda no Porto Santo. Rivalizamos com qualquer país mediterrânico ou doutras paragens europeias ou doutros continentes. Praias famosas como Nice não passam de espaços cheios de pedras e com falta de areia. Se procura sol e praias fluviais, não faltam pelo interior deste Portugal. Aqui mesmo pode encontrar florestas serpenteadas por rios encantadores e com natureza privilegiada em montanhas e pequenas cascatas, como no Gerês. Lagoas como Alqueva, barragens como a do Douro ou do Castelo do Bode rivalizam com qualquer outra em qualquer parte.

Mas há outros países com lindas praias, lagos, bom sol e montanhas com neve. Itália é um local a visitar. Os lagos de Como e Garda merecem uma visita. As praias também abundam numa e noutra costa. Os Alpes têm muita neve. A nossa vizinha Espanha tem boas praias no Mediterrâneo e nas Ilhas Baleares. A Suíça, com os lagos de Zurich, Lucerna e Leman, em que o sol já não aperta tanto, é outro bom destino. Já com menos ardência de sol mas com muitos lagos, a Finlândia espera-o. Até pode fazer sauna junto desses lagos, como em Jyvaskyla. Pode ter gosto em visitar os fiordes da Noruega. Praias de água morna encontrará quem se deslocar à Tailândia, Seichelles com as grandes tartarugas, Ilhas Maurícias ou Cuba. Até mesmo em Oujda, Marrocos, ou na Tunísia e nas ilhas gregas terá o que pretende. Palmares e camelos encontrá-los-à em Marrocos, Tunísia, Egipto e outros países do norte de África ou nas ilhas do Pacífico, como o Tahiti, se quer deslocar-se para mais longe.

Quem preferir florestas e montanhas pode visitar a região dos Pirinéus (Andorra e Barèges-La Mougie), dos Alpes Suíços, Italianos e Franceses, a Floresta Negra na Baviera alemã, a Roménia e os Cárpatos entre a Ucrânia e a Hungria.

Quer praticar mergulho, há muitos países onde o pode fazer, desde Portugal, Cuba, Maldivas, Belize, Barracuda Point na Malásia, ilha Magnetic na Austrália e Rangiroa na Polinésia Francesa. Para fazer alpinismo procure os países junto dos Alpes, donde deriva o nome deste desporto, ou dos Pirinéus. Se quer deslocar-se para maior distância procure o Nepal e o Tibete junto dos Himalaias ou o Ladak no norte da Índia, entre outros lugares.

>> VIAJAR NO INVERNO >> Para ver neve pode ir à serra da Estrela, em ano de sorte, em que até poderá fazer ski. Mas tem perto a serra espanhola de Nevada, junto de Granada, Andorra, os Alpes, os países nórdicos, a Áustria e a Alemanha, para não falar do Nepal e países vizinhos. Nos países nórdicos, na Lapónia, encontrará neve a perder de vista, com rebanhos de renas.

>> VIAJAR NA PRIMAVERA >> Quer ver lindas flores? Tem a nossa ilha da Madeira, onde até pode assistir à festa da flor. Mas muitos outros países satisfarão o seu gosto. A Holanda com os seus campos de tulipas é um deles. A Tailândia com as estufas de orquídeas será outro. Até o nosso Alentejo com os campos cobertos de papoilas encantarão os seus olhos, bem como as estufas de cravos que por lá pululam.

Campos de Tulipas na Holanda

Campos de Tulipas na Holanda

.

Jardins de Orquídeas na Tailândia

Jardins de Orquídeas na Tailândia

.
>> VIAJAR NO OUTONO >> No início do Outono poderá participar nas vindimas nos socalcos do Douro, no Alentejo, em Espanha, na zona do Ebro, ou na zona de Bordéus em França. Já em pleno Outono, poderá admirar o colorido de tons meio verdes, amarelos, avermelhados e até de outras cores que nos apresentam os vinhedos das mesmas regiões, agora já desprovidos das uvas. E até pode assistir e participar na feitura do vinho à maneira tradicional ou já à maneira moderna com máquinas, provando mesmo um bom mosto.

Se quer visitar a Índia, a altura ideal é de Novembro a Março. Não apanhará os calores tórridos nem as monções do Verão, de Junho a Setembro.

socalcos do Douro com vinhedos

Socalcos do Douro com vinhedos

.
>> VIAJAR EM QUALQUER ESTAÇÃO DO ANO >> Viajar em qualquer estação: Os apreciadores de museus, de monumentos nas ruas e praças, para além dos museus de Portugal, e muitos são, podem visitar o Prado em Madrid ou os de arte modernista de Salvador Dali e Picasso em Barcelona ou o Guggenheim em Bilbau, o Louvre em Paris, os museus de Roma, da Grécia, de Istambul, o British Museum de Londres, o Museu do Cairo, o de Xian e a Cidade Proibida na China, do Perú, do México e muitos outros museus por todos os países europeus ou doutras paragens.

Guerreiros de Xian na China

Guerreiros de Xian na China

.

Templo de Chichen Iza em Cancun no México

Templo de Chichen Iza em Cancun no México

.
>> CIDADES PERDIDAS >> Podem encontrar muitas no México, sobretudo na região de Cancun. Monumentos com fartura vê-los-ão por todo o México, sobretudo templos, no Perú, na China, na Itália, na Grécia, na Turquia, em Marrocos, Tunísia, Egipto, na Jordânia e Israel.

>> TEMPLOS RELIGIOSOS >> Pode procurá-los em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Bélgica e em todos os países europeus, no caso de catedrais cristãs, mesquitas nos países árabes, sobretudo em Marrocos, Tunísia, Egipto ou Turquia, templos hindus por toda a Índia e Sri Lanka e templos budistas na Tailândia, Birmânia, Cambodja, Laos e outros países vizinhos.

>> MONUMENTOS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA >> Pode encontrar a Antiguidade Clássica na Grécia, Itália, Turquia, Egipto e outros países árabes, como Palmira na Síria.

Franklim junto dos montes Uluru

Franklim junto dos montes Uluru

.
>> NATUREZA MONUMENTAL >> Veja os socalcos do Douro, as terrazas nas Filipinas e China, os montes Uluru na Austrália e as grandes cordilheiras dos Pirinéus, Alpes, Andes, Montanhas Rochosas e Himalaias ou até mesmo os tepúies da Venezuela.

>> 40 SUGESTÕES DE PAÍSES A VISITAR >> Há países que dão resposta a várias das preferências dos viajantes. Deixo-vos 40 sugestões de destinos a merecer uma visita, que vivamente aconselho. A ordem é por continentes a que pertencem:

Bom Jesus em Braga

Bom Jesus em Braga

.

Santuário da Senhora dos Remédios em Lamego

Santuário da Senhora dos Remédios em Lamego

.
Comece por visitar Portugal e ilhas, que têm muita coisa bonita a ver, desde as paisagens verdejantes do Minho, com monumentos admiráveis – a sé de Braga, Bom Jesus e Sameiro – e onde pode assistir às festas da Semana Santa, às serranias do Marão e Gerês, à ria de Aveiro, à Universidade de Coimbra, a uma travessia no Douro, com visita da cidade do Porto, sua Torre dos Clérigos, estação de São Bento e seus azulejos e caves do vinho do Porto em Gaia.

Castelo do Marvão

Castelo do Marvão

.

Castelo de Cinco Quinas do Sabugal

Castelo de Cinco Quinas do Sabugal

.
Uma boa ideia seria visitar a rota dos castelos em PortugalSilves, Sintra, Óbidos, Lisboa, Almourol, Santarém, Leiria, Marvão, Monsanto da Beira, Sortelha, Sabugal, o único com 5 quinas, Almeida e Guimarães são de visita obrigatória, onde pode recordar o que aprendeu da história de Portugal.

Não esqueça o Algarve, com suas praias de água mais quente. As sés de Coimbra, da Guarda, de Lisboa, de Évora e de Silves e os mosteiros de Alcobaça, Batalha e Jerónimos merecem uma visita.

Na região de Alcobaça, na serra de Aire ou dos Candeeiros, poderá descer às grutas de Mira d’Aire ou de Alvados. Em Évora visite o templo romano de Diana. Se gosta de lugares sagrados para além das catedrais, visite Fátima, sobretudo num 13 de Maio. Outros lugares de peregrinação a visitar são as romarias da Senhora da Agonia em Viana do Castelo, Senhora da Assunção em Paredes, Senhora do Sameiro, Senhor do Bonfim em Matosinhos, Senhora da Conceição em Vila Viçosa, Senhora da Nazaré, Senhora da Saúde em Lisboa, Senhora do Rosário em Lamego e Nossa Senhora de Aires em Viana do Alentejo.

Se quer fazer surf, tem muitas praias onde fazê-lo, desde Costa da Caparica à Ericeira e Nazaré.

(Parte 1 de 4.)

:: ::
«Viagens dum Globetrotter», por Franklim Costa Braga

Deixar uma resposta