Primeira Página (4-1-2020)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

Start-up da Guarda produz alcatifa reciclável...

Karpet2R é uma start-up da Guarda que produz alcatifa reciclável…

.
Notícia de Abertura

«Empresa beirã produz alcatifa reciclável para eventos – Uma empresa da Guarda iniciou este ano a produção de alcatifa reciclável, feita a partir de regenerados têxteis, roupas e desperdícios industriais, para utilização específica em recintos de eventos. A “startup” (empresa em início de atividade) Karpet2R – Walking to the Future surgiu por iniciativa de Pedro Tavares e João Gonçalves, que também possuem a empresa de organização de eventos All WeDo Moments». (In “Jornal do Fundão”).

:: ::
SÁBADO, DIA 28

Janeiras na Guarda - domingo

Janeiras cantam-se domingo na Guarda

.
Pela nossa Região…

«Coletividades do concelho da Guarda cantam Janeiras no domingo – Cerca de 350 elementos de várias coletividades do concelho da Guarda vão cantar as tradicionais Janeiras no domingo, no grande auditório do Teatro Municipal da cidade mais alta do país…» (In jornal “A Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Portugal na lista dos 20 países mais pacíficos do mundo». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «”Continuem a pressionar”. António Guterres dedica mensagem dramática sobre as alterações climáticas aos jovens de todo o Mundo». (In “Jornal de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Europa parte para Marte em 2020 e há portugueses na missão». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Luta pelo gás do Mediterrâneo também se faz com tropas turcas na Líbia». (In “Público”). e «Ataque na capital da Somália provocou pelo menos 73 mortos». (In “Notícias ao Minuto”).

:: ::
DOMINGO, DIA 29

Hospital da Covilhã: dos mais caros do País

Hospital da Covilhã é dos mais caros do País

.
Pela nossa Região…

«”Na Covilhã temos o segundo hospital com custo mais elevado por utente do País”, diz Vereador do CDS». (In “Rádio Cova da Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Em 2020 são 134 os municípios que vão dar desconto no IRS». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Está moribundo o Ensino do Português no Estrangeiro». (In “Público”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Empresas inteligentes apostam na localização por GPS». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Década mortífera com o triplo de ataques contra crianças em zonas de conflito». (In “SIC Notícias”).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 30

Guarda: GNR apoia IPSS e outras instituições

NO distrito da Guarda a GNR apoia IPSS’s e outras instituições

.
Pela nossa Região…

«GNR entregou vestuário e calçado a instituições de solidariedade social – O Comando Territorial da Guarda entregou 2200 peças de vestuário e calçado, a 14 Instituições de Solidariedade Social, do distrito da Guarda, na manhã do dia 20 de Dezembro. Esta acção contemplou a Aldeia SOS-Guarda, Cáritas Diocesana da Guarda, Centro Social da Póvoa do Mileu, Elo Comum de Seia, Centro Social Paroquial de Chãs em Foz Côa, Obra Nossa Senhora das Candeias de Pinhel, AFACIDASE – Manteigas, Loja Social da Mêda, Associação de Amigos da Irmã Wilson de Trancoso, Igreja de Fornos de Algodres, Loja social de Aguiar da Beira, Centro Social de Dornelas de Aguiar da Beira, Associação de Beneficência Popular da Gouveia ABPG e o Estabelecimento Prisional da Guarda». (In jornal “A Guarda”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Em 25 anos a Associação CAIS ajudou 15 mil pessoas a integrar-se na sociedade». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Emitido alerta para tempo… quente: Estão 26ºC na Madeira. Bombeiros a braços com incêndios na ilha». (In “Agência Lusa” via “NM”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Na China o cientista que modificou bebés geneticamente condenado a três anos de prisão». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Cinco pessoas esfaqueadas durante celebração judaica perto de Nova Iorque». (In “Euronews”).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 31

"La Vuelta" de Espanha em bicicleta vai passar na região em 2020

“La Vuelta 2020”, Volta à Espanha em Bicicleta, vai passar na região da Guarda

.
Pela nossa Região…

«“La Vuelta”, Volta à Espanha em bicicleta vai passar na Guarda em 2020 – A Volta a Espanha em bicicleta vai ter no próximo ano duas etapas em Portugal. E uma passará na Guarda, no dia 4 de Setembro. Trata-se do percurso entre Viseu e Cidade Rodrigo, num total de 177 quilómetros, que percorrerá a Estrada Nacional 16 no lado português. A outra etapa será entre Vigo e o Porto. “La Vuelta” assinala o 75.º aniversário. E há duas décadas que não incluía Portugal». (In “Rádio Altitude”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Alojamento em espaço rural praticamente esgotado no Nordeste Transmontano. Há cada vez mais pessoas que trocam a agitação das festas na cidade por um réveillon mais tranquilo na natureza». (In “SIC Notícias”).

>> PIOR >> «Dez mortos e 45 feridos graves na operação Natal e Ano Novo da GNR». (In “Google Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Isabel dos Santos: Polícia Judiciária impede transferência de 10 milhões de euros do BCP para a Rússia». (In “Expresso”). e «Angola: tribunal arresta contas bancárias e participações de Isabel dos Santos Angola: tribunal arresta contas de Isabel dos Santos». (In “MSN de Notícias”).

>> PIOR >> «França aumenta prevenção contra ataques terroristas na passagem de ano». (In “RTP Notícias”).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 1

Grande animação cultural na Covilhã, no arranque do ano

Grande animação cultural na Covilhã, no arranque do ano

.
Pela nossa Região…

«Orquestra Sem Fronteiras em concerto na Covilhã – O ano começa na Covilhã com os tradicionais concertos para assinalar as Janeiras e os Reis, concertos que encerram a iniciativa “Natal com Arte” que decorre no concelho desde o início de dezembro. A 4 de janeiro, a partir das 16:00, a Praça do Município recebe os grupos de cantares A Grande Roda do Teixoso, Cavaquinhos da Academia Sénior, Coro do Orfeão da Covilhã, Desertuna, Rancho do Refugio e As Vozes do CAI, para cantarem as Janeiras. A 5 de janeiro são dois os concertos de reis agendados. Às 15:00, na Igreja da Misericórdia juntam-se a Academia Sénior da Covilhã e o Coro do Orfeão para um Concerto de Reis. A Orquestra Sem Fronteiras tem concerto na igreja de São Tiago às 17:00». (In “Rádio Clube da Covilhã”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> Bom e mau, cá e lá fora, vale a pena ler: «40 datas para perceber o que esperar do novo ano». (In “Diário de Notícias”). Ler… (Aqui.)

>> PIOR >> «Galp e Jerónimo Martins penalizam bolsa de Lisboa que fecha ano a perder 0,43%». (In “Agência Lusa”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Europa aposta no Ambiente. Alterações climáticas marcaram discursos de Ano Novo dos líderes europeus». (In “Euronewws”).

>> PIOR >> «Kim (Coreia do Norte) rasga acordo com Trump e avisa que vai fazer pagar o preço da dor infligida». (In “Jornal de Notícias”).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 2

Guarda: tarifa da água mais barata para as famílias em 2020

Câmara da Guarda com tarifa da água mais barata para as famílias em 2020

.
Pela nossa Região…

«Câmara da Guarda baixa em 3% a tarifa doméstica da água em 2020 mas para as empresas há um ligeiro aumento – O executivo da Câmara da Guarda aprovou uma redução de 3% na tarifa doméstica da água e isenções para novos pedidos de contadores. Quanto aos valores dos ramais estão ainda em discussão. Já para as empresas, a tarifa da água sofre um ligeiro aumento, como referiu o presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro. O autarca acrescentou que os novos valores são sempre de acordo com as regras da Entidade Reguladora. Carlos Chaves Monteiro adiantou que a intenção da Câmara passou por isentar também os pedidos para novos ramais. As famílias carenciadas também vão beneficiar de uma tarifa social». (In “Rádio F”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «O Plano Verde lançado em Bruxelas é o grande desafio para a União Europeia este ano. Lisboa vai ser Capital Verde Europeia. Portugal vai proibir uso de plásticos descartáveis». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «Depois do caso da médica agredida em Setúbal em Lisboa/Moscavide um médico agredido com socos e pontapés por não passar baixa». (In “Agência Lusa”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Centenas manifestam-se na Turquia contra ofensiva em Idlib». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Incêndios na Austrália já mataram quase 500 milhões de animais». (In “Notícias ao Minuto”). e «Embaixada dos EUA no Iraque destruída em resposta ao raide aéreo». (In “Euronews”).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 3

Produção de canabis medicinal / Pêro Viseu: 3 milhões de investimento

Produção de canabis medicinal em Pêro Viseu (Fundão): 3 milhões de investimento

.
Pela nossa Região…

«Três milhões para projeto agrícola em Pêro Viseu (Fundão) – Um projeto para cultivo de canábis medicinal está previsto para a freguesia de Pêro Viseu. Tem capitais franceses e suíços e já foi declarado projeto de interesse municipal pelo Município do Fundão, beneficiando de redução do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis». (In “Jornal do Fundão”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Tribunal obriga banco BBVA a reintegrar despedidos». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «Descarrilamento interrompe a circulação no Metro do Porto. Pelo menos uma pessoa ficou ferida». (In “SIC Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Dakota do Norte publica lista do clero acusado de abusos sexuais». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Uma mancha quente de água move-se no Pacífico em direção à América do Sul e inquieta cientistas». (In “Globo” do Brasil). e «General superstar iraniano morto em ataque ordenado por Trump. Irão promete vingança implacável». (In toda a comunicação social).

:: ::
4 de Janeiro de 2020

«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta