Postal Tv – Factos e Personalidades em 2019

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

Chegados à última semana do ano é tempo de destacar os Factos e as Personalidades de maior relevo no panorama televisivo em 2019. Quer ao nível regional, quer em termos nacionais e internacionais.

filme promocional ‘Turismo Centro de Portugal – Are You Ready’ é um dos dez melhores filmes de turismo de 2019

Filme promocional «Turismo Centro de Portugal – Are You Ready» é um dos dez melhores filmes de turismo de 2019

Melhores notícias regionais

1 – O «Côa Summer Fest» está nomeado para os Iberian Festival Awards, que distinguem anualmente os melhores festivais de música portugueses e espanhóis.

2 – Centro de Portugal atrai cada vez mais turistas – O número de turistas na região Centro de Portugal aumentou mais de 5% entre Janeiro a Outubro de 2019 – em comparação com igual período do ano passado – atingiu mais de 6,23 milhões de dormidas entre Janeiro e Outubro, mais 250 mil do que nos mesmos meses do ano anterior.

Cheias do rio Mondego em Montemor-o-Velho na região centro

Cheias causadas pela passagem das depressões Elsa e Fabien

Nacional – factos e personalidades

>> FACTOS

1 – Depressões Elsa e Fabien fecham o ano da pior maneira
Resumo do «Correio da Manhã» em vésperas de Natal: «Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar em aviso vermelho, devido à agitação marítima, e Vila Real enfrenta rajadas de vento até 140 quilómetros/hora». Barragens a vasar milhares de litros por minuto e em altas velocidades. Há 10 mil ocorrências registadas na Protecção Civil. Há linhas férreas interditadas. Barcos do Tejo suprimidos afectaram milhares de pessoas»…

2 – Problemas com falta de especialistas em Hospitais
Foi das notícias mais rebatidas e repisadas nos últimos meses do ano. Grandes Hospitais da zona da Grande Lisboa encerraram urgências, limitaram atendimentos e os cidadãos ficaram sem assistência. Foi muito forte a contestação, por exemplo, em Almada, Lisboa e Évora.

>> PERSONALIDADES

No País, destacaram-se se, dúvida as seguintes personalidades:

1 – Marcelo Rebelo de Sousa pelo acompanhamento institucional de cada problema social;

2 – António Guterres sobretudo pela iniciativa da Cimeira Climática (COP 25) em Madrid.

Fogos de grandes dimensões na Austrália e na Amazónia

Fogos de grandes dimensões na Austrália e na Amazónia

Internacional – factos e personalidades

>> FACTOS

1 – Alterações climáticas – Cimeira de Madrid

Os países simularam (muitos deles) desejar alterações de paradigma comportamental de empresas e entidades públicas. Os trabalhos vão ter de continuar pois a meta de 2050 como momento zero para este tema está longe de ser alcançado. Felizmente António Guterres e muitos dirigentes não desistem.

2 – Problemas na Venezuela

Nas primeiras semanas do ano, o destaque internacional foi sem dúvida para a situação dos direitos sociais e políticos na Venezuela, sendo que a pobreza, a miséria e o desemprego em nada ajudam à solução – e quase sempre o parente pobre são os direitos humanos em situações deste género.

3 – Drama humano em Moçambique… mais um!

Foi muito destacado na comunicação social em meados do ano, o sucedido em Moçambique, com milhares de deslocados, mortos, feridos, povos inteiros sem casa… O clima global aquece, quem mais sofre são as regiões mais débeis – Moçambique é uma delas…

4 – Fogos na Amazónia e na Austrália

O Ambiente regional e global é colocado cada vez em maior risco. Desta vez, os incêndios gigantescos e incontroláveis na Amazónia e na Austrália são a maior prova do desconcerto ambiental regional e global.

5 – Incêndio destrói Notre Dame de Paris

Um dos maiores símbolos de Paris, a Catedral de Notre Dame, pegou fogo no dia 15 de Abril e deixou o mundo inteiro sem palavras. O telhado do monumento estava passando por uma obra e foi a partir disso que o incêndio se iniciou. Boa parte da igreja foi destruída, mas muitas pessoas, comovidas com a situação, doaram dinheiro para a restauração do local.

>> PERSONALIDADES

São personalidades destacadas do ano:

1 – Greta Thunberg pela positiva.

2 – Donald Trump, Boris Johnson e Jair Bolsonaro pela negativa.

:: ::
Selecção e responsabilidade: José Carlos Mendes.

Bons zappings e até para o ano.

:: ::
«Postal TV», por José Carlos Mendes

Deixar uma resposta