Termo de encerramento

António Gonçalves - Colaborador - Orelha - Capeia Arraiana

:: :: RODA DOS EXPOSTOS :: :: Regresso à Roda dos Expostos de Sortelha. Da transcrição seguinte deduz-se a existência de ilegalidades na década de 1840. Procurei nos arquivos a «circular número oito», abaixo referida, mas ainda não foi possível a sua localização.

1- Arquivo Distrital da Guarda,Fundo Câmara Municipal de Sortelha,  “Livro dos Expostos 1847 – 1850” , CX 001, f. 104.

Capa do «Livro dos Expostos 1847-1850»

«Aos vinte e um dias do mez de Setembro de mil e oitocentos e cincoenta, nesta Villa de Sortelha e Paços do Concelho, por ordem do Presidente da Câmara Municipal da mesma, e em virtude do disposto na circular número oito, expedida pelo Governo Civil d’este Destrito, em vinte deste mesmo mês, foi encerrada a escripturação do prezente livro, athé folhas cincoenta e cinco, e das anteriores dos matriculados Expostos, passando a inscrever-se em seguida n’este mesmo livro, todos os que ficarão existindo em trinta de Junho último; chamando-os a nova nomeação pella ordem cronológica de suas entradas na Roda, como dispõe a citada circular e ficando sem efeito a escripturação d’este livro desde as folhas cincoenta e seis verso athé folhas cento e duas. E para constar se lavrou o presente termo que vai ser assinado pelo respectivo Presidente.

Eu Mendo José de Carvalho Escrivão da Câmara o subrescrevi.
(assinatura do Presidente) Alexandre José Nunes da Cunha
» (1)

É evidente que houve ilegalidades!

Pesquisei e realizei contatos no sentido de localizar a famosa «Circular número oito», expedida pelo Governo Civil de Castelo Branco, em 1850, mas em vão!

Restam-me algumas deduções: Faltava transparência na contabilidade relativa ao funcionamento da Roda dos Expostos…

Sobre o assunto abateu-se um estranho silêncio! Tive a expetativa de que familiares, descendentes das famílias referidas nos artigos publicados sobre assunto, viessem a público com qualquer informação relevante, mas nada.

Porque será que os documentos comprometedores de famílias importantes são difíceis de localizar ou despareceram?

(1) Arquivo Distrital da Guarda,Fundo Câmara Municipal de Sortelha, «Livro dos Expostos 1847 – 1850», CX 001, f. 104.

:: ::
«Memórias de Sortelha», por António Augusto Gonçalves

Deixar uma resposta