Primeira Página (21-12-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

Conservatório de Música de São José: concertos na Guarda e em Malcata

Conservatório de Música de São José: concertos na Guarda e em Malcata

.
Notícia de Abertura

«Concerto de Natal do Conservatório no TMG e Malcata: dias 14 e 15 – Os pequenos instrumentistas e cantores irão protagonizar algumas das mais conhecidas obras musicais alusivas a esta quadra. O Conservatório de Música de São José da Guarda promove no sábado, às 18 horas, um concerto de natal protagonizado pelas suas classes de conjunto instrumentais e vocais. No domingo, os pequenos instrumentistas deslocam-se até à Malcata para outro concerto de Natal, que terá lugar na igreja matriz daquela aldeia do concelho do Sabugal a partir das 17 horas». (In jornal “A Beira”).

:: ::
SÁBADO, DIA 14

Trancoso: exposição de gado na Feira de Santa Luzia (ontem...)

Trancoso: exposição de gado na Feira de Santa Luzia (ontem…)

.
Pela nossa Região…

«Ontem, sexta-feira a secular Feira de Santa Luzia, também conhecida por feira dos capotes ou samarras, coincide com o mercado semanal de Trancoso – Trata-se de uma importante feira de ano da cidade de Bandarra e no passado tinha grande relevância como local de comércio de gado. A atividade foi retomada pela autarquia que dinamiza uma mostra/ exposição de bovinos, ovinos e caprinos das raças autóctones da região no mercado do gado de Trancoso. O certame é organizado pelo município, Junta de Freguesia de Trancoso e Souto Maior, e a cooperativa agrícola Bandarra». (In jornal “O Interior”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «O melhor restaurante da Europa está na Mealhada. Chama-se O Rei dos Leitões e foi distinguido pelo Conselho Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas». (In “TVI 24”).

>> PIOR >> «A gripe já fez triplicar o número de pessoas nos hospitais e centros de saúde. Por isso foi já acionado o plano de contingência de inverno». (In “RTP Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Jovens dizem que é preciso que todos se unam pela justiça climática e um futuro melhor». (In “SIC Notícias”).

>> PIOR >> «A radiação de Chernobyl está a deixar as abelhas esfomeadas e isso é má notícia». (In “Notícias ZAP”).

:: ::
DOMINGO, DIA 15

Direitos Humanos: celebração na Guarda

Direitos Humanos: celebração na Guarda

.
Pela nossa Região…

«Dia Internacional dos Direitos Humanos celebrado na Guarda – O município da Guarda recebe as celebrações do Dia Internacional dos Direitos Humanos e a Sé Catedral recebe o título honorífico “Lugar de Paz, Fé e Cultura”». (In “Local Visão TV”). Ver a reportagem… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Souto Moura ganha Prémio Arquitetura do Douro com Central Hidroelétrica do Tua». (In “Diário de Notícias”). – «Polícia Marítima em missão na ilha de Lesbos apoiou o resgate de 56 migrantes». (In “SIC Notícias”).

>> PIOR >> «Contentor de navio atracado no porto de Setúbal está a verter ácido sulfúrico». (In “Público”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Acordo na COP25 após braço de ferro com o Brasil». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Seis mortos desde o início das manifestações contra lei da nacionalidade na Índia». (In “RTP Notícias”).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 16

Em Vila Nova de Foz Côa, o Museu do Côa com uma exposição especial

Em Vila Nova de Foz Côa, o Museu do Côa com uma exposição especial

.
Pela nossa Região…

«Arte rupestre representada através da luz – Artista espanhola Marcela de Navascués expõe no Museu do Côa». (In “SIC Notícias – Guarda”). Ver a reportagem… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «200 anos do primeiro salto de pára-quedas em Portugal». (In “SIC Notícias”).

>> PIOR >> «Mau tempo provoca inundações urbanas e derrocadas». (In “Observador”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Ex-presidente Omar al-Bashir, do Sudão, condenado a dois anos por corrupção». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Ataque de grupo armado mata 22 pessoas na República Democrática do Congo». (In “Globo”).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 17

Incertezas quanto à localização do «Centro de Exposições Transfronteiriças»

Incertezas quanto à localização do «Centro de Exposições Transfronteiriças»

.
Pela nossa Região…

«Centro de Exposições Transfronteiriço (CET) da Guarda – Forte possibilidade de ficar no Parque Urbano do Rio Diz. Os terrenos foram adquiridos, em 2001, pelo Município por dois milhões de euros, tendo sido assinado um contrato-promessa, «mas não há qualquer escritura». Para resolver esta situação, a autarquia vai ter que recorrer aos tribunais, o que vai fazer com que o Município avance para outra solução». (In jornal “Terras da Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Autoeuropa já produziu 250 mil automóveis em 2019». (In “Observador”).

>> PIOR >> «Olivicultores e lagareiros preocupados com custo do transporte do bagaço de azeitona. Empresas extratoras que transformam o bagaço de azeitona em óleos alimentares deixaram de pagar o transporte». (In “SIC Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Torturador que dava aulas na Sorbonne volta à Argentina para ser julgado. Mario Sandoval vai responder pelo sequestro e desparecimento de estudante em 1976». (In “Folha de São Paulo”).

>> PIOR >> «Mais protestos em França e guerra nos transportes». (In “Euronews”).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 18

“Côa Summer Fest” nomeado para melhor festival ibérico

“Côa Summer Fest” nomeado para melhor festival ibérico

.
Pela nossa Região…

«“Côa Summer Fest” nomeado para melhor festival ibérico – O “Côa Summer Fest” está nomeado para os Iberian Festival Awards, que distinguem anualmente os melhores festivais de música portugueses e espanhóis. O evento que se realiza no Verão em Foz Côa, que já esteve nomeado em 2016 para melhor festival de pequena dimensão, volta este ano à competição na mesma categoria e também nas de melhor programa cultural, melhor fotografia e melhor performance. Um motivo de enorme orgulho, diz Rui Pedro Pimenta, da organização. A votação para escolher os vencedores decorre até 7 de Janeiro». (In “Rádio Altitude”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Tribunal de Contas – PPP de Vila Franca de Xira / Hospital poupou 30 milhões ao Estado Em termos de custos operacionais por doente padrão, o Hospital de Vila Franca de Xira apenas foi ultrapassado pelo Hospital de Braga, que também era uma PPP». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Portugal vai poder pescar menos bacalhau, tamboril, lagostim e pescada». (In “SIC Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «No Reino Unido Boris Johnson quer concluir separação da UE até final de 2020». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Irlanda do Norte, a outra bomba-relógio do Reino Unido». (In “Diário de Notícias”). – Morreu em acidente na estrada o cantor espanhol Patxi Andion que nos acompanhou a vida toda. Em homenagem, vamos ouvi-lo… (Aqui.)

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 19

 Manteigas: Ribeiro da Vila requalificado

Manteigas: Ribeiro da Vila requalificado

.
Pela nossa Região…

«Ribeiro da Vila foi requalificado em Manteigas – A Câmara Municipal de Manteigas anunciou que concluiu as obras de requalificação do Ribeiro da Vila para “Plataforma Trilhos Verdes”. Segundo a autarquia, a empreitada municipal “veio garantir percursos mais seguros e confortáveis e, ao mesmo tempo, oferecer ao ribeiro uma nova beleza, conferida pela iluminação cénica e decorativa, mas também pelos materiais escolhidos para o gradeamento, numa mescla feliz de madeira e aço ‘corten’”. O percurso requalificado permite ligar, de forma pedestre, as principais ruas do núcleo antigo de Manteigas, “de uma forma expedita, segura e transversal, e encaminhar os pedestrianistas para o início de seis trilhos verdes de Manteigas”». (In “Jornal do Fundão”).

Por Portugal…

>> MELHOR >>

>> PIOR >>

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Papa Francisco abole segredo pontifício para casos de pedofilia». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Polícia italiana detém cerca de 300 pessoas por ligações à Máfia». (In “Notícias ao MInuto”).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 20

Guarda precisa de mais uma Equipa de Intervenção Permanente

Guarda precisa de mais uma Equipa de Intervenção Permanente

.
Pela nossa Região…

«Bombeiros Voluntários da Guarda reiteram a necessidade de ter mais uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) – O Comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda reitera que uma Equipa de Intervenção Permanente é insuficiente para esta cooperação, uma vez que a área operacional abrange mais de 90% do território concelho da Guarda. Paulo Sequeira lembra que esta EIP, trabalha em horário laboral durante 8 horas e que o restante horário é assegurado por voluntários que no horário noturno pernoitam no quartel dos Bombeiros da Guarda. O comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda, lembra que uma segunda Equipa de Intervenção Permanente iria reforçar a disponibilidade do socorro da população da quase totalidade do concelho da Guarda». (In “Rádio F”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Normalizadas ligações fluviais entre Lisboa e a margem sul do Tejo». (In SIC Notícias)

>> PIOR >> «Depressão «Elsa» já fez muitos estragos e vai continuar». (In toda a comunicação social nacional).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «20 anos depois a China exibe sucesso de Macau». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «No Reino Unido Johnson muda lei do “Brexit” para que o Parlamento não tenha palavra a dizer sobre relação com a UE». (In “Google News”).

14 de Dezembro de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta