Primeira Página (14-12-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

 Cataratas de Vitória reduzidas a um fio de água

Cataratas de Vitória reduzidas a um fio de água

.
Notícia de Abertura

«As famosas Cataras de Vitória, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabué, estão reduzidas a um fio de água – Aquela que já é considerada a maior seca do século é mais um alerta sobre os riscos do aquecimento global. urante décadas, as Cataratas de Vitória, Património Mundial da Unesco, atraíram milhões de visitantes, graças ao cenário espetacular em que se pode ver uma queda de água com mais de 100 metros». (In “Jornal de Notícias”).

:: ::
SÁBADO, DIA 7

Beira Interior: Nova Rota dos Vinhos - iniciativa da Comissão Vitivinícola

Beira Interior: Nova Rota dos Vinhos – iniciativa da Comissão Vitivinícola

.
Pela nossa Região…

«A Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior está a desenvolver uma nova “Rota dos Vinhos” – A Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior já está a pensar na nova rota dos Vinhos e pretende adoptar um modelo que permita aos enoturistas visitarem não só as adegas da região como também passarem pelas aldeias históricas e restaurantes. A ideia passa por potenciar o património, refere Rodolfo Queirós, presidente da CVRBI. Rodolfo Queirós sublinha que a envolvência dos municípios vai ser muito importante na criação da Rota dos Vinhos. O presidente da CVRBI acrescenta que também pretende reunir com os empresários da restauração». (In “Rádio F”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Urgência renovada do São José com mais salas de espera e entrada distinta para macas». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «Duas ilhas dos Açores abaladas por dois sismos». (In “SIC Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Dalai Lama mostra-se solidário com participantes na Marcha pelo Clima de Madrid». (In “Correio da Manhã”).

>> PIOR >> «Trump atende a pedido do México e adia declarar cartéis de tráfico como terroristas». (In “Globo”).

:: ::
DOMINGO, DIA 8

Manteigas lidera rating da qualidade de vida

Manteigas lidera rating da qualidade de vida

.
Pela nossa Região…

«Manteigas lidera rating da qualidade de vida – O município de Manteigas lidera, juntamente com Castelo de Vide, o rating dos municípios com maior qualidade de vida em Portugal, segundo dados da Marktest. O grupo especializado em estudos de mercado revela que, numa escala de 1 a 20, a vila serrana alcançou a pontuação total de 15,5 pontos – o mesmo valor conseguido por Castelo de Vide. A qualidade de vida é um rating composto por 15 indicadores, sendo cada um «classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país», segundo a Marktest. Nas restantes posições da tabela estão o Corvo (Açores), Marvão, no terceiro e quarto lugares, respetivamente, seguidos de Alter do Chão e Porto Moniz (na Madeira), na quinta e sexta posição». (In jornal “O Interior”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «EN125 no Algarve é conhecida como estrada da Morte. Protestos contra oito anos de portagens na Via do Infante». (In “Correio da Manhã).

>> PIOR >> «Corrupção. Denunciantes estão desprotegidos e são perseguidos». (In “Diário de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Reino Unido – Arqueólogos partem ovos com 1.700 anos mas recuperam um intacto». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Incêndios na Austrália com Camberra envolta em fumo» e «Coreia do Norte anuncia novo teste nuclear». (In “Euronews”).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 9

Sabugal: maior presépio natural de Portugal

Sabugal tem o maior presépio natural de Portugal

.
Pela nossa Região…

«O maior presépio natural de Portugal abriu esta sexta-feira no Sabugal – A recriação de cenas bíblicas ocupa cerca de 1.100 metros quadrados e foi montada com recurso a materiais recolhidos na Natureza – como troncos de castanheiros, heras e musgos, entre outros. A chegada dos reis magos à cidade de Belém, a gruta do nascimento de Jesus, cenas do quotidiano, artes e ofícios da época, são alguns dos cenários construídos a uma escala em que os visitantes se sentem como parte integrante do mesmo. Até 12 de janeiro, o evento “Sabugal Presépio” será também palco de um “Mercadinho de Natal” e da exposição “Natal em Beleza, Preserva a Natureza”, uma mostra de trabalhos realizados pela comunidade escolar e IPSS do concelho patente na Rua 5 de Outubro». (In jornal “O Interior”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «A Iberdrola vai pagar mais um milhão e 400 mil euros de indemnização às famílias afetadas pela construção da barragem de Daivões». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «Amianto nas escolas motiva queixa da Fenprof nos tribunais e em Bruxelas». (In “SIC Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Copenhaga luta por recorde na neutralidade de emissões poluentes». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Erupção vulcânica do White Island, na nova Zelândia, apanha turistas desprevenidos.». (In “Jornal de Notícias”).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 10

Guarda: reabriu o Mercado Municipal

Reabriu na Guarda o Mercado Municipal

.
Pela nossa Região…

«A Câmara Municipal da Guarda informa que o Mercado Municipal reabre na próxima quarta-feira (11 Dezembro 2019) – O autarca da Guarda, Carlos Monteiro, adiantou que está a ser feito tudo, por parte da autarquia, para que seja garantida a limpeza do espaço, a reparação dos danos causados pelo incêndio, do passado dia 29 de Novembro, e o reinício da actividade de todos os comerciantes, mesmo os mais afectados». (In “Rádio Caria”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Alunos de Medicina de Lisboa fazem rastreios no interior do país. Ações de voluntariado no Alentejo». (In “SIC Notícias”). e «Quatro universidades portuguesas entre as 100 melhores do mundo em Gestão». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Turismo faz subir custo de vida dos portugueses». (In “Jornal de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Eixo franco-alemão faz pressão pela paz na Ucrânia. Cessar-fogo prometido até ao fim do ano». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Homem abriu fogo em hospital da República Checa e fez seis mortos». (In “Agência Lusa”).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 11

Reposição das SCUTS na A23 e na A25

Reposição das SCUTS na A23 e na A25

.
Pela nossa Região…

«Plataforma pela reposição das Scuts na A23 e A25 pede abolição das portagens para residentes – A Plataforma pela Reposição das Scut na A23 e A25 apresentou uma proposta em que pede a abolição das portagens para residentes e um desconto de 50% para as restantes pessoas, já em 2020. “Nós somos pela abolição mas admitimos que essa abolição seja feita de forma faseada, quantificada e com um calendário muito bem definido. Para 2020, entendemos que era importante formalizar algo de mais concreto”, disse Luís Garra, da União de Sindicatos de Castelo Branco. A proposta, que foi apresentada em conferência de imprensa na Covilhã, será agora remetida para o Governo com o objectivo de que a primeira parte já seja contemplada no Orçamento do Estado para 2020». (In jornal “A Guarda”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Caretos de Podence já são Património Imaterial da Humanidade Juntam-se ao Fado, ao Cante Alentejano, à Dieta Mediterrânica, à Falcoaria e aos “Bonecos de Estremoz”, que já obtiveram esta classificação da UNESCO». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Acusação pede 125 mil euros e cadeia a quem vandalizou gravuras do Côa». (In “Jornal do Fundão”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Morna cabo-verdiana é oficialmente Património Imaterial da Humanidade». (In “RTP Notícias”).
Vamos então ouvir Cesária Évora a rainha da morna… (Aqui.)

>> PIOR >> «Lucros de agricultores alemães em queda». (In “Euronewws”).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 12

Guarda investe 10 milhões em água e saneamento

Guarda investe 10 milhões em água e saneamento

.
Pela nossa Região…

«No concelho da Guarda, estão a ser investidos cerca de 10 milhões de euros nas redes de água e saneamento – O investimento tem sido feito ao longo dos últimos 6 anos e são da responsabilidade das Águas do Vale do Tejo e do Município da Guarda, que permitiu intervenções em 50 aldeias do concelho, como referiu à Rádio F, Sérgio Costa, Vice-Presidente da Câmara da Guarda. Até ao final do ano, diz Sérgio Costa, devem ficar concluídas algumas intervenções em redes de abastecimento de agua e saneamento, em mais 20 aglomerados populacionais, num investimento do Município da Guarda de cerca de meio milhão de euros». (In “Rádio F”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Douro brilha entre os melhores destinos do mundo para 2020». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Hospital novo encerrado em Miranda do Corvo há quase 1 ano». (In “RTP Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Trump garanteque acordo comercial com China está “muito próximo”». (In “Correio da Manhã”). e «ONU Guterres antecipa que economia verde possa gerar 65 milhões de empregos». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Ex-chefe do combate ao narcotráfico dos EUA detido por tráfico de cocaína». (In “Euronews”).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 13

Idanha. Corrida de São Silvestre é jáno sábado

Idanha. Corrida de São Silvestre é já no sábado

.
Pela nossa Região…

«Corrida de São Silvestre na Idanha é já no sábado – Está agendada para o próximo dia 14 de Dezembro a sexta edição da corrida de São Silvestre em Idanha-a-Nova. A prova é organizada pelo clube união Idanhense em parceria com a câmara municipal e com a união de freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes. A prova vai ser apadrinhada pelo atleta internacional Português Alberto Chaiça». (In “Rádio Cova da Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Incêndios: Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra preparam sistema de videovigilância». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «ARS de Lisboa e Vale do Tejo confirma falta de vacinas contra a gripe». (In “Diário de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Presidente Bolsonaro deve ser responsabilizado pela perda de floresta». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Explosão em prédio na Alemanha faz 25 feridos. Incidente ocorreu na manhã desta sexta-feira». (In “Correio da Manhã”).

14 de Dezembro de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta