Maior presépio natural no Sabugal

Local Visão Tv - © Capeia Arraiana (orelha)

O largo central do Sabugal está transformado num grande Presépio de Natural que pode ser visitado até ao dia 12 de Janeiro. A recreação natalícia foi inaugurada no dia 6 de Dezembro e inclui uma pista de gelo ecológica, um Mercado de Natal, apresentações de peças de teatro e concertos, animação infantil no «Bosque dos Elfos», animação de rua, showcookings, exposições e ruas iluminadas. A recriação do Presépio de Belém, que ocupa cerca 1.100 m², no Largo da Fonte, no Sabugal, promete atrair grande número de visitantes. A iniciativa agrega diversas cenas bíblicas relacionadas com a Natividade, desde a gruta de Belém onde nasceu Jesus, à chegada dos Reis Magos, entre outros cenários, e é construída numa escala em que os visitantes se sentem parte integrante do mesmo. As ruas do Sabugal estão adornadas com decorações naturais natalícias que foram feitas a partir de materiais recolhidos na natureza.

LocalVisãoTv - © Capeia Arraiana

ca2013_localvisaotv_550x15

A recriação do Presépio de Belém, que ocupa cerca 1.100 m², no Largo da Fonte, no Sabugal, promete atrair grande número de visitantes. A iniciativa agrega diversas cenas bíblicas relacionadas com a Natividade, desde a gruta de Belém onde nasceu Jesus, à chegada dos Reis Magos, entre outros cenários, e é construída numa escala em que os visitantes se sentem parte integrante do mesmo.

Outro dos espaços decorado a preceito para esta época natalícia é a Rua 5 de Outubro, onde é possível apreciar uma exposição de presépios feitos a partir de paletes de madeira, uma mostra de trabalhos realizados por Escolas e IPSS’s do concelho, intitulada «Natal em Beleza, Preserva a Natureza».

No dia 15, Domingo, o Rancho Folclórico do Sabugal e a Sociedade Filarmónica Bendadense vão actuar no «Sabugal Presépio».

O concerto com a Orquestra de Foles – Associação de Gaita de Foles e a obra «Se Acabasse o Natal…», pelo grupo de Teatro Anel de Pedra, são algumas das propostas para o dia 21 de Dezembro.
O 9º Passeio de Natal – BTT/Trail do Club Terras do Côa, a magia com «Zé Mágico» e o showcooking com Pedro Jorge, são as actividades programados para o dia 22 de Dezembro.

No dia 24 de Dezembro acende-se a fogueira de Natal, organizada pela União de Freguesias de Sabugal e Aldeia de Santo António. Para o dia 25 está programado o concerto com «The Undercovers».

Para os últimos dias de 2019 estão programadas outras actividades como passeios com burros (27 e 29 de Dezembro), showcooking com «Tia Cátia» e Grupo de cavaquinhos da Bendada (dia 28) e magia com «Zé Mágico» e um concerto com o Grupo Mozart (dia 29).

A passagem de ano será, na Rua 5 de Outubro, com as actuações do grupo «Prós & Contras», DJ Francisco Cunha, DJ Kendown e DJ Stay, sem esquecer o espectáculo de fogo-de-artifício.

Em Janeiro de 2020 a animação continua com o Rancho de Sortelha (dia 4), «Banda às Riscas» e demonstração de Judo (dia 5) e o Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu (dia 11).

As actividades terminam, no dia 12 de Janeiro, com um concerto da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte.

Durante a iniciativa, as ruas do Sabugal estarão adornadas com decorações naturais natalícias, que foram feitas a partir de materiais recolhidos na natureza.

jcl (com agência Lusa)

Deixar uma resposta