Primeira Página (7-12-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

 Guarda - Cardiologia: consultas só ao fim de 5 anos!!!!

Consultas de Cardiologia na Guarda só ao fim de 5 anos!!!!

.
Notícia de Abertura

>> Uma péssima notícia, por sinal! << «Doentes da Guarda esperam cinco anos por uma consulta considerada normal em Cardiologia – O serviço de Cardiologia da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda tem o maior tempo de espera do país para consultas de prioridade “normal”, indicam os dados do Serviços Nacional de Saúde. De acordo com as médias apuradas entre Janeiro e Setembro, é preciso esperar 1814 dias (5 anos) para se ter uma consulta em Cardiologia no hospital da Guarda. Nestes casos, a resposta da instituição não deve ultrapassar os 150 dias. Esta valência não cumpre também os tempos médios de espera para casos considerados Muito Prioritários, uma vez que é necessário esperar 41 dias, quando o que está definido é que a resposta tem de ser dada em 30 dias». (In jornal “Terras da Beira”).

:: ::
SÁBADO, DIA 30

IPG: formação de bombeiros em Protecção Civil

IPG: formação de bombeiros em Protecção Civil

.
Pela nossa Região…

«O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai formar bombeiros em “Média e Proteção Civil”, uma parceria com a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) devido à necessidade de prevenção e socorro de forma rápida e eficaz – “Portugal é o país mediterrânico mais devastado pelos incêndios e são precisos profissionais capazes de responder aos fogos de forma rápida e eficaz, o que leva o IPG a lançar uma pós-graduação inédita”, salienta um comunicado enviado à agência Lusa. Em média, segundo a nota, ardem todos os anos quase 140 mil hectares em mais de 22 mil incêndios, “o dobro do número de fogos dos outros países do Mediterrâneo”. A Pós-Graduação em “Média e Proteção Civil”, certificada pelo IPG e pela ENB, terá a duração de dois semestres e está prevista que arranque no início de 2020». (In “Agência Lusa” e “RTP Notícias”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Saúde em Portugal – Esperança de vida maior do que na UE». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Situação de seca extrema e severa leva vários membros do Governo ao Algarve. Agricultura consome 60% da água da região. Efeitos devastadores da seca no Algarve». (In “SIC Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Incubadora de empresas holandesas ajuda a criar plástico sustentável». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Ataque Grupo terrorista Estado Islâmico reivindica atentado de Londres». (In “Jornal de Notícias”).

:: ::
DOMINGO, DIA 1

Belmonte vai ter Consulado do Brasil

Belmonte vai ter Consulado do Brasil

.
Pela nossa Região…

«Belmonte diz que consulado do Brasil está confirmado – A Câmara de Belmonte anunciou hoje que vai ter um consulado do Brasil, uma decisão que já foi confirmada ao município pelas autoridades brasileiras e que o presidente da autarquia reputa de “muito importante”. “A confirmação veio do próprio ministro das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo, após uma reunião com o deputado federal Josias da Vitória, que tinha apresentado oficialmente o pedido, após uma visita a Portugal”, informa a autarquia. Nesta decisão “pesou a ligação histórica e cultural de Belmonte com o Brasil, por via de Pedro Álvares Cabral”, o navegador português que nasceu em Belmonte e que foi o descobridor do Brasil». (In “Jornal do Fundão”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Banco Alimentar recolhe mais de mil toneladas em campanha». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Centrais a carvão de Sines e Pego são as principais instalações emissoras de CO2». (In “RTP Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Pradarias do Mediterrâneo ajudam a combater alterações climáticas». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Avião da Cameroon Airlines atacado perto do aeroporto de Bamenda, na África Central. Ainda não se sabe quem disparou contra a aeronave». (In “Correio da Manhã”).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 2

Guarda: a Cidade já está iluminada para o Natal! (Foto: C.M. Guarda)

Cidade da Guarda já está iluminada para o Natal! (Foto: C.M. Guarda)

.
Pela nossa Região…

«Guarda acende luzes de Natal – O município da Guarda acende as luzes de natal no dia da cidade». (In “LocalVisão TV”). Veja as belas imagens nesta pequeníssima reportagem… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Dívida pública recua em outubro. Cai para 121,1% do PIB no 3.º trimestre». (In “Economia ao Minuto”).

>> PIOR >> «Em 4 anos morreram 126 pessoas, vítimas da exposição ao amianto Em Portugal ainda há 3406 edifícios públicos com amianto, incluindo escolas e hospitais». (In “SIC Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Cimeira do clima começa hoje em Madrid com 50 líderes mundiais». (In “Notícias ao Minuto”). Que ambição tem o mundo para travar as alterações climáticas? Madrid vai mostrá-lo». (In “Público”). «Cimeira do Clima. Países vão tentar parar o tempo e evitar o pior». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Protestos voltaram às ruas de Hong Kong MUNDO Protestos voltaram às ruas de Hong Kong». (In “Euronews”).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 3

Caria celebrou a Santa Bebiana, padroeira das mulheres bêbadas - Uma tradição muito especial...

Caria celebrou a Santa Bebiana, padroeira das mulheres bêbadas. Uma tradição muito especial…

.
Pela nossa Região…

>> Caria celebrou Santa Bebiana << «Este domingo, às 21:00h, pelas ruas de Caria, freguesia do concelho de Belmonte, realizou-se o “Chamamento das Irmãs Bêbadas”. O ponto de encontro é a Casa da Torre e os promotores desafiam todos a levar um chocalho. Assim começa o programa da celebração de Santa Bebiana, que continua amanhã. Santa Bebiana, conhecida como a padroeira de todos os que apreciam o “néctar dos Deuses”. Em Caria (Belmonte) a tradição cumpriu com a procissão de Santa Bebiana, esta segunda-feira, a partir das 21:00h. Deram-se vivas à santa para que “abençoe” as vinhas e o vinho da vila. “Casa-se” o São Martinho com a Santa Bebiana numa festa pagã que homenageia as “irmãs” que gostam do vinho, numa das tradições mais antigas do concelho. Hoje e amanhã, está prometida muita folia na freguesia, que nos últimos anos tem contado com a visita de muitos forasteiros. O evento começou este domingo, pelas 21:00h, com o “Chamamento das Irmãs Bêbadas” e terminou na segunda com o baile abrilhantado por Virgílio Faleiro». (In “Rádio Cova da Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Comissão Europeia apresenta lei para tornar transição climática irreversível». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «Portugal condenado a pagar 15 mil euros a ex-preso por “tratamento desumano e degradante”». (In “Diário de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Cientistas de todo o mundo vão reunir-se em Faro para elaborar relatório sobre alterações climáticas Especialistas vão entregar conclusões aos respetivos governos». (In “SIC Notícias”).

>> PIOR >> «Começa no Nepal festival em que milhares de animais são sacrificados. Matança do Festival Gadhimai atrai devotos da deusa hindu do poder. Ativistas de defesa dos animais querem que fiéis deixem tradição de lado». (In “Globo”).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 4

“IX Jornadas de Enoturismo” - na Guarda, esta semana

“IX Jornadas de Enoturismo” na Guarda, esta semana

.
Pela nossa Região…

«Decorrem esta semana na Guarda as “IX Jornadas de Enoturismo”, numa organização da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior – A iniciativa vai decorrer no Teatro Municipal da Guarda – agendadas várias visitas a adegas da região – vários parceiros, nomeadamente as comissões vitivinícolas da Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo. Um dos objetivos destas jornadas é fazer uma reflexão sobre o Enoturismo na região centro e inaugurar a loja da Comissão Vitivinícola da Beira Interior». (In “Rádio Altitude”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Insolvências crescem globalmente mas descem em Portugal». (In “Notícias ZAP”).

>> PIOR >> «Setor têxtil vai fechar 2.000 empresas e cortar 28 mil postos de trabalho». (In “SIC Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Relatório sobre Trump concluiu que o presidente colocou “interesses pessoais” acima dos do país». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Na Cimeira do Clima, em Madrid: A Organização Mundial de Meteorologia, das Nações Unidas, alertou que a temperatura na década atual pode atingir um novo recorde frisando que o aquecimento global está a ficar mais elevado». (In “SIC Notícias”). Veja o vídeo… (Aqui.)

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 5

31 de Dezembro: Corrida de S. Silvestre em Pinhel

31 de Dezembro: Corrida de S. Silvestre em Pinhel

.
Pela nossa Região…

«Inscrições Abertas para a Corrida de São Silvestre em Pinhel – No último dia do ano, a tradição vai cumprir-se em Pinhel, com a realização da Corrida São Silvestre Pinhel – Cidade do Vinho 2020. A iniciativa é organizada pelo Município de Pinhel, com o apoio da Associação de Atletismo da Guarda, e terá início às 10 horas. De referir que as inscrições já estão em curso, podendo ser efetuadas online, até o dia 27 de dezembro». (In jornal “A Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa bate recorde de nascimentos num só dia». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Moradores dizem que prédio que sofreu derrocada parcial em Lisboa não era seguro». (In “RTP Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Peritos dizem que Trump cometeu atos passíveis de destituição». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Na Indonésia homem desmaia ao ser açoitado por fazer sexo antes do casamento». (In jornal “Globo”).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 6

Tecnologias de informação: como usá-las? Curso no Sabugal...

Tecnologias de informação: como usá-las? Curso no Sabugal

.
Pela nossa Região…

>> Para memória futura…<< «Formação para cidadãos sobre o uso inteligente das tecnologias de informação – No âmbito do projeto ‘Comunidade Rural Digital’, o Município do Sabugal vai realizar uma ação de formação para cidadãos do concelho do Sabugal sobre o uso inteligente das tecnologias da informação. Ação de Formação: Utilização de Plataformas Eletrónicas da Administração Pública Datas: 9, 10 e 11 de dezembro de 2019». (In “site” da CM Sabugal).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Aeroporto da Madeira começa a normalizar. 33 voos programados para hoje». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Alerta Direcção-Geral de Saúde – Cigarros eletrónicos podem causar doença pulmonar grave». (In “Diário de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Tusk: Brexit é um dos erros mais espetaculares na história da UE». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «Seicheles: o paraíso ameaçado pelo aquecimento global». (In “Euronews”).

7 de Dezembro de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta