Primeira Página (23-11-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

Almeida candidata-se a Património Mundial da UNESCO

Almeida candidata-se a Património Mundial da UNESCO

.
Notícia de Abertura

«Almeida entre as Fortalezas Abaluartadas da Raia candidatas a Património Mundial da UNESCO em Dezembro – Os municípios de Almeida, Marvão, Valença e Elvas vão entregar em dezembro a candidatura conjunta das Fortalezas Abaluartadas da Raia a Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O anúncio foi feito esta quinta-feira por António José Machado, presidente da Câmara de Almeida, à margem do IV Encontro de Conjuntos Históricos de Castela e Leão, que decorreu em Ciudad Rodrigo (Espanha). “A última reunião que tivemos com o presidente da UNESCO em Portugal foi nesse sentido, de que iríamos apresentar a candidatura em meados dezembro. O documento inclui a justificação do valor e o plano de gestão do bem”, adiantou o edil raiano». (In jornal “O Interior”).

:: ::
SÁBADO, DIA 16

Em Pinhel: Exposição e certame “Beira Interior - Vinhos e Sabores”

Em Pinhel: Exposição e certame «Beira Interior – Vinhos e Sabores»

.
Pela nossa Região…

«Em Pinhel: 5.ª edição do “Beira Interior Vinhos e Sabores” – A edição deste ano conta com 60 expositores e uma área de exposição de mais de 4 mil metros quadrados. O certame decorre durante o fim de semana em Pinhel e a área de exposição coberta aumentou. Esta edição da feira decorre em dois pavilhões onde é possível encontrar expositores de vinhos e produtos endógenos, mas também uma área de Restauração. Já o outro pavilhão, fica reservado à Gala dos prémios “Vinduero, Vindouro”, como referiu o autarca de Pinhel, Rui Ventura. O certame é inaugurado hoje às 21 horas, mas já durante a tarde há um período só para profissionais. A ideia é criar oportunidades de negócio com vários distribuidores e importadores, nacionais e estrageiros, que já confirmaram a presença, refere o Presidente da Câmara de Pinhel. O certame tem um custo de 80 mil euros para o município de Pinhel, trata-se de um investimento para o concelho, diz o autarca». (In “Rádio F”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Número de filhos por mulher em Portugal regista o maior aumento desde 2005». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Quase 3 mil crianças vítimas de abuso sexual nos últimos três ano». (In “Agência Lusa”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Franceses são quem mais está a investir na compra de imóveis em Portugal». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Confrontos na Bolívia fazem 5 mortos». «A maré voltou a subir em Veneza». (In “Euronews”).

:: ::
DOMINGO, DIA 17

Mirtilo: produto endógeno da Guarda

Mirtilo: produto endógeno da Guarda

.
Pela nossa Região…

«Mirtilo no arranque do Centro de Valorização de Produtos Endógenos na Guarda – Será a fileira do mirtilo a dar o pontapé de saída no futuro Centro de Valorização de Produtos Endógenos, projecto que a Câmara da Guarda pretende implementar a médio prazo. O anúncio foi feito esta Segunda-feira pelo presidente do município, Carlos Chaves Monteiro, durante a conferência de imprensa de apresentação do 9.º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo, a ter lugar nos próximos dias 22 e 23 na Guarda, para o qual são esperados cerca de 300 produtores de todo o país». (In jornal “Terras da Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Diretora do Programa Nacional defende proibição de fumar nos carros com crianças». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «Em Ferreira do Zêzere professora primária agredia alunos à chapada e com livros». (In “Correio da Manhã”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «EUA e Coreia do Sul adiam manobras militares aéreas. As manobras militares conjuntas estavam planeadas para dezembro. O adiamento tem o objetivo de apoiar o diálogo com a Coreia do Norte sobre desnuclearização». (In “Globo”).

>> PIOR >> «As ruas que dão acesso ao palácio de Buckingham estiveram fechadas e a polícia não largou um minuto o local até ter a certeza que Isabel II não corria riscos». (In “Flash”). «Irão corta acesso à Net após protestos e confrontos nas ruas de Teerão». (In “Jornal de Notícias”).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 18

Cró / Sabugal: termas cada vez mais frequentadas

Termas do Cró / Sabugal cada vez mais frequentadas

.
Pela nossa Região…

«Turismo termal regista este ano forte crescimento na região – Os números mostram que o termalismo em Portugal cresceu este ano, tanto ao nível dos frequentadores das estâncias termais como em volume de negócios particularmente na região Centro do país. O chamado termalismo do bem-estar tem aumentado, mas o grande crescimento em 2019 regista-se na área terapêutica, que estava praticamente em estagnação. No distrito, dois dos complexos termais de referência situam-se em Longroiva (no concelho da Meda) e no Cró (concelho do Sabugal). Cristina Mota, directora dessas termas (que são geridas pelo mesmo grupo) confirma a tendência de crescimento registada este ano». (In “Rádio Altitude”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Hospital de Santa Marta já colocou “corações artificiais” em 15 crianças». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Cinco mortos num só dia nas estradas portuguesas». (In “Correio da Manhã”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Brasil está a desenvolver vacina contra a dengue que vai beneficiar Angola». (In “SIC Notícias”).

>> PIOR >> «Associação Industrial de Angola defende corte de 30% nos salários». (In “Economia ao Minuto”). «Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 “Hiroshimas”». (In “Notícias ao Minuto”).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 19

Famalicão da Serra: festival com castanhas e jeropiga

Famalicão da Serra: festival com castanhas e jeropiga

.
Pela nossa Região…

«Castanhas e jeropiga animam o último festival de cultura popular do ano na Guarda – A degustação é feita na aldeia de Famalicão da Serra onde até os castanheiros satisfazem o interesse coletivo pela arte.». (In “SIC Notícias”). Veja a reportagem… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Edgar Morin destaca Portugal como país extraordinário e rico em cultura». (In “Notícias ao Minuto”). «Portugal e Espanha bem posicionados para metas de descarbonização em 2020». (In “SIC Notícias”).

>> PIOR >> «Morreu de AVC José Mário Branco, um dos nomes maiores da canção portuguesa». (In “Público”). Vamos recordá-lo no seu melhor…

Lá por fora…

>> MELHOR >> «ONU diz que assentamentos de Israel continuam ilegítimos». (In “Globo G1”).

>> PIOR >> «Polícia de Hong Kong invade campus da Universidade Politécnica». (In “Jornal de Notícias”). «Pequenos grupos de coletes amarelos em escaramuças em Paris com 20 detidos». (In “Diário de Notícias”).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 20

Falcoaria e miradouro sobre o Côa em Pinhel / 2020

Falcoaria e miradouro sobre o Côa em Pinhel / 2020

.
Pela nossa Região…

«Pinhel constrói falcoaria e instala miradouros sobre o Côa – Projeto “Ver e Sentir o Falcão” vai avançar em 2020 e consiste na disponibilização de um percurso de onze quilómetros de caminhos junto ao rio para promover o turismo de natureza. Criar um percurso com cerca de onze quilómetros entre Pinhel e Cidadelhe ao longo do Côa que, futuramente, incluirá um miradouro no Bogalhal Velho, outro antes de Cidadelhe e um último já nesta aldeia». (In jornal “O Interior”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Três secretarias de Estado ficam fora de Lisboa – Guarda (Acção Social), Castelo Branco (Conservação da Natureza, Florestas e Ordenamento do Território) e Bragança (Valorização do Interior)». (In “Público”).

>> PIOR >> «Barragens a sul do Tejo com mínimos históricos». (In “Correio da Manhã”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Embaixador dos EUA na UE confirma que pressionou Ucrânia por ordem de Trump». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Protestos no Irão preocupam profundamente ONU». (In “Euronews”). «Nenhum país da UE está no bom caminho para atingir metas de desenvolvimento sustentável». «Portugal está em 15.º». (In “Jornal de Notícias”).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 21

Dia da Unidadade da GNR / CT Guarda este ano é no Sabugal a e 1 de Dezembro

Dia da Unidadade da GNR / Comando Territorial da Guarda este ano é no Sabugal a 1 de Dezembro

.
Pela nossa Região…

«Dia da Unidade da GNR, Comando Territorial da Guarda no dia 1 de Dezembro no Sabugal – No dia 1 de dezembro, domingo, o Sabugal vai acolher as comemorações do Dia da Unidade do Comando Territorial da Guarda da GNR, estando a cerimónia militar marcada para as 14h30, no Largo da Fonte/Largo 25 de Abril. Do programa deste 11.º aniversário, de realçar também a exposição da História da GNR, na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, de 26 de novembro a 8 de dezembro. Ainda no âmbito das comemorações, o Grupo de Teatro Anel de Pedra apresenta a peça ‘Trilho das Alpergatas’, no dia 26 de novembro, pelas 20h30, no Auditório Municipal, à qual se segue a Tertúlia ‘Duas Guardas, um Território’, às 21h30. Destaque ainda para a atuação do Quarteto de Cordas da Banda da GNR, no dia 30 de novembro, pelas 21 horas, no Auditório Municipal». Tudo com entrada livre. (In site da C.M. Sabugal).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, fecha para obras a partir das 23:30 horas de Janeiro até Junho». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Cancro do pâncreas mata mais de 1500 pessoas por ano em Portugal». (In SIC Notícias).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Viktor Orbán da Hungria pede a Putin para normalizar relações com a NATO». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Se a situação em Hong Kong se descontrolar a China agirá». (In “Agência Lusa”).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 22

No Distrito da Guarda, 4.200 idosos vivem sozinhos!

No Distrito da Guarda vivem sozinhos 4.200 idosos

.
Pela nossa Região…

«Guarda é o segundo distrito com mais idosos em condição de risco – Há quase 4200 idosos a viverem sozinhos ou isolados no distrito da Guarda e apenas na aérea de actuação da GNR faltando por isso as zonas urbanas da Guarda e de Gouveia que pertencem à PSP. Esta realidade faz do distrito o segundo no país com mais pessoas em condição de risco. Sabugal, Almeida e Trancoso são os concelhos com maior número de casos». (In “Rádio Altitude”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Produtores privados podem candidatar-se a ajudas à armazenagem de azeite». (In “Jornal do Fundão”). «Governo está a avaliar construção de barragem no Ocreza para regularizar o Tejo». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «Movimento Zero capturou o protesto dos sindicatos de polícias. Os sindicatos da PSP e da GNR foram quase apagados. Dominou o Movimento Zero. André Ventura foi o único a discursar». (In “Diário de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Promotora argentina pede prisão de bispo acusado de abuso sexual». (In site “«Terra.br»”).

>> PIOR >> «Incêndios florestais colocam Austrália sob alerta». (In “Euronews”).

23 de Novembro de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta