• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Contraponto • Opinião  /  Medidas de dinamização do interior
Paulo Leitão Batista - Contraponto - © Capeia Arraiana (orelha)
19 Novembro 2019

Medidas de dinamização do interior

Por leitaobatista
leitaobatista
Contraponto, Opinião berta nunes, despovoamento, emigrantes, interior, paulo leitão batista 2 Comentários

O governo anunciou que vai apresentar novas medidas de apoio aos emigrantes e de combate ao despovoamento do interior, assentes numa política que direcciona investimentos e promove os produtos originários do interior.

Berta Nunes – Secretária de Estado das Comunidades

A garantia foi dada pela Secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes, que apontou o 4º Encontro de Investidores da Diáspora, que decorrerá em Viseu entre 12 e 14 de Dezembro, como o momento para a apresentação das medidas.

Os emigrantes que saíram do interior do país para o estrangeiro, podem ser cruciais para o desenvolvimento das suas terras de origem, desde que se desenvolvam medidas que promovam a sua participação activa no processo. A expectativa está no ar, restando esperar pelas novidades na luta contra a desertificação humana do interior o país, com o empenho dos emigrantes. Estes podem contribuir para o aumento do investimento no interior e também podem dar a conhecer nos mercados em que estão instalados os produtos originários das suas regiões.

É positivo que o governo dê sinais, em início de legislatura, de quer valorizar os territórios de baixa densidade, mas as boas intenções nesta matéria persistem há dezenas de anos, com promessas reiteradas de novas políticas e novas medidas. Infelizmente, não têm sortido efeito, na medida em que o despovoamento se vai acentuando numa tendência que parece não ter retorno.

Se Berta Nunes acredita em novas políticas que sejam capazes de inverter a actual situação, então tem que o dizer claramente e colocar essas medidas em execução, envolvendo os diferentes ministérios e a autarquias locais.

Vamos ver!

:: ::
«Contraponto», de Paulo Leitão Batista

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
leitaobatista
leitaobatista

Origens: Sabugal :: :: Crónica: Contraponto :: ::

 Artigo Anterior Caciquismo
Artigo Seguinte   Povoado da Idade do Bronze na Serra Gorda

Artigos relacionados

  • A esperteza de um cura

    Domingo, 1 Dezembro, 2019
  • A caça à baleia e o enterro nos Açores

    Domingo, 24 Novembro, 2019
  • Almoço de bucho juntou 200 em Lisboa

    Domingo, 17 Novembro, 2019

2 Comments

  1. Avatar José Maçaira Responder a José
    Quarta-feira, 27 Novembro, 2019 às 16:21

    PORTUGAL para ter um futuro sustentável tem de ir de encontro ao referido na Petição:https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT93028
    – Deslocalização de todas as sedes das estruturas estatais dos serviços públicos por TODO o país conforme estudo abaixo.
    – Deslocalização de 1 reunião por Mês do Sr. Presidente da República com o Governo por cada uma das NUTS.
    – Deslocalização das REUNIÕES DO CONSELHO DE ESTADO por cada uma das NUTS.
    – Deslocalização das REUNIÕES DE GOVERNO por cada uma das NUTS.
    – Deslocalização das REUNIÕES dos GRUPOS PARLAMENTARES por Mês por cada uma das NUTS tendo em atenção os locais em que foram eleitos os deputados do referido Grupo parlamentar.
    – Deslocalização das REUNIÕES DOS GRUPOS DE TRABALHO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA por cada uma das NUTS.
    A sustentabilidade da sociedade passa também por um MAIOR INCENTIVO À NATALIDADE, pelo que aquando da abertura de concursos para todos os serviços da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, os concorrentes que tenham filhos ou sendo mulheres e estejam grávidas e cumpram os requisitos mínimos, TERÃO DUPLA PONTUAÇÃO.

    #Portugal não é só a capital, pelo que todos devemos INCENTIVAR MUITO a sustentabilidade da nossa sociedade e das gerações futuras. Todos temos de contribuir para o equilíbrio saudável e sustentável de Todos os locais de #Portugal

    https://www.facebook.com/Interior-Necessário-e-Sustentável-778899425826824

  2. Avatar Serafim Leal Responder a Serafim
    Terça-feira, 19 Novembro, 2019 às 15:54

    Em relação as medidas para desenvolver o interior,, eis o meu contributo atravès de um mail que enviei em dezembro 2017 ao Sr Predidente da Republica e ao Sr primeiro ministro e que atè ao dia de hoje não teve andamento…

    “Bom dia sua excelencia,
    Venho por este meio propor uma ideia de solução para ajudar a tratar o problema do despovoamento e o atraso economico do interior em particlular a Beira Alta e Beira Baixa das quais em 4 decadas a povaoção saìu para fora acerca de 90%.
    Chamo-me Serafim Leal, vivo na região parisiense, tenho 53 anos e sou filho de emigrantes que se estabeleceram em França na decada sessenta logo apòs o meu nascimento. Fui criado em França onde fiz todo o meu percurso escolar. Estou casado e tenho dois filhos. O meu percurso profissional permetiu-me chegar ao posto de dirigente de uma empresa de 40 empregados no ramo de equipamentos e seluções de gestão documental para empresas.
    A lingua portuguesa não sendo a mais usitado no meu dia à dia, peço desculpa pelos erros de gràmatica que posso cometer na presente.
    A minha familia è originària do conselho do Sabugal. Os meus pais tinham uma quinta perto de uma pequena aldeia anexa de Sortelha. Isso ajudou que todos os ãnos tado a familia regressa-se a terra no verão e que sempre manteve vivo os sentimentos fortes com as nossas origens beirãs. Temos ainda familiares e muitos amigos que se mantiveram na região. Foi, e è, sempre um grande prazer de vir matar saudades come eles.
    Quando cheguei aos 40 ãnos, o trabalho e a vida tendo corrido bem, passei a vir à terra mais vezes no ãno com toda a familia incluindo os meus filhos. No verão sempre 3 ou 4 semanas e no resto do ãno 3 ou 4 dias cada 2 ou 3 meses. Os meus filhas têm agora 18 e 26 ãnos e conseguimos transmitir o nosso amor pela nossa terra de origem.
    A distancia Paris – Sabugal ronda os 1500 km. O que respresenta para uma viagem de comboio e autocarro cerca de 18 horas, e de carro cerca de 15 horas sem dormir.
    Vindo tantas vezes a terra, o problema do transporte surge inevitavelmente e não pode ser feito pelos meios de tranportante acima referidos.
    De forma que tendo meios financeiros que me o permitiam, assim que as companhias de aviões «low-cost » abriram rotas com Lisboa e Porto pondo a terra à 7 horas de Paris (adicionadas com aluguer de carro via companhias preços baixos), passemos a ser passageiros regularares. Mas mesmo assim, as 3 ou 4 horas perdidas entre o aeroporto e o Sabugal fazem que a viagem ainda fica cara, mais tambem longa em termos de tempo.
    No mes de agosto, em Lisboa e Porto, o preço dos bilhetes de avião e o aluguer de carros passa a ser uma loucura devido a procura . Para tentar diminuir os custos passei a aterrar em Madrid e ai alugar carro para vir atè à terra.
    Falei com vàrios amigos e familiares que stão no mesmo caso. Todos lamentam não haver um aeroporto na zona interior que permita ligações ràpidas com as grandes metropolas europeias em companhias « low cost ». E pena, porque a zona oferece jà, estradas com condição faliciltando as delocações rapidas as outras regiões do paìs, serviços de saùde com competencia, lugares deslumbrantes, praias fluvias encantadoras, comercios, spàs, ginasios, desportos estremos ou lazer. Os varios amigos gauleses à quem eu fiz visatar a região ficaram encantados com a nossa zona ainda preservada, tranquila, segura , pessoas simpaticas, bons restaurantes; sò lamentaram a falta de ligação aerea que isola a região.
    Se houvesse essa comodidade, as pessoas viriam muito mais e assim contribuiriam a limitar o despovoamento da zona, a alimentar a economia e o consumo local, recuperando as habitações abandonadas ou em degradação e criando mais valor para o interior. Assim alimentada, a economia seria sustentavel.
    E necessario saber que a emigraçõ portuguesa dos anos 60 et 70 està agora reformada ou proxima da reforma, sem falar daquela dos anos 80 que tambèm jà esta perto. Têm uma grande ligação à terra et têm um poder de compra que não è negligeável que a economia Beirã deve absolutamente atrair e aproveitar.
    A raia espanhola têm exactamente o memo problema. Não tem aeroporto o que leva muitas gentes a irem-se. Se viessem para Portugal seria uma mais valia suplementar.
    Ao meu modesto ver, o melhor local para tal projeto seria perto de Fundão e assim abrangeria a zona de Castelo Branco (ou transformar o aerodromo desta cidade enm aeroporto), Fundão, Covilhã, Guarda mais em Espanha, Cidade Rodrigo, Salamanca, Placeres, Merida e, depois de um tunel feito na Serra da Estrela, Seia, Mangualde, Celorico da Beira.
    Com tantos passageiros potenciais com uma certa fortuna, ao meu ver o aeroporto regional seria a chave certa para enfim fazer arrancar a economia das Beiras.
    O estudo de um tal projeto merece ser feito. E sem duvida a ultima oportunidade a não despardiçar para o desenvolvimento da zona a custo rezoavel.
    Esse aeroporto deve ser feito antes que o nosso pessoal de antigos sediados no estrangeiro e com bom poder de compra desapareça porque os mais jovens vão perdendo o contacto com as raizes se não houver nada que permita o link fisico rapido e sem cançasso.
    A maior riqueza da Beira reside nos seus filhos e descendentes que emigraram.
    Jà tive ocasião de propor este projeto a alguns autarcas regionais sem successo. O meu sentimento è que não querem chatices perante a energia que tal projeto necessita por parte deles.
    Esperando que esta sugestão retenha a sua atenção e esperando ver um dia um tal projeto sobre à nossa terra, envio-lhe os meus melhores ciumprimentos e os meus parabéns quanto aos resultados economicos alcançados pelo paìs que enche de orgulho tudos os portugueses, bi-nacionais e lusodescendentes sediados no estrangeiro.
    Serafim Leal
    Montesson
    França”

Leave a Reply Cancel reply

Publicidade

Capeia Arraiana - Edição Diária

  • 5157 days ago

SONDAGEM – ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Portugal tem condições de saúde para a realização das Eleições Presidenciais?

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...

SONDAGEM – CANDIDATOS

Eleição para Presidente da República

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...
  • Polls Archive
Permitido aos leitores um voto a cada 60 minutos.

REGRAS DO CONFINAMENTO (15.01 A 30.01.2021)

GOVERNO DE PORTUGAL

Confinamento Janeiro 2021
Clique na imagem para ampliar

PESQUISAR

PASSODOBLE – RAIA DO SABUGAL

https://capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2013/05/CapeiaArraiana_PassedobleSabugal.mp3

DISTRITO GUARDA – ACTUALIZAÇÃO SEXTA-FEIRA

QUADROS CORONAVÍRUS

Distrito da Guarda - Coronavírus (Covid)
Clique para ver o artigo e o quadro actualizado

>> PUB – PARCERIA

PTServidor

PTServidor Alojamento Web
Clique para visitar PTServidor

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Aldeias Históricas de Portugal
Clique na imagem para aceder à página online

>> PUB – PARCERIA

SOVIAJAR.COM

Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens
Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens

PUB

BAR LA CABAÑA
Alfaiates


Bar La Cabaña - Alfaiates - Sabugal
Clique para visitar a página no Facebook

PUB – VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE VINHOS

EMBLEMATIKAWARD - DISTRIBUIÇÃO E COMÉRCIO

Emblematikaward-Distribuição e Comercio
Clique para visitar Emblematikaward no Facebook

PUB

MIGUEL TOMAZ
Conservação e Restauro Arte Sacra e Mobiliário


Miguel Tomaz - Conservação e Restauro
Clique para visitar Facebook de Miguel Tomaz

>> FUNERÁRIA TÓ MANÉ

Rua 5 de Outubro, 24 - Sabugal

Funerária TóMané - Sabugal
Clique para visitar Facebook da Funerária Tó Mané

NTR – RÁDIO NETWORK

NTR RADIO NETWORK ONLINE

NTRADIO - Clique na imagem para ouvir a emissão online
Clique na imagem para ouvir a emissão online

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

CELEBRAÇÕES EM DIRECTO
Diariamente


Capeia Arraiana
Clique na imagem para assistir em directo às celebrações

VISITANTES ON-LINE


Top Posts & Pages

  • Manuel Igreja Dinis – padre, professor, jornalista e poeta
  • Casteleiro – estórias da vida e da Tropa! (6)
  • Este menir é meu!
  • Histórias da memória raiana (6)
  • Aldeia da Ponte – património religioso
  • Sonetos da diáspora (1)
  • D. Gil Vaz Lobo – alcaide de Vilar Maior
  • Quarta Feira – a origem do nome
  • Covid-19 no distrito da Guarda (15.01.2021)
  • O assalto ao Capitólio

Comentários recentes

  • Nélia Santos Martins em Um encontro inesperado
  • Augusto Simão Sales Salada em A matança
  • António Gonçalves em Este menir é meu!
  • José Carlos Mendes em Este menir é meu!
  • Rosa em Casteleiro – a Quinta de Santo Amaro

ARQUIVO MENSAL

ARQUIVO CATEGORIAS

PARA RECORDAR…

  • José Carlos Lages
    Festa da Unidade Pastoral do Planalto do Côa José Carlos Lages Segunda-feira, 22 Novembro, 2010
  • Alcínio Vicente
    A Saudade Alcínio Vicente Quarta-feira, 13 Julho, 2016
  • José Carlos Lages
    Almoço anual em Lisboa da Confraria do Bucho José Carlos Lages Quarta-feira, 22 Outubro, 2014
  • Manuel Leal Freire
    O mito Manuel Leal Freire Quarta-feira, 25 Março, 2015
  • José Carlos Lages
    POR Centro – Nova falta de comparência? José Carlos Lages Quinta-feira, 18 Junho, 2009

CALENDÁRIO – SELECCIONAR ARTIGOS POR DIA

Novembro 2019
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
« Out   Dez »

MEDIA REGIONAL

BEIRA.PT
beira.pt

JORNAL A GUARDA
Jornal A Guarda

JORNAL DO FUNDÃO
Jornal do Fundão

JORNAL O INTERIOR
Jornal O Interior

JORNAL TERRAS DA BEIRA
Jornal Terras da Beira

RÁDIO ALTITUDE.FM
Rádio Altitude.FM

RÁDIO CARIA
Rádio Caria

RÁDIO COVA DA BEIRA
Rádio Cova da Beira

RÁDIO COVILHÃ
Rádio da Covilhã

RÁDIO ELMO
Rádio Elmo de Pinhel

RÁDIO F
Rádio F da Guarda

RÁDIO FRONTEIRA
Rádio Fronteira de Vilar Formoso

SIC GUARDA
SIC GUARDA

BLOGUES RAIANOS

ÁGUAS BELAS
Maria Rosa Afonso

ALDEIA DO BISPO
Aldeia do Bispo no Sapo (Gil Nabais)

ALDEIA VELHA
aldeiavelha.com (autor desconhecido)

Raianos no Facebook (Nuno Vinhas)

BADAMALOS
Badamalos no Sapo (João Afonso)

BENDADA
Notícias da Bendada (Ilídio Gomes)

BISMULA
Histórias da Bismula (José Barradas)

CARVALHAL DO CÔA
Labirintos e Caminhos (associação)

CASTELEIRO
Gazetilha Serra d'Opa (José Carlos Mendes)

Viver Casteleiro (António Marques)

ESCABRALHADO
Escabralhado (Adelaide M.)

MALCATA
Malcata.Net (José Nunes Martins)

MARTIM PÊGA
Martim Pêga - Sabugal (Jerónimo Janela)

OZENDO
ARCO - Associação Recreativa Cultural Ozendo

QUADRAZAIS
Aldeia de Quadrazais (Marco Balsinha)

QUARTA-FEIRA
Amigos da Quarta-Feira (Antero Costa)

RENDO
A.C.D.R. de Rendo

RUIVÓS
Associação Amigos Ruivós (Gonçalo Pires)

SOITO
Domus Museu (Tita e Josué Rito Dias)

TORRE
A.C.R. da Torre (Vários)

VALE DE ESPINHO
Desabafos (Maria Alice Almeida)

VALONGO DO CÔA
Aldeia da Ponte de Sequeiros (Luís Silvestre)

VILAR MAIOR
Vilar Maior, Minha Terra, Minha Gente (Júlio Marques)

BLOGUES PERSONALIZADOS

ASSOC. CULT. REC. VILA MENDO
Luís Filipe Soares

CRÓNICAS DO ROCHEDO
Carlos Barbosa de Oliveira

MARMELEIRO
Francisco Barbeira

ROCK EM PORTUGAL
Aristides Duarte

31 DA ARMADA
Rodrigo Moita de Deus

ALVEITE GRANDE
Luís Ferreira

CCSR BAIRRO DA LUZ
Alexandre Pires

CORREIO DA GUARDA
Hélder Sequeira

NA ROTA DAS PEDRAS
Célio Rolinho

PEDRO AFONSO
Fotografia

PORTUGAL NOTÁVEL
Carlos Castela

BOMBEIROS

  • Bombeiros Voluntários Sabugal
  • Bombeiros Voluntários Soito

FACEBOOK - ALDEIAS E FREGUESIAS DO SABUGAL

  • Aldeia do Bispo
  • Aldeia Velha
  • Alfaiates
  • Badamalos
  • Bismula

FACEBOOK - EM DESTAQUE

  • Descendentes do Concelho do Sabugal
  • Naturais e Descendentes Concelho Sabugal
  • Sabugal – do is it better
  • Turismo Sabugal

LIGAÇÕES ÚTEIS

  • Códigos Postais (Portugal)
  • Google – Tradutor de textos

PORTAIS OFICIAIS

  • Câmara Municipal do Sabugal
  • Município do Sabugal no Facebook

PORTAIS REGIONAIS

  • Aldeias Históricas de Portugal
  • Associação Transumância e Natureza
  • Grande Rota do Vale do Côa
  • Guarda Digital
  • Transcudânia

PORTAIS SABUGAL

  • ADES – Assoc. Desenv. Sabugal
  • Casa do Concelho do Sabugal

SABUGAL – METEOROLOGIA

Sabugal - Meteorologia

CAPEIAARRAIANA.PT

Logo Capeia Arraiana

FACEBOOK

Capeia Arraiana no Facebook
Clique na imagem para ir para o Facebook


TWITTER

Follow Capeia Arraiana Twitter
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana no Twitter

COPYRIGHT CAPEIA ARRAIANA

Licença Creative Commons
Clique na imagem para ler o copyright do Capeia Arraiana

GOOGLE PAGERANK


PageRank Checking Icon


BLOGARAMA

Follow me on Blogarama
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana

Receber os novos artigos por Email

Insira o seu email para receber os novos artigos do Capeia Arraiana

TRANSLATE – TRADUZIR TODA A PÁGINA

Blog Stats

  • 3.001.962 hits

Blog Stats

  • 3.001.962 hits

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.