Primeira Página (16-11-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

Surpresa: mais de 90% dos nossos mais velhos querem «viver a velhice em casa»

Surpresa: mais de 90% dos nossos mais velhos querem «viver a velhice em casa»

.
Notícia de Abertura

«Mais de 90 por cento querem viver a velhice em casa – Viver a velhice em casa é a grande expectativa das pessoas que estão a envelhecer no eixo Guarda, Castelo Branco e Portalegre. A conclusão está patente um estudo que está a ser levado a cabo no âmbito Unidade de Investigação Interdisciplinar Comunidades Envelhecidas Funcionais (Age.Comm) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). Trabalho de uma vasta equipa coordenada pela professora e investigadora Maria João Guardado Moreira». (In “Jornal do Fundão”).

:: ::
SÁBADO, DIA 8

Manteigas recebeu mais uma edição do Festival de Outono

Manteigas recebeu mais uma edição do Festival de Outono

.
Pela nossa Região…

«Manteigas recebe, entre hoje e Domingo, mais uma edição do Festival de Outono – Divulgar a gastronomia e as potencialidades naturais do concelho são os objectivos do Município que também pretende dar a conhecer as cores do Outono que já são visíveis naquela vila da Serra da Estrela. Este Festival é uma marca turística que está a consolidar-se, realçando ainda que as paisagens do concelho, nesta altura do ano, são únicas no país. -O Festival de Outono também tem como objectivo mostrar a gastronomia e as principais atracções turísticas do concelho. Do programa fazem parte várias actividades tais como um desfile de moda, concursos gastronómicos, actividades desportivas e animação musical, já esta noite com Rouxinol Faduncho e amanhã e depois com grupos locais e djs». (In “Rádio F”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Bruxelas revê em alta crescimento de Portugal». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Novo Banco vai pedir mais 700 milhões de euros ao Fundo de Resolução». (In “Notícias ZAP”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Exército da Bolívia garante que nunca estará contra o povo O Governo declarou que não planeia mobilizar os militares perante a situação no país». (In “SIC Notícias”).

>> PIOR >> «Protestos no Iraque entram na terceira semana sem trégua». (In “Notícias ZAP”).

:: ::
DOMINGO, DIA 9

Sabugal já com garantia de maior presépio natural - e passagem de ano

Sabugal com garantia de maior presépio natural e de passagem de ano

.
Pela nossa Região…

«Sabugal com Maior Presépio Natural e Festa de Passagem de Ano – O Município do Sabugal convida residentes e visitantes a surpreender os sentidos em mais uma edição do ‘Sabugal Presépio – O Maior Presépio Natural’, que volta a ter como berço o Largo da Fonte, de 6 de dezembro a 12 de janeiro. As surpresas não ficam por aqui e, para brindar ao novo ano, a Rua 5 de Outubro vai ser palco de uma festa de Passagem de Ano, que promete muita animação. Marque na agenda… Esperamos por si! Nesta quadra festiva visite o Sabugal e Surpreenda os Sentidos!». (In “site da CM Sabugal”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Operação Montanha Verde juntou 5 mil voluntários na Serra do Caldeirão Trata-se de uma iniciativa lançada há três anos pelo Zoomarine, em resposta aos incêndios florestais». (In “SIC Notícias”).

>> PIOR >> «PJ detém membros de organização criminosa de apoio à imigração ilegal». (In “RTP Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Milhares em vigília por mártires de protestos em Hong Kong». (In “Globo News”).

>> PIOR >> «Manifestantes invadem rádio e televisão estatais na Bolívia». (In “Jornal de Notícias”).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 10

Guarda - Comunilog Consultig: Formação Profissional em máquinas e outras áreas

Guarda: Formação Profissional (Comunilog Consultig) em máquinas e outras áreas

.
Pela nossa Região…

«Empresa da Guarda de novo entre as 100 melhores do País para trabalhar – A Comunilog Consulting acaba de conquistar, pelo segundo ano consecutivo, um lugar entre as 100 melhores empresas do país para trabalhar. Fundada e sediada na Guarda, já se estendeu por várias regiões. Entre as condições que oferece está o incentivo à ida ao ginásio (suportando uma parte da mensalidade), o fornecimento de alimentação e a comparticipação nos encargos com educação, nascimentos e casamentos. É por tudo isto que se encontra distinguida entre as 100 melhores empresas para trabalhar. E é a única distinguida na Beira Interior». (In “Rádio Altitude”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Direcção-Geral de Saúde pondera dar vacina contra a pneumonia pneumocócica aos maiores de 65 anos». (In “SIC Notícias”).

>> PIOR >> «Há mais mortes de bombeiros na estrada do que no combate aos incêndios». (In “RTP Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Começa a corrida aos Prémios do Cinema Europeu, na cidade fundadora deste festival. Os holofotes da sétima arte estão todos apontados para Berlim». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Lula declara guerra no Brasil: “A gente tem de seguir o exemplo do povo do Chile. A gente tem de atacar”». (In “Diário de Notícias”).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 11

Na nossa zona, este ano há mais 40% de uvas do que no ano passado

Na nossa zona este ano há mais 40% de uvas do que no ano passado

.
Pela nossa Região…

«Beira Interior produz mais uvas em 2019 – Com a vindima praticamente feita há já a certeza de que este ano vai ser uma boa campanha. Em relação a 2018 a produção de uvas sobre entre os 35 e os 40 por cento, e a qualidade da colheita também se prevê muito positiva. Anormal foi a quebra do ano passado». (In “Rádio Cova da Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Não haverá extração de lítio se estudos de impacto ambiental forem negativos». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «Sismo de magnitude 4,2 na escala de Richter sentido no Faial, Pico e São Jorge». (In “Google News”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Angola assinala 44 anos de Independência». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Leste da Austrália ameaçado por inferno de fogo». (In “Euronews”).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 12

Castanha e paladares do Outono em Trancoso

Castanha e paladares do Outono em Trancoso

.
Pela nossa Região…

«Feira da Castanha e Paladares de Outono 2019 – O município de Trancoso acolheu durante o fim-de-semana mais uma edição da Feira da Castanha e Paladares de Outono». (In “Localvisão TV”). Veja a reportagem televisiva… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Portugal é o segundo país da Europa com preços de comunicações mais baixos». (In “Economia ao Minuto”).

>> PIOR >> «Onda gigante na Nazaré engole pessoas por desrespeitarem sinalização. Vítimas ligeiras foram assistidas no Hospital de Alcobaça». (In “Correio da Manhã”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Congresso dos EUA iniciou audiências públicas para a destituição de Trump». (In “Jornal de Notícias).

>> PIOR >> «Cidade de Veneza inundada. Nível da água pode vir a subir ainda mais devido à chuva persistente». (In “Notícias ao Minuto”).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 13

Instituto Politécnico da Guarda vai ter pós-graduação em Protecção Civil

Instituto Politécnico da Guarda vai ter pós-graduação em Protecção Civil

.
Pela nossa Região…

«Instituto Politécnico da Guarda vai ter pós-graduação em Protecção Civil – A Escola Nacional de Bombeiros, o Instituto Politécnico da Guarda e a Federação Distrital dos Bombeiros da Guarda vão assinar um protocolo tendo em vista a criação de uma pós-graduação em Protecção Civil. Na linha da frente, na defesa intransigente das nossas associações e dos seus corpos de Bombeiros. Esta Pós-graduação em Protecção Civil será uma mais-valia contribuindo assim para o aumento da resposta formativa para os nossos bombeiros e na nossa instituição de ensino superior». (In jornal”A Guarda”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «PIB cresce há 22 trimestres consecutivos». (In “Economia ao Minuto”).

>> PIOR >> «Mau tempo. Sete barras marítimas fechadas devido à agitação forte». (In “Diário de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Holanda reduz velocidade máxima para combater emissões poluente». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Tensão entre Israel e Faixa de Gaza persiste depois de alguma calma». (In “Euronews”).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 14

 Sabugal: Concelho há 723 anos! Foi a 10 de Novembro...

Sabugal é Concelho há 723 anos! Foi a 10 de Novembro…

.
Pela nossa Região…

«Decorreram as comemorações do 723.º aniversário do Concelho do Sabugal – A LocalVisãoTV destacou esta semana as comemorações do Dia do Concelho» O concelho do Sabugal comemora 723 anos da confirmação do foral do Sabugal, por D. Dinis, em 1296». (In “LocalVisão TV”). Veja a reportagem… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Doentes devem poder levantar medicamentos hospitalares em centros de saúde ou farmácias. A proposta é da Associação dos Administradores Hospitalares». (In “SIC Notícias”).

>> PIOR >> «Água no Tejo, nada. Pode haver uma catástrofe se não chover no inverno”». (In “Notícias ao Minuto”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Comissão Europeia abriu um processo por infração contra o Reino Unido». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «Tiroteio em escola secundária da Califórnia. Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas». «Em Seatle, EUA, professora de 58 anos ameaçou disparar contra os alunos». (In “Actualidade – Sapo”).

16 de Novembro de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta