Primeira Página (9-11-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

4 a 7 de Novembro - Web Summit Lisboa 2019: 70 mil participantes

4 a 7 de Novembro – Web Summit Lisboa 2019: 70 mil participantes

.
Notícia de Abertura

«Web Summit Lisboa 2019: 70 mil participantes – A organização da cimeira de tecnologia anunciou esta sexta-feira, 1 de novembro, que os bilhetes para a edição deste ano esgotaram a três dias do arranque. A Web Summit vai contar com 70.469 participantes, 2.150 startups e 239 parceiros. A capacidade máxima prevista para participantes era de 70 mil, o qual foi ultrapassado ligeiramente. O evento vai decorrer de 4 a 7 de novembro na Altice Arena e na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. Em 2018 houve 69.304 participantes de 159 países diferentes. Os quatro dias de conferência receberam 1.200 oradores, em 24 palcos, 1.800 start-ups e mais de 1.500 investidores de tecnologias». (In “Jornal de Negócios”).

:: ::
SÁBADO, DIA 2

Prados (Celorico da Beira): Festival da Castanha

Prados (Celorico da Beira): Festival da Castanha

.
Pela nossa Região…

«A aldeia de Prados (Celorico da Beira) recebe este fim-de-semana, mais uma edição do Festival da Castanha – O evento tem, entre outras actividades, um passeio micológico, um magusto tradicional, artesanato, jogos tradicionais, venda de produtos locais e animação musical. O presidente da Câmara de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, destaca que este festival é também uma homenagem aos produtores de castanha do concelho. O ponto alto está marcado para este Domingo com a realização de várias iniciativas na aldeia de Prados. O evento tem, entre outras actividades, um passeio micológico, um magusto tradicional, artesanato, jogos tradicionais, venda de produtos locais e animação musical». (In ‘”Rádio F”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «PIB cresce há 23 trimestres consecutivos – e mais depressa que média europeia». (In “Economia e Finanças”).

>> PIOR >> «PSP encerra dois bares em Lisboa por venda de álcool a menores». (In “Jornal de Notícias”).

«Vem aí a depressão Amelie. Traz mais chuva, vento e agitação marítima». (In “Notícias ao Minuto”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Maior traficante de pessoas do mundo foi apanhado no Brasil». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Califórnia a arder em milhares de hectares: desalojados, animais em risco. Tempestades nos EUA deixam mortos: Centenas de milhares ficam sem luz». (In “Globo News”).

:: ::
DOMINGO, DIA 3

Câmara de Seia investe 2,8 milhões de euros nas águas e saneamento

Câmara de Seia investe 2,8 milhões de euros nas águas e saneamento

.
Pela nossa Região…

«Câmara de Seia investe 2,8 milhões de euros nas águas e saneamento – Para melhoria do serviço prestado às populações. As intervenções incidem em diversas freguesias do concelho e em pequenas localidades – Vila Chã, a Zona Empresarial da Abrunheira e a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Seia – Folgosa da Madalena e na Folgosa do Salvador – Vales – Barriosa, Cabeça de Eiras, Santiago, Vascos Esteves e Várzea de Meruge também vão beneficiar de novos sistemas de tratamento de saneamento de águas residuais». (In jornal “A Guarda”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Portugal conquista ouro e prata no Europeu de ginástica acrobática». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Governo diz que gestão de Espanha do caudal do Tejo não é aceitável». (In Agência Lusa).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Tribunal dos EUA suspende ordem de Trump de negar vistos a migrantes sem seguro». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Multimilionários do Reino Unido de mala aviada se os Trabalhistas ganharem». (In “Diário de Notícias”).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 4

Covilhã 2019 "Regional Selection Conference of EYP Portugal"

Covilhã 2019 – Regional Selection Conference of EYP Portugal

.
Pela nossa Região…

«Covilhã 2019 “Regional Selection Conference of EYP Portugal” – Covilhã acolheu um evento promovido pela Associação Portuguesa do Parlamento Europeu Jovem, uma organização educacional criada em 1987, que promove o debate político, encontros interculturais, trabalho de educação de pares e partilha de ideias, entre jovens na Europa. A Associação está presente em 40 países europeus. A Covilhã foi a cidade escolhida para a realização de uma sessão regional que até ao próximo domingo, contará com cerca de 90 jovens participantes, entre os quais alunos de escolas do concelho. Neste evento, os participantes poderão aprender sobre o funcionamento da União Europeia e conhecer pessoas de diferentes regiões do país e da Europa». (In “Rádio Caria”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Há 23 mil novos bolseiros neste ano, mais dois mil do que em 2018». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Dívida pública aumentou para 252,3 mil milhões até Setembro». (In “Notícias ao Minuto”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Austrália e China prometem melhorar relações bilaterais após meses de tensão». (In “Correio da Manhã”).

Capturado no Brasil o maior traficante de pessoas do mundo». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «O anúncio da escalada iraniana no nuclear provocou reações imediatas por parte da diplomacia europeia. Mas Teerão faz orelhas moucas e continua a violar o acordo de 2015». (In “Euronews”).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 5

Guarda - DURA despede 66 trabalhadores

Guarda – DURA despede 66 trabalhadores

.
Pela nossa Região…

«66 dos 157 operários da multinacional Dura vão ser despedidos – Os 91 trabalhadores que ficam passam a ter os salários congelados, avança Paulo Ferreira, da Comissão de Trabalhadores – A administração só garante manter a empresa na Guarda nos próximos dois anos». (In “SIC Guarda”). Veja e oiça…(Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Hotel onde Eça escreveu “Os Maias” é o 3.º melhor “hip hotel” do mundo O hotel Janelas Verdes, em Lisboa, foi distinguido como o terceiro melhor “hip hotel” a nível global no “top 10” do site de viagens Luxury Travel Diary». (In “Lifestyle”). Veja a foto… (Aqui.)

>> PIOR >> «Avaria nas estações impede controlo de qualidade da água que vem de Espanha». (In “Jornal de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Presidente francês apela a acordo que ponha fim à guerra comercial China-EUA». (In “Correio da Manhã”).

>> PIOR >> «Tragédia ambiental à espreita nos aterros de urânio no Quirguistão». (In “Euronews”).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 6

Feira dos Santos em Alfaiates

Feira dos Santos em Alfaiates

.
Pela nossa Região…

«Feira dos Santos em Alfaiates – A aldeia de Alfaiates, no município do Sabugal, recebeu a 6.ª edição da Feira dos Santos». (In “Localvisão TV”). Veja a reportagem TV… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Marcelo condecora Sophia de Mello Breyner com alto grau concedido a chefes de Estado. Sophia de Mello Breyner completaria esta quarta-feira 100 anos». (In “SIC Notícias”).

>> PIOR >> «Guardas prisionais de Paços de Ferreira ganhavam milhares com tráfico de droga». (In “Diário de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Microsoft testou semana de quatro dias no Japão. Produtividade aumentou 40%». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Sofrimento sem precedentes. 11 mil cientistas declaram o mundo em emergência climática». (In “Notícias ZAP”).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 7

Guarda vai ter ciclovia de nove quilómetros

Guarda vai ter ciclovia de nove quilómetros

.
Pela nossa Região…

«Guarda vai ter ciclovia de nove quilómetros ao longo da Viceg – Está apresentada o projeto de pedovia/ ciclovia da Guarda, que terá nove quilómetros, numa primeira fase, e vai acompanhar a Viceg (Via de Cintura Externa da Guarda). O percurso tem início na rotunda dos Bombeiros e termina na rotunda do Bairro de São Domingos. Da autoria dos arquitetos João Marujo e Carla Madeira, o projeto foi apresentado numa conferência sobre “Mobilidade Urbana Sustentável”, no âmbito do ciclo “Conferências da Guarda” e vai ser concretizado pela autarquia». (In jornal “O Interior”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Bruxelas está mais otimista. Vê economia portuguesa a crescer 2% este ano e menos défice». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Forças Armadas têm mais oficiais e sargentos do que praças». (In “Jornal de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «O Brexit é o maior erro de política externa desde a II Guerra Mundial’». (In “Notícias ZAP”).

>> PIOR >> «Emmanuel Macron ao The Economist: «…a NATO está em morte cerebral e a Europa está à beira do precipício». (In “Euronews”).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 8

SABUGAL - DIA DO CONCELHO | 10.NOV

Sabugal – Dia do Concelho – 10.NOV

.
Pela nossa Região…

«Sabugal – Dia do Concelho | 10.Nov – No dia 10 de novembro, domingo, o concelho do Sabugal celebra 723 anos da confirmação do foral do Sabugal, por D. Dinis, em 1296. Programa: – 9h15, no Largo da Fonte, desfile da Sociedade Filarmónica Bendadense e Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito. Segue-se: hastear das Bandeiras, ao som do Hino Nacional interpretado pela Sociedade Filarmónica Bendadense e perante Guarda de Honra formada por elementos das Corporações das respetivas Associações de Bombeiros concelhias. Sessão solene comemorativa às 10 horas, no Auditório Municipal com condecoração dos trabalhadores da autarquia com 15, 25 e 35 anos de serviço efetivo no Município, a vida e obra do filósofo, historiador e escritor natural de Quadrazais Jesué Pinharanda Gomes, homenageado com a Medalha de Ouro do Município em 2012. Final da manhã, no Museu do Sabugal, vão ser inauguradas as exposições de pintura e escultura dos homenageados Alcínio Vicente e João Reis. Vários momentos musicais, a partir das 16 horas, no Auditório Municipal, com o Grupo de Cavaquinhos da Bendada, Grupo Coral e de Cantares do Sabugal e Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte e o Polo do Ensino Articulado do Sabugal». (In ‘site’ da C.M. Sabugal).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Governo espanhol garante que é possível chegar a acordo com Portugal sobre a gestão do caudal dos rios». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «Portugal tem uma das mais elevadas taxas de infeções hospitalares. Portugal ocupa o quarto lugar dos países da OCDE com população mais obesa. Portugal é o país da UE com mais diabéticos: 200 casos por dia». (In “Google News”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Trump sofre derrota em eleições estaduais nos EUA». (In “Terra Brasil”».

>> PIOR >> «Cenário de violência nas ruas do Iraque». (In “SIC Notícias”).

«Eleições em Espanha: Partido “Vox” de extrema-direita pode duplicar número de deputados». (In “RTP Notícias”).

9 de Novembro de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta