A jornalista Judite de Sousa abandona a TVI. É a notícia da semana, mesmo tratando-se de razões pessoais. E trago outros assuntos e até um estudo demográfico…
Temas mais noticiados na semana passada
– Futebol – como sempre: 4 horas;
– Programa do Governo – com perto de 4 horas;
– Operação Marquês – com 3 horas e meia.
TVI na frente pelo menos numa coisa: mais tempo de noticiário
A TVI ganha pelo menos nisto: «Em outubro de 2019, RTP1, SIC e TVI emitiram 226 horas de informação regular, mais 0.5% do que no mês anterior (…). O Jornal da Uma, da TVI, foi este mês o programa que emitiu mais trabalhos, com 1174 peças, enquanto o Jornal das 8, também da TVI, foi o que ofereceu mais horas de informação, com 37 horas.»
O Interior tem afinal mais gente que as Cidades?
Uma nota final que as TV’s deviam agarrar… Li na Marktest uma referência muito importante. Prova que somos um País metade urbano e metade rural. Intuitivamente, dada a generalizada ideia de que o Interior está deserto e envelhecido, seria de se pensar que não seria esta a proporção.
Mas é assim: «4,5 milhões de residentes em cidades. Assinalou-se no dia 31 de outubro o Dia Mundial das Cidades. Os dados do INE indicam que em 2018 cerca de 4,5 milhões de indivíduos residiam em cidades.»
Nota pessoal
Uma figura incontornável das TV’s abandona a casa que a viu passar altos, baixos e muito baixos momentos da sua vida pessoal. Duas fontes já o referiram. Não posso ignorar nesta crónica um assunto pessoal mas de muita visibilidade.
Deste modo, aqui fica: «Judite Sousa anuncia que vai abandonar a TVI.»
Outra: «Após longa e serena ponderação, Judite Sousa anuncia saída da TVI.»
Bons zappings e até para a semana.
:: ::
«Postal TV», por José Carlos Mendes
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2011)
:: ::
Leave a Reply