Sortelha é História! Desde os tempos idos que Sortelha mantém viva a sua essência. Da torre de menagem às muralhas, ao seu casario tudo parece inalterado reportando-nos para um tempo secular de inegável importância para esta vila e para a História de Portugal.

Passar este conhecimento para os dias de hoje é um papel de inegável valor que muito contribui para conhecer e aprofundar a História do nosso povo.
Quem teve oportunidade de visitar Sortelha de 20 a 22 de setembro passado ficou deslumbrado! A decoração das ruas, as artes e ofícios por ali dispersos a par dos torneios e desfiles de figurantes inerentes à componente Histórica em questão, em plena Idade Média (reinado de D. Fernando I, o Formoso, o Belo, o Inconstante, 1367-1383) fez de Sortelha um lugar mágico que não deixou indiferente os visitantes.
Mas Sortelha é isto e muito mais! É, também, um miradoiro privilegiado. Daqui, a nossa vista leva-nos à farta Cova da Beira, à Serra da Estrela e à Serra da Malcata. De ampla visibilidade estratégica permite-lhe ver os castelos de Belmonte, Covilhã, Covilhã e Monsanto, constituindo um sistema de controlo militar da Beira Interior.
A para da sua gente afável, de bem receber, encontramos ali uma gastronomia que nos convida a ficar por mais tempo, o suficiente para saborear um arroz de lebre, veado guisado, javali ou ensopado de borrego.
Estes são alguns dos atributos que devemos valorizar e potenciar na bonita vila de Sortelha.
:: ::
«Viver Casteleiro», opinião de Joaquim Luís Gouveia
A desertificação é efetivamente um problema para esta região mas não pode ser considerada uma fatalidade. Tudo o que for feito para contrariar esta situação será bem vindo.
Muito bem, Quim. Concordo.
Para lá de tudo o que referiste, há mais um ponto interessante:
– A animação pode ser ocasião de divertimento e também um factor de luta contra a desertificação – é a minha opinião.