O livro de Manuel Sanches, «1908-1910 – Frades Jesuítas Correm Portugal pela Muita Tinta dos Jornais» vai ser apresentado no dia 12 de Outubro, sábado, na Casa do Concelho do Sabugal.

Não são muitas as obras sobre a história local sabugalense. As fontes existem, geralmente muito dispersas, mas exigem uma aturada e persistente investigação.
A «questão religiosa», que dividiu fortemente o País durante a I República, contribuiu decisivamente para o enfraquecimento do regime e teve no concelho do Sabugal, particularmente em Aldeia da Ponte, alguns episódios marcantes. O Dr. Manuel Peres Sanches, psicólogo, natural precisamente de Aldeia da Ponte, acaba de publicar, em Fevereiro deste ano, um estudo profundo e exaustivo sobre esta temática: «1908-1910 – “Frades Jesuítas” Correm Portugal pela Muita Tinta dos Jornais».
Este livro, que eu próprio terei o gosto de apresentar no próximo dia 12 de Outubro à tarde, na Casa do Concelho do Sabugal, começa por contextualizar a questão religiosa em Portugal, particularmente o antijesuitismo, desde as décadas finais da Monarquia até à implantação da República, relevando igualmente a conjuntura sociopolítica. Centra-se depois em torno do Colégio de Aldeia da Ponte e na repercussão alcançada na imprensa local e nacional por esta questão. Neste aspecto, Manuel Sanches efectua uma análise muito abrangente, resultante de uma pesquisa minuciosa.
Embora já existam alguns textos parcelares sobre a expulsão dos frades de Aldeia da Ponte (ditos «Jesuítas») e sobre o encerramento do seu Colégio, Manuel Sanches, graças à análise detalhada de estatutos, cartas e relatórios, clarifica esta questão de forma exemplar.
Podemos assim dizer que a história local sabugalense fica muito enriquecida com este estudo, tal como é referido no precioso prefácio de Pinharanda Gomes, cujas palavras de elogio são justíssimas.
:: ::
«Na Raia da Memória», crónica de Adérito Tavares
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Dezembro de 2009.)
:: ::
É com grande honra que a Casa do Concelho do sabugal é palco da apresentação deste livro cujo autor é o Manuel Sanches, grande sabugalense, grande arraiano e grande amigo da Casa com quem tem colaborado desde, praticamente, a sua fundação.
A participação do professor Adérito Tavares é .mais uma razão para todos estarem presentes.
A sessão começará pela uma da tarde com o almoço, a que se seguirá a atuação do Grupo “Beata Tempora” (Tempos Felizes), terminando com a apresentação do livro.