• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Cultura • Livros • Nacional / Internacional • Quadrazais • Turismo • Viagens dum Globetrotter  /  Viagens dum globetrotter desde os anos 60 (07)
Franklim Costa Braga - Orelha - 180x135 - Capeia Arraiana
22 Fevereiro 2019

Viagens dum globetrotter desde os anos 60 (07)

Por José Carlos Lages
José Carlos Lages
Cultura, Livros, Nacional / Internacional, Quadrazais, Turismo, Viagens dum Globetrotter franklim costa braga, grécia, jugoslávia, macedónia, turquia Deixar Comentário

Viajar hoje é quase obrigatório. Toda a gente gosta de mostrar aos amigos uma foto tirada algures longe da morada. Organizam-se excursões para visitas cá e lá fora, com viajantes que, por vezes, mal têm para comer. Mas, como é moda, toda a gente viaja. (Etapa 07).

Viagens de um GlobeTrotter - Franklim Costa Braga - Capeia Arraiana
Viagens de um GlobeTrotter – Franklim Costa Braga – Capeia Arraiana

II – VIAGENS LÁ FORA – ANOS 60

1967
Espanha, França, Itália, Jugoslávia, Grécia, Turquia, Bulgária, Roménia, Hungria, Áustria, Alemanha, França, Espanha, Portugal

>> 5.ª viagem – De 9.7.1967 a 21.9.1967 (1.ª parte) <<

Em 3 de Julho de 1967 obtive do Consulado de Espanha o cartão da Universidade de Valencia para frequentar um curso de Verão para estrangeiros. (Ver cartão.)

Em 9 de Julho de 1967 entrei em Espanha por Alcântara no Lisboa Ter-Express.

10.7.67 – Cheguei à estação de caminho de ferro de Valencia. Fui de comboio para frequentar um curso de Verão com bolsa oferecida pelo governo espanhol por eu ter feito um trabalho sobre um jornalista e escritor espanhol.

Fiquei instalado no Colégio Alejandro Salazar, no Paseo del Mar, n.º 27, em Valencia.

Cartão da Universidade de Valencia - Capeia Arraiana
Cartão da Universidade de Valencia

Assisti a uma desencajonada. Um americano até trouxe para o Colégio um corno ainda a sangrar dum touro, que deitou fora quando começou a ganhar larvas.

Ia a pé para a Universidade, edifício antigo na parte velha da cidade. Comentávamos textos de autores espanhóis e falávamos da cultura espanhola. Recordo uma ou mais aulas em que se falou do flamenco, el cante jondo.

15.7.67 – Assisti à Europeade – festival de grupos de dança de toda a Europa, inclusive Portugal, no Estádio de Mestalla.

Aí conheci a Annie, de Parthenay (Niort) e uma amiga, a Annik. Às tardes tomávamos orchata num café, bebida de que elas gostavam muito, e comíamos torrão de Alicante. Enamorei-me da Annie. As regras de conduta eram muito rígidas. Lembro-me de uma vez a Annie se ter sentado nas minhas pernas no hall de entrada, estando eu sentado num banco corrido, sem mais lugares. Veio o porteiro de imediato a reprovar tal acção, o que me fez corar. Mas isso não impediu que, num fim-de-semana, tenha estado na cama dela em grandes carícias. Um dia fui com ela, a amiga e um holandês a uma praia – Cullera –, a alguns quilómetros de Valencia. Viemos já de noite, quase perdidos. O holandês, que nos levou no seu carro, afastou-se com a Annik e só os encontrámos longe, num café.

5.8.67 – Terminado o curso, aí por 4 de Agosto, parti no dia seguinte à boleia por Perpignan, onde dormi no albergue (tenho carimbo no cartão a 5-8).

6.8.67 – Continuei por Béziers, Avignon (recordo-me de atravessar a longa ponte), Nimes (levava a bandeira de França, que ainda conservo, e outra do Benfica ao peito e um emigrante português benfiquista deu-me boleia longa), Montpellier, Toulon, Marseille, Nice, cuja praia cheia de calhaus deixava muito a desejar à sua fama, Cannes e Vingtimilia. Por aqui apanhei boleia num camião já à noitinha. O condutor parou em Génova para se banhar no mar à meia-noite. Eu segui-o. A água era morna.

7.8.67 – De Génova segui com ele até Florença, cujo centro da cidade visitei. Rumei em direcção a Roma. No albergue da juventude de Roma, no Estádio Olímpico, não havia lugar. Aconselharam-me a dormir num vão largo duma janela, onde outros também dormiam. De manhã servi-me dos lavabos, mas não paguei nada. Por isso não tenho carimbo do albergue.

Capela Sistina - Capeia Arraiana
Capela Sistina

Estátua de Moisés de Miguel Ângelo na Basílica de São Pedro no Vaticano - Capeia Arraiana
Estátua de Moisés de Miguel Ângelo na Basílica de São Pedro no Vaticano

8.8.67 – Visitei a cidade de Roma. Capitólio, Catacumbas na Via Ápia, arco de Trajano e Adriano, Vaticano (ver postais). Segui para norte por Perugia, visitei Assis, Arezzo, Rimini. Dormi por aí.

9.8.67 – Continuei por Ravena e fui dormir a Veneza.

Grutas de Postojna na actual Eslovénia - Capeia Arraiana
Grutas de Postojna na actual Eslovénia

Palheiro em Novo Mesto - Capeia Arraiana
Palheiro em Novo Mesto

Em 10 de Agosto entrei na Jugoslávia e visitei as lindas grutas de Postojna (ver postal), uma maravilha da natureza, muito compridas, a ponto de a visita ser, em parte, feita de comboio, e pretendia seguir para Liubliana. Deixaram-me numa gasolineira na estrada para Liubliana. Era uma moça, a Violeta, que limpava os vidros dos carros. Ajudei-a, na mira de encontrar quem me levasse. Até que um senhor me levou para Novo Mesto, já ao cair da noite. Mais uma pessoa boa no meu caminho. Depois de jantarmos num restaurante com lareira, indicou-me um palheiro cheio de feno ali perto, onde poderia dormir num primeiro andar. Era um casarão feito em madeira trabalhada que dava ares de antigo solar (ver foto).

Igreja de São Marcos em Zagreb - Capeia Arraiana
Igreja de São Marcos em Zagreb

11.8.67 – No dia seguinte continuei para Zagreb, que visitei (ver foto da igreja de São Marcos).

Continuei em direcção a Banja Luca, na Bósnia, num camião. No caminho encontrámos uma prostituta, a quem demos boleia, que começou a mostrar as tetas, mas não quisemos servir-nos dela. Lembro-me de grandes montes barrentos ao longo da estrada. Passámos por Sarajevo e fui dormir a Mostar num albergue da Juventude que acolhia todos, jovens e não jovens, onde cheguei alta noite. Não puseram carimbo no cartão.

Dubrovnik - Capeia Arraiana
Dubrovnik

12.8.67 – Em Mostar, junto da célebre ponte havia um pequeno museu. O guia deste chamou-me para o visitar mas, no fim pediu bastante dinheiro. Serviu-me de exemplo para não aceitar certos convites. Nem o facto de a visita ter sido também para um casal espanhol me confortou. Sempre refartei ter pago esse dinheirão, apenas para ver as calças largas do sultão e pouco mais. Visitei depois a linda cidade medieval de Dubrovnik (ver foto).

13.8.67 – Segui para Titograd, hoje Podgorica, capital do Montenegro, Pec, Pristina, ambas no actual Kosovo.

Por entre montanhas e florestas no Kosovo - Capeia Arraiana
Por entre montanhas e florestas no Kosovo

14.8.67 – Segui por Titovosovo e, por montanhas e estradas em construção, onde era quase impossível circular, em direcção a Skopje, por onde um casal checo me levou num velho Skoda, tendo dormido na tenda deles. Só depois me apercebi da minha loucura aventureira, já que não passava carro nenhum e a estrada em construção corria entre montes e florestas (ver foto). Felizmente estava prevenido com pão e leite. Entrei na Macedónia com eles, de quem me separei em Skopje. Mais uma vez encontrei gente muito boa.

15.8.67 – Assisti aí numa ponte sobre o rio Vardar a um festival de paraquedistas.

Parthénon em Atenas - Capeia Arraiana
Parthénon em Atenas

Cariátidas do Templo de Atena - Capeia Arraiana
Cariátidas do Templo de Atena

Estátua de Poséidon no Museu Nacional de Arqueologia - Capeia Arraiana
Estátua de Poséidon no Museu Nacional de Arqueologia

Em 16 de Agosto (tenho carimbo no passaporte), segui até à fronteira de Gegvelija e entrei na Grécia por Evzonoi, tendo descido até Atenas. Tenho um carimbo do albergue de Atenas sem data. Devo ter ficado duas noites em Atenas, em 17 e 18, onde visitei museus e o Parthénon. O Museu Nacional Arqueológico foi uma das visitas (ver postal da estátua de Poséidon). Já era noite quando fiquei largo tempo no Parthénon a ouvir jovens a tocar guitarra e a cantar. Conheci então uma francesa anafada. Eros apoderou-se de mim e teve amores com ela mesmo nuns penhascos em frente às Cariátides (ver fotos). Acabei por pernoitar, em 19 de Agosto, na camioneta do grupo dela, deitado no chão, dentro do saco-cama. Outras pessoas do grupo dela fizeram o mesmo.

Depois, em 20 de Agosto, subindo por Larisa, Katerini, Tessalónica cheguei a Kavala, onde dormi na praia, mas em pijama e no saco-cama.

21.8.67 – No dia seguinte lavei-me e barbeei-me num fontenário em tronco nu, mesmo com presença de pessoas. Segui por Xanthi, Komotini e entrei na parte europeia da Turquia.

Desfile de tropas turcas junto de Edirn - Capeia Arraiana
Desfile de tropas turcas junto de Edirn

Tenho um carimbo de saída da Grécia e outro de entrada na Turquia em 23 de Agosto por Edirne. Era a primeira vez que ia à Turquia. Em Edirne assisti a um desfile de tropas turcas (ver foto). Na estrada que leva de Edirne a outra cidade passavam muitas carroças carregadas de melancias e sementes de girassol. Deram-me algumas e uma melancia pequena. Serviram para enganar o estômago nessa tardinha.

Chegou a noite e não conseguia boleia. Pus-me debaixo de um candeeiro a pedir boleia. Parou um carro que já levava alguém dentro. Perguntei-lhe se ia para Istambul e, tendo dito que sim, entrei no carro. À chegada a Istambul, já passava da meia-noite, o chauffeur queria dinheiro. Discutimos em plena Praça em frente da Mesquita Azul, argumentando eu que lhe tinha pedido boleia e ele parara, pelo que não teria de lhe pagar. Veio a polícia a quem contei o sucedido-que tinha feito sinal de pedir boleia. Ao verificarem que o carro trouxera outros passageiros, livraram-me de pagar. Passei a saber que os carros amarelos com uma faixa de riscas pretas eram táxis e nunca mais lhes pedi boleia. O albergue era imundo, com lençóis negros de pó. Felizmente tinha comigo o saco-cama. Muitos hippies dormiam no telhado, na Pierre Loti Cadessi. Apesar de ser tarde, eu consegui lugar lá dentro. Não puseram carimbo.

(Fim da Etapa 07.)

:: ::
«Viagens dum Globetrotter», por Franklim Costa Braga

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
José Carlos Lages
José Carlos Lages

Origens: Ruivós (Sabugal) :: :: Fundador e Administrador do «Capeia Arraiana» :: :: Crónica: «A Cidade e as Terras» :: ::

 Artigo Anterior Juvenis do Sabugal são campeões distritais
Artigo Seguinte   Uma «Boca» cheia de «Cena»

Artigos relacionados

  • Covid-19 no distrito da Guarda (25.01.2021)

    Terça-feira, 26 Janeiro, 2021
  • São Paulo festeja-se a 25 de Janeiro em Ruivós

    Segunda-feira, 25 Janeiro, 2021
  • Marcelo à primeira volta

    Segunda-feira, 25 Janeiro, 2021

Leave a Reply Cancel reply

Publicidade

Capeia Arraiana - Edição Diária

  • 5166 days ago

REGRAS DO CONFINAMENTO (15.01 A 30.01.2021)

GOVERNO DE PORTUGAL

Confinamento Janeiro 2021
Clique na imagem para ampliar

PESQUISAR

PASSODOBLE – RAIA DO SABUGAL

https://capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2013/05/CapeiaArraiana_PassedobleSabugal.mp3

DISTRITO GUARDA – ACTUALIZAÇÃO SEXTA-FEIRA

QUADROS CORONAVÍRUS

Distrito da Guarda - Coronavírus (Covid)
Clique para ver o artigo e o quadro actualizado

>> PUB – PARCERIA

PTServidor

PTServidor Alojamento Web
Clique para visitar PTServidor

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Aldeias Históricas de Portugal
Clique na imagem para aceder à página online

>> PUB – PARCERIA

SOVIAJAR.COM

Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens
Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens

PUB

BAR LA CABAÑA
Alfaiates


Bar La Cabaña - Alfaiates - Sabugal
Clique para visitar a página no Facebook

PUB – VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE VINHOS

EMBLEMATIKAWARD - DISTRIBUIÇÃO E COMÉRCIO

Emblematikaward-Distribuição e Comercio
Clique para visitar Emblematikaward no Facebook

PUB

MIGUEL TOMAZ
Conservação e Restauro Arte Sacra e Mobiliário


Miguel Tomaz - Conservação e Restauro
Clique para visitar Facebook de Miguel Tomaz

>> FUNERÁRIA TÓ MANÉ

Rua 5 de Outubro, 24 - Sabugal

Funerária TóMané - Sabugal
Clique para visitar Facebook da Funerária Tó Mané

NTR – RÁDIO NETWORK

NTR RADIO NETWORK ONLINE

NTRADIO - Clique na imagem para ouvir a emissão online
Clique na imagem para ouvir a emissão online

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

CELEBRAÇÕES EM DIRECTO
Diariamente


Capeia Arraiana
Clique na imagem para assistir em directo às celebrações

VISITANTES ON-LINE


Top Posts & Pages

  • São Paulo festeja-se a 25 de Janeiro em Ruivós
  • O Poder é um vício!
  • Hoje está muito frio!
  • Nova poluição 5G (11.1)
  • Serra da Malcata na SIC
  • Covid-19 no distrito da Guarda (25.01.2021)
  • Temos cá tudo e tanto (10)
  • Marcelo à primeira volta
  • Casteleiro – estórias da vida e da Tropa! (7)
  • D. Dinis - dois filhos legítimos e sete naturais

Comentários recentes

  • António Martins em Temos cá tudo e tanto (10)
  • António Martins em Temos cá tudo e tanto (10)
  • António Martins em Temos cá tudo e tanto (10)
  • Fátima Lages em São Paulo festeja-se a 25 de Janeiro em Ruivós
  • Manuel Rodrigues em Imagem histórica – o Sabugal em 1941

ARQUIVO MENSAL

ARQUIVO CATEGORIAS

PARA RECORDAR…

  • leitaobatista
    Casal de Cinza evoca António Monteiro da Fonseca leitaobatista Sábado, 11 Fevereiro, 2017
  • Manuel Leal Freire
    Poético Rochedo Manuel Leal Freire Domingo, 2 Abril, 2017
  • José Carlos Lages
    Contratações e ajustes no Município do Sabugal (58) José Carlos Lages Terça-feira, 8 Agosto, 2017
  • leitaobatista
    Tony Carreira e Delfins nas Festas da Cidade leitaobatista Quarta-feira, 18 Julho, 2007
  • José Carlos Lages
    Capeia Arraiana no Campo Pequeno (3) José Carlos Lages Segunda-feira, 31 Maio, 2010

CALENDÁRIO – SELECCIONAR ARTIGOS POR DIA

Fevereiro 2019
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  
« Jan   Mar »

SONDAGENS – ARQUIVO

Sondagens
Clique para ver sondagens arquivadas

MEDIA REGIONAL

BEIRA.PT
beira.pt

JORNAL A GUARDA
Jornal A Guarda

JORNAL DO FUNDÃO
Jornal do Fundão

JORNAL O INTERIOR
Jornal O Interior

JORNAL TERRAS DA BEIRA
Jornal Terras da Beira

RÁDIO ALTITUDE.FM
Rádio Altitude.FM

RÁDIO CARIA
Rádio Caria

RÁDIO COVA DA BEIRA
Rádio Cova da Beira

RÁDIO COVILHÃ
Rádio da Covilhã

RÁDIO ELMO
Rádio Elmo de Pinhel

RÁDIO F
Rádio F da Guarda

RÁDIO FRONTEIRA
Rádio Fronteira de Vilar Formoso

SIC GUARDA
SIC GUARDA

BLOGUES RAIANOS

ÁGUAS BELAS
Maria Rosa Afonso

ALDEIA DO BISPO
Aldeia do Bispo no Sapo (Gil Nabais)

ALDEIA VELHA
aldeiavelha.com (autor desconhecido)

Raianos no Facebook (Nuno Vinhas)

BADAMALOS
Badamalos no Sapo (João Afonso)

BENDADA
Notícias da Bendada (Ilídio Gomes)

BISMULA
Histórias da Bismula (José Barradas)

CARVALHAL DO CÔA
Labirintos e Caminhos (associação)

CASTELEIRO
Gazetilha Serra d'Opa (José Carlos Mendes)

Viver Casteleiro (António Marques)

ESCABRALHADO
Escabralhado (Adelaide M.)

MALCATA
Malcata.Net (José Nunes Martins)

MARTIM PÊGA
Martim Pêga - Sabugal (Jerónimo Janela)

OZENDO
ARCO - Associação Recreativa Cultural Ozendo

QUADRAZAIS
Aldeia de Quadrazais (Marco Balsinha)

QUARTA-FEIRA
Amigos da Quarta-Feira (Antero Costa)

RENDO
A.C.D.R. de Rendo

RUIVÓS
Associação Amigos Ruivós (Gonçalo Pires)

SOITO
Domus Museu (Tita e Josué Rito Dias)

TORRE
A.C.R. da Torre (Vários)

VALE DE ESPINHO
Desabafos (Maria Alice Almeida)

VALONGO DO CÔA
Aldeia da Ponte de Sequeiros (Luís Silvestre)

VILAR MAIOR
Vilar Maior, Minha Terra, Minha Gente (Júlio Marques)

BLOGUES PERSONALIZADOS

ASSOC. CULT. REC. VILA MENDO
Luís Filipe Soares

CRÓNICAS DO ROCHEDO
Carlos Barbosa de Oliveira

MARMELEIRO
Francisco Barbeira

ROCK EM PORTUGAL
Aristides Duarte

31 DA ARMADA
Rodrigo Moita de Deus

ALVEITE GRANDE
Luís Ferreira

CCSR BAIRRO DA LUZ
Alexandre Pires

CORREIO DA GUARDA
Hélder Sequeira

NA ROTA DAS PEDRAS
Célio Rolinho

PEDRO AFONSO
Fotografia

PORTUGAL NOTÁVEL
Carlos Castela

BOMBEIROS

  • Bombeiros Voluntários Sabugal
  • Bombeiros Voluntários Soito

FACEBOOK - ALDEIAS E FREGUESIAS DO SABUGAL

  • Aldeia do Bispo
  • Aldeia Velha
  • Alfaiates
  • Badamalos
  • Bismula

FACEBOOK - EM DESTAQUE

  • Descendentes do Concelho do Sabugal
  • Naturais e Descendentes Concelho Sabugal
  • Sabugal – do is it better
  • Turismo Sabugal

LIGAÇÕES ÚTEIS

  • Códigos Postais (Portugal)
  • Google – Tradutor de textos

PORTAIS OFICIAIS

  • Câmara Municipal do Sabugal
  • Município do Sabugal no Facebook

PORTAIS REGIONAIS

  • Aldeias Históricas de Portugal
  • Associação Transumância e Natureza
  • Grande Rota do Vale do Côa
  • Guarda Digital
  • Transcudânia

PORTAIS SABUGAL

  • ADES – Assoc. Desenv. Sabugal
  • Casa do Concelho do Sabugal

SABUGAL – METEOROLOGIA

Sabugal - Meteorologia

CAPEIAARRAIANA.PT

Logo Capeia Arraiana

FACEBOOK

Capeia Arraiana no Facebook
Clique na imagem para ir para o Facebook


TWITTER

Follow Capeia Arraiana Twitter
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana no Twitter

COPYRIGHT CAPEIA ARRAIANA

Licença Creative Commons
Clique na imagem para ler o copyright do Capeia Arraiana

GOOGLE PAGERANK


PageRank Checking Icon


BLOGARAMA

Follow me on Blogarama
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana

Receber os novos artigos por Email

Insira o seu email para receber os novos artigos do Capeia Arraiana

TRANSLATE – TRADUZIR TODA A PÁGINA

Blog Stats

  • 3.009.947 hits

Blog Stats

  • 3.009.947 hits

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.