Realizou-se no fim-de-semana de 9 e 10 de Fevereiro no Ginásio do Sassoeiros, Cascais, o Open Internacional de Subbuteo. No sábado disputaram-se os jogos entre dois jogadores e no domingo os de equipas. Mais conhecido em Portugal como futebol de mesa, é um jogo de futebol à escala reduzida. Destaque especial para a participação no Torneio do campeão nacional francês de sub-19, Theo Modeste, que ocupa o 4.º lugar do ranking U19 da FISTF-Federation International Sports Table Footebol. O jovem Theo é filho da luso-francesa Anne-Maria Leitão e neto de dois sabugalenses, Edite Leitão, de Águas Belas, e Manuel Leitão, de Ruivós, emigrados desde os anos 60 em Paris.

O luso-francês Theo Modeste foi a grande figura do torneio internacional de Subutteo que que se realizou no Ginásio do Sassoeiros em Cascais. Filho de emigrantes portugueses, é campeão nacional francês de Sub-19. Ocupa o 4.º lugar do ranking U19 da FISTS e faz parte da seleção francesa que está a disputar o Campeonato do Mundo, tendo também já garantido a presença no Campeonato do Mundo de sub-19.
Estiveram em competição as equipas (de quatro elementos) do Sassoeiros, do Sporting Clube de Portugal, do Clube Os Belenenses e os franceses do FTC Issy-les-Moulineaux.

.
Alguns familiares de Theo Modeste a residir na região da Grande Lisboa fizeram questão de estar presente no pavilhão assistindo e apoiando o jogador de descendência raiana.
Apesar de ser uma modalidade pouco praticada em Portugal o nosso país tem uma equipa a competir no campeonato do Mundo. A Seleção portuguesa ocupa neste momento o terceiro lugar do Grupo 4 com três pontos. França e Espanha lideram a classificação com sete pontos, com a Inglaterra a ocupar o último lugar sem qualquer ponto somado.


jcl
Leave a Reply