Apenas meia dúzia de notas, pois esta semana não trouxe nada de novo em matéria de televisão: mais do mesmo e mais nada… Com uma novidade péssima. Esta semana o «Queridas Manhãs» da SIC bateu mesmo no fundo.

1 – Ontem, terça-feira, a 1.ª semi-final do Festival da Eurovisão não ganhou mais do que 1 milhão de espectadores. É pouco, para o maior evento de música do mundo (coisa que li por aí).
2 – No mês de Abril, os canais abertos emitiram quase 6.200 notícias (isso significa que baixaram «a dose» em quase 6% relativamente a Março). Cada notícia durou em média 2 minutos, segundo estudo publicado pela Marktest. A RTP 1, que é o canal com menos audiências, foi a estação que emitiu maior número de notícias: 2.350 trabalhos noticiosos, com a duração total de quase 80 horas!
3 – Futebol e um pouco de ténis, pois João Sousa foi o grande herói da semana e o Porto foi campeão consagrado e festejado – este foi o assunto mais propalado nos últimos dias. Mas também a saída de Sócrates do PS e, claro, o caso Manuel Pinho-EDP (mais BES, etc.).
4 – Incrível o que leio no ‘Zapping’: «O “Queridas Manhãs” teve ontem a edição menos vista do ano e teve tantos espectadores como “Investigação Criminal”, série da madrugada da SIC. O programa apresentado por Júlia Pinheiro e João Paulo Rodrigues não fez melhor do que 144,500 espectadores em média. Com 1,5 de rating e 13,6% de quota média de mercado, o “Queridas Manhãs” levou a SIC a ficar em terceiro lugar no período de emissão».
5 – Eis por fim as sudiências de ontem, terça: RTP1 – 14,3% (saudemos a pequena subida devida à Eurovisão, apesar de tudo…); RTP2 – 1,3%; SIC – 16,3%; TVI – 21,7%; Total CABO – 33,8%; Outros – 10,8%. Números do ‘Zapping’.
:: ::
«Postal TV», por José Carlos Mendes
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2011)
:: ::
Leave a Reply