• NOTÍCIAS
    • Notícias
    • Entrevista
    • Reportagem
    • Primeira Página
  • CRONISTAS
    • Cronistas
    • Crónicas
    • Opinião
    • Poesia
  • Documentários
  • FICÇÃO/GÍRIA
    • Ficção (Artigos)
    • Ficção (Arquivo)
    • Gíria Quadrazenha
  • História
  • Acontecimento Ano
  • Personalidade Ano
  • FICHA TÉCNICA
    • Ficha Técnica
    • O Primeiro…
    • A Cidade e as Terras

Menu
  • NOTÍCIAS
    • Notícias
    • Entrevista
    • Reportagem
    • Primeira Página
  • CRONISTAS
    • Cronistas
    • Crónicas
    • Opinião
    • Poesia
  • Documentários
  • FICÇÃO/GÍRIA
    • Ficção (Artigos)
    • Ficção (Arquivo)
    • Gíria Quadrazenha
  • História
  • Acontecimento Ano
  • Personalidade Ano
  • FICHA TÉCNICA
    • Ficha Técnica
    • O Primeiro…
    • A Cidade e as Terras
Home  /  .Opinião • Passeio pelo Côa • Sabugal  /  A vida é contradição
30 Janeiro 2018

A vida é contradição

Por António Emídio
.Opinião, Passeio pelo Côa, Sabugal antónio emídio, vida Deixe Comentário

Dentro do Homem existe a capacidade de tomar atitudes racionais e irracionais, atitudes de destruição e construção, e capacidade de ajudar ou destruir o seu semelhante.

A contradição da Vida - António Emídio - Capeia Arraiana
A contradição da Vida

Isto, querido(a) leitor(a), significa que o Homem possui dentro dele uma contradição que é ao mesmo tempo uma mistura de força e debilidade, de paixão e sujeição, por tudo isto, o Homem está sempre em conflito com ele próprio e, apesar da procura da sua paz interior, está continuamente em desassossego e angústia.

Este conflito interno em casos extremos pode levar à loucura, ao homicídio e ao suicídio. Dominar a parte irracional do próprio – Eu – é uma luta que o Homem trava toda uma vida, mas essa luta está sempre exposta ao fracasso, basta não a vencer para se ser um joguete toda uma vida das suas próprias paixões, e mesmo que consiga ser socialmente respeitável, é um fracassado ética e humanamente.

O momento histórico que atravessamos é um exemplo do que acabo de escrever, suicídio, violência, corrupção política e económica, desinteresse total e absoluto por cargos de responsabilidade que se ocupam, interessando-se somente pelo que deles se pode usufruir monetária e socialmente (salvo as honrosas excepções), ocupação de outros cargos por pessoas semianalfabetas, e todo um rol de miséria moral. A este tipo de gente, nem a educação, e nem a religião os tirou da irracionalidade.

O que resta querido leitor? A diferença, mas esta é considerada subversiva pelo poder e pela sociedade.

Democracia e Corrupção

«Vírus informáticos atacaram escutas da Operação Marquês no momento da intercepção»,
(Semanário «Expresso», 20/1/2018).

Eu não sei como este caso da Operação Marquês vai acabar, ou se algum dia terá fim! Uma coisa eu sei, em Portugal, o poder é anónimo e impessoal, significando isto que quando eu vou votar, seja em que eleições sejam, não vou votar para aqueles que irão ter o poder, mas sim para aqueles que irão governar o Povo Anónimo, ou seja, a Democracia está controlada e obedece a toda uma série de interesses do poder económico e também político.

A Democracia, só é Democracia quando o Boletim de Voto tiver mais força e poder do que os interesses de uma minoria corrupta e endinheirada.

:: ::
«Passeio pelo Côa», opinião de António Emídio
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Junho de 2008)

:: ::

Partilhar:

  • WhatsApp
  • Tweet
  • Email
  • Print

Relacionados

Partilhar nas Redes Sociais
Share on Facebook
Share on LinkedIn
Share on Twitter
Share on StumbleUpon
Share on Reddit
Share on Tumblr
Share on Delicious
Share on VK
Share on Whatsapp
António Emídio

Origens: Sabugal :: :: Crónica: «Passeio pelo Côa» :: ::

 Previous Article Voando sobre um ninho de cucos
Next Article   Exposição de Pintura na Casa da Esquila

Related Posts

  • Incitamento à destruição dos valores

    Terça-feira, 30 Abril, 2024
  • Tradição e culto ao novo

    Terça-feira, 23 Abril, 2024
  • Vamos ter Donald Trump novamente?

    Terça-feira, 16 Abril, 2024

Leave a ReplyCancel reply

Social Media

  • Connect on Facebook
  • Connect on Twitter

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2025. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
 

Loading Comments...