Uma estadia curta, um dia ou dois. Para turistas que gostam de visitar várias cidades em pouco espaço de tempo, ficar muito tempo em um lugar só lugar não é o ideal. E para as pessoas que fazem isso, o World Travel Awards entrega todos os anos os melhores destinos para tal com o prémio de melhor cidade para um city break, que é justamente essa estadia curta. No ano de 2017, pela primeira vez, Lisboa venceu o prémio na cerimónia realizada no Vietnam.
Lisboa consegue juntar o melhor para os turistas que ficam pouco tempo na cidade, e não é surpresa ter ganhado o World Travel Awards. A cidade é destaque mundial na arte, culinária e entretenimento. Em 2016, a capital portuguesa ganhou o mesmo prémio, só que pela Travel Media Awards.
A arte na rua é um cartão-postal excelente para os turistas. Uma das capitais mundiais da arte urbana as ruas de Lisboa trazem obras de artistas famosos como Bordalo II, Sérgio Odeith, Finok, André Saraiva e tantos outros. Basta andar por alguns minutos em passeio para perceber a atenção que a capital portuguesa tem com a arte.

Não só nas ruas que a arte está presente. Os museus são uma importante parte cultural de Lisboa, e há mais de 15 na cidade e região. Alguns são indispensáveis para os turistas, como a Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa, um espaço dedicado para homenagear os grandes artistas de fado que fizeram sucesso em Portugal.
Além da Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa, a Cinemateca Portuguesa é um cinema do museu que valoriza as produções nacionais com exposições e muita história que é contada nas salas do lugar.
Esses citados algures são só dois daqueles que são essenciais para conhecer a cultura portuguesa, mas há vários outros que merecem uma visita, mesmo que seja por alguns minutos.
Entre outros pontos turísticos famosos, está a Praça do Comércio, um lugar histórico e inaugurado há muitos séculos. A Torre de Belém, construída no século XVI, está às margens do rio Tejo e proporciona uma das mais belas vistas da cidade. E para os que quiserem saber mais do passado descobridor de Portugal, o Padrão dos Descobrimentos rende óptimo entretenimento.

Já na parte dos desportos, Lisboa também é uma cidade que não decepciona. A capital portuguesa, além do tradicional futebol com o Benfica, é uma das referências portuguesas no póquer. Lá, tu podes praticar esse desporto de cunho estratégico no Casino Lisboa, que fica aberto todos os dias da semana.
Não é só de entretenimento e arte que uma cidade precisa destacar-se para ganhar o título de melhor city break do mundo. A culinária e hospedagem são dois pontos muito importantes para isso, e Lisboa faz bonito.
Os pratos típicos de Lisboa, como caracóis, pipis, iscas, favas e peixinhos da horta são pedidas certas nos bares e restaurantes da cidade. A capital portuguesa tem uma culinária diferenciada e restaurantes que são sucesso além de Portugal.
Já no assunto hospedagem, Lisboa tem alguns hotéis cinco estrelas, como Altis Grand Hotel, InterContinental Lisbon, The Vintage Lisboa e outros.
É fácil encontrar uma hospedagem de luxo, assim como é para achar algum hostel barato e que atende as necessidades de uma visita curta. Afinal, para os que aproveitam Lisboa como um city break, há tanto o que visitar e conhecer que a hospedagem torna-se um lugar apenas para dormir e descansar quando as pernas não estão mais a aguentar.
Se sobrar tempo após visitar tantos lugares e conhecer a cultura de Lisboa, uma ida à praia é o ideal. Pertinho de Lisboa, a cerca de 30 minutos de viagem, é possível conhecer praias como a Guincho, Grande e Adraga.
Com tanto o que fazer e conhecer, é fácil encantar-se com Lisboa. Reconhecida mundialmente como um lugar excelente para o turismo, uma visita na capital portuguesa é garantia de diversão e entretenimento.
:: ::
Ligações nas palavras sublinhadas no texto para mais informação mais desenvolvida.
:: ::
jcl
Lisboa está bonita e cosmopolita. O turismo é um investimento rentável.