O sucesso de qualquer televisão parece ser o futebol. São estes os programas que maiores audiências trazem a cada canal. A RTP 1 está nos 10 ou 12 por cento. Mas os «seus» jogos de futebol arrasam…

Com quatro horas de informação nesta semana, os três assuntos mais noticiados nas nossas TVs todas foram os seguintes (sem surpresa):
– Incêndios;
– Professores;
– Futebol.
Para não dedicar mais um Postal ao Futebol, vamos concentrar-nos agora nos incêndios e nos professores, já que desisti de registar as calinadas que os repórteres cometem em directo e não só. São asneiras atrás de asneiras. A vítima é sempre a Língua Portuguesa. Ou o verbo não concorda com o sujeito, ou os adjectivos não concordam com os substantivos… ou a leitura dos textos sai deformada – até isso -, ou (coisa mais tramada ainda) o que está escrito está com erros.

Os Professores
Penso que nas TVs esta foi a semana do Professor. Dos prejudicados pela actual legislação. E das suas reclamações. O Governo foi negociando até onde o Orçamento o permite. As partes em diálogo chegaram já a alguns pontos de convergência e aparentemente vão continuar a aproximar-se, tanto quanto seja finaceiramente possível: mesmo a contagem de tempo são dinheiro, evidentemente.
Os incêndios
O Relatório mais célebre dos últimos tempos (o que é que se passou em Pedrógão Grande?) foi conhecido pelo menos parcialmente. Essa é a discussão nas TVs: o que falta conhecer? O que implica essa parte submersa? Que medidas têm mesmo de ser implementadas para que baste o que a Natureza raz, sem a amplificação trazida pela inépcia e pelo laxismo humano de quem não pode «dormir na forma».
Obrigado, Bombeiros de Portugal.
:: ::
«Postal TV», por José Carlos Mendes
:: :: :: :: ::
Caro José Carlos Mendes…
É «apenas» um número redondo mas na prática corresponde a duzentas (200) semanas ininterruptas a analisar o que de melhor e de pior nos dão as nossa televisões.
Trabalho de investigação jornalístico, estatístico e opinativo que nos alerta, semanalmente, para os critérios (?!) editoriais das direcções das estações televisivas portuguesas.
Os meus parabéns e reconhecimento pela qualidade destes 200 «postais tevês».
:: ::
José Carlos Lages
Obrigado, Zé Carlos Lages. Mas acho que apenas faço o meu dever de casteleirense / sabugalense: um apoio aos nossos amigos que me lêem. Mas acho que sabes uma coisa: faço isto com um prazer enorme, semana a semana, meu caro!!!!!!