É tempo de… viajar! (1)

José Carlos Lages - Capeia Arraiana - Orelha

Um dia li (infelizmente não recordo onde) um pensamento que, mais ou menos, dizia: «Quando sentimos que não temos lugar no nosso mundo, temos o mundo todo ao nosso alcance. É só sair e procurar.» Até porque, um dia é preciso parar de sonhar e partir. Tenho lugares sagrados nas minhas raízes e tenho paisagens pelas quais me apaixonei ao longo da vida. Tenho livros que me ajudaram a crescer e tenho o livro (do eterno viajante aviador) que me seduziu: «O Principezinho». De tempos a tempos vou passar a partilhar notícias, dicas e propostas no «Diário de Bordo. É tempo de… viajar!» Carpe Diem.

«Viver Termas» nas Termas do Cró - Capeia Arraiana

«Vive Termas Centro» nas Termas do Cró (Foto: D.R.)

«Viva Termas Centro» nas Termas do Cró

As Termas do Cró, a cerca de 15 quilómetros do Sabugal, receberam a iniciativa «Viva Termas Centro», uma série de actividades para toda a família no dia 14 de Outubro que incluem passeios interpretativos, workshops e uma experiência termal.
As actividades começaram pelas 9h30 da manhã com um passeio interpretativo de seis quilómetros, no Sabugal, seguido de uma experiência termal entre as 11h30 e as 12h30, e de uma visita a uma produção agrícola, com magusto e transferes incluídos.
A Companhia Boca de Cão – Teatro de Rua e Formas Animadas apresentou o espectáculo «Alforria – A vida numa carroça» às 18:30 horas.
A iniciativa «Viva Termas Centro» faz parte da programação do projecto Termas Centro que «tem como objectivo dinamizar as 22 estâncias termais da região centro, proporcionando às famílias fins de semana diferentes, com actividades no âmbito da natureza, da gastronomia, da saúde e bem-estar e da cultura».
Esta iniciativa também tem o objectivo de «desmistificar a ideia de que ir às termas é uma actividade exclusiva dos mais sénior».
As Termas do Cró foram a 14.ª estância termal a receber o Ciclo de Eventos, a terceira no distrito da Guarda.
:: ::
 

Symphony of the Seas - Capeia Arraiana

Symphony of the Sea – o maior navio de cruzeiros do mundo

Royal Caribbean divulga novidades sobre o «Symphony of the Seas»

A Royal Caribbean está a divulgar novidades sobre o Symphony of the Seas, que será o maior navio de cruzeiros do mundo quando for inaugurado em Abril de 2018.
O Symphony of the Seas, com mais de 230 mil toneladas de arqueação bruta, 16 decks e capacidade para 5.500 passageiros em ocupação dupla nos seus 2.774 camarotes, dispõe de mais camarotes com varanda para o exterior e para a Boardwalk que o Harmony of the Seas, navio da mesma classe.
A Ultimate Family Suite, que oferece alojamento para oito pessoas em dois quartos, dispõe de características especiais como um escorrega que conecta um dos quartos à sala, no andar de baixo, uma parede Lego, uma mesa de air-hockey, uma sala ao estilo de cinema 3D com uma máquina de pipocas e uma videoteca. A respectiva varanda da Ultimate Family Suite conta com 80 metros quadrados, uma mesa de bilhar, uma banheira de hidromassagem e uma parede de escalada.
As áreas públicas do Symphony estão organizadas em sete «bairros», Broadwalk, Central Park, Entertainment Place, Pool and Sports Zone, Royal Promenade, Youth Zone e Vitality at Sea Spa & Fitness Center.
O conceito da Boardwalk foi reimaginado com a introdução do Playmakers Sports Bar & Arcade, um bar com 30 televisores para fãs de desporto e de videojogos onde são servidas bebidas e petiscos e são organizadas competições amigáveis de jogos populares, e com a Sugar Beach, uma loja de guloseimas que promove actividades para família relacionadas com pastelaria. Este bairro conta ainda com o Aqua Theatre onde é possível contemplar as estrelas e assistir a espectáculos acrobáticos.
O Symphony vai contar com uma série de espectáculos a bordo como o musical Hairspray, no Royal Theatre, a sátira Flight, sobre a evolução da aviação com homenagem aos irmãos Wright, o espectáculo aquático HiRo, e o espectáculo de patinagem 1977.
Em relação a opções gastronómicas, o Symphony dispõe de 20 restaurantes de especialidade nos seus diferentes bairros, entre os quais o restaurante Hooked, com marisco fresco ao estilo de New England, o restaurante mexicano El Loco Fresh, o Johnny Rockets, um restaurante ao estilo dos anos 50, e os “clássicos” da Royal Caribbean como o Wonderland Imaginative Cuisine, o Jamie’s Italian by Jamie Oliver, o 150 Central Park, o Izumi Hibachi and Sushi e o o Park Café.
O Symphony of the Seas vai entrar em actividade no Mediterrâneo depois da sua inauguração em 2018, e a Royal Caribbean está a promover um circuito com saída de Barcelona a 6 de Maio, e escala em Palma de Maiorca (Espanha), Provence (França), Pisa (com acesso a Florença), Roma e Nápoles (Itália), antes do regresso ao porto de partida.
Este cruzeiro, «Rota dos Príncipes», tem a duração de sete noites em regime de pensão completa e o preço inicial de 1.141 euros por pessoa em camarote interior (ocupação dupla), com taxas incluídas. Este preço já inclui descontos e ofertas em vigor e não inclui gratificações.
A partir de 24 de Novembro, o Symphony vai estar a fazer cruzeiros de sete noites nas áreas orientais e ocidentais das Caraíbas, a partir do porto de Miami.
:: ::
 

Guerra das Estrelas na Disneyland Paris - Capeia Arraiana

Guerra das Estrelas na Disneyland Paris

Campanha de Promoções para a Disneyland Paris

As agências de viagens estão a comercializar desde o início de Outubro a nova campanha de promoções para o Inverno na Disneyland Paris, incluindo o período em que os parques temáticos estarão decorados a rigor para o Natal ou a celebrar a Temporada da Força.
A nova campanha, que oferece até duas noites grátis, é para reservas entre hoje e 15 de Novembro e é para chegadas aos parques da Disneyland Paris de 1 de Novembro a 20 de Março.
As crianças menores de sete anos, desde que a partilhar quarto com dois adultos, têm voos e alojamento gratuitos, pagando apenas taxas.
Este Inverno a Disneyland Paris promove uma série de actividades temáticas relacionadas com o Natal, de 11 de Novembro a 7 de Janeiro, bem como a Temporada da Força, de 13 de Janeiro a 25 de Março.
O parque Walt Disney Studios vai estar pela primeira vez a celebrar o Natal com espectáculos temáticos, incluindo uma apresentação em video mapping na Torre do Terror.
O parque Disneyland, por sua vez, voltará a exibir as cores típicas do Natal e a apresentar surpresas aos seus visitantes diariamente, incluindo um espectáculo com Coco, o protagonista do novo filme da Disney que chegará aos cinemas em finais de Novembro.
A partir de 13 de Janeiro entra em cena a Temporada da Força, com os personagens mais emblemáticos da Guerra das Estrelas a invadir as ruas dos parques temáticos.
Andar na recentemente renovada HyperSpace Mountain, conhecer o personagem Darth Vader, visitar os destinos de Star Tours: The Adventure Continues ou ver o espectáculo de video mapping da Torre do Terror são algumas das actividades especiais da Temporada da Força.
:: ::
 

Airbus A330neo realizou o primeiro voo teste (Foto: Airbus/P.Pigeyre)

Airbus A330neo realizou o primeiro voo teste (Foto: Airbus/P.Pigeyre)

TAP vai receber o primeiro Airbus A330neo

A Airbus, fabricante europeu de aviões, realizou ontem o primeiro voo de teste do seu novo A330neo, que no futuro será o avião de longo curso da TAP, a qual, por sua vez, será a companhia estreante do novo aparelho, no Verão do próximo ano, como confirmado na cerimónia pelo COO da Airbus.
Tratou-se de um voo de quatro horas e 13 minutos sobre o Sudoeste de França à partida do aeroporto de Toulouse-Blagnac, a que à descolagem assistiram vários convidados.
O aparelho testado foi um A330-900 que a Airbus prevê entre em operação comercial em meados de 2018 e tenha, então, o mais baixo custo médio por lugar voado uma milha na gama dos aviões wide-body de 300 passageiros.
A companhia tem previsto ter dois modelos, o A330-800, que apresenta como o sucessor do A330-200, que é o avião base da actual frota de longo curso da TAP, com capacidade para 257 passageiros, e que a Airbus prevê tenha a sua certificação completa em 2019.
Tal como o A330-900, de 287 passageiros, ontem testado, o A330-800 também é equipado com motores Rolls-Royce Trent 7000.
O avião terá então um alcance de mais 700 milhas náuticas, que “provavelmente” lhe permitirá voar entre Kuala Lumpur e Londres.
As certificações europeia e americana do novo A330 implica 1-500 horas de voos de teste, incluindo 1.100 para o A330-900 e 300 para o A330-800, que deverão ser cumpridas com três aviões de teste.
:: ::
 

Turismo Centro de Portugal - Capeia Arraiana

Turismo Centro de Portugal

Congresso Internacional de Turismo Interno em Espanha
Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência de Promoção Turística Centro de Portugal, vai ser um dos responsáveis turísticos portugueses que participarão, como oradores, no Congresso Internacional de Turismo Interno que decorrerá em Plasencia, na região da Extremadura (Espanha), de 25 a 27 de outubro.
Pedro Machado integrará uma mesa de debate sobre inovação turística, no dia 25. Também nesse dia, Vítor Silva dará o seu contributo num painel dedicado ao turismo gastronómico. Já no dia 26, António Ceia da Silva falará de promoção digital com outros especialistas enquanto José Fernando Gonçalves integrará uma mesa sobre as novas políticas e turismo residencial. Os empresários José Pedro Calheiros e Luis Coelho intervirão num debate de turismo activo e de natureza com outros profissionais do sector privado.
O Turismo Interno é uma alternativa aos tradicionais destinos de sol e praia e representa uma opção interessante para zonas rurais e cidades de pequena e média dimensão.
:: ::
 

:: :: Dica da Semana :: ::
«A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos.» (Fernando Pessoa).
:: ::
 

:: :: Destino da Semana :: ::

Ilha da Madeira - Capeia Arraiana

Ilha da Madeira (foto: D.R.)

Circuito da Madeira (5 Dias/4 Noites) – Partidas de Lisboa e Porto
Voos TAP Air Portugal. Regime de alojamento com tudo incluído.
Viagem em grupo com guia privativo – Beleza Natural, Cultura e Gastronomia
1.º Dia – Porto ou Lisboa / Funchal. Visita aos Miradouros da Eira do Serrado e do Pico de Barcelos.
2.º Dia – Visita cidade do Funchal / Jardim Botânico. Visita ao Mercado dos Lavradores, fábrica de bordados tradicionais e adega de vinhos da Madeira.
3.º Dia – Câmara de Lobos / Cabo Girão / Porto Moniz. Visita a Câmara de Lobos, Cabo Girão, Ribeira Brava, Paul da Serra, Porto Moniz e Miradouro do Véu da Noiva.
4.º Dia – Camacha / Pico do Areeiro / Santana / Machico. Visita à Camacha, Pico do Areeiro, Ribeiro Frio, Miradouro dos Balcões, Porto da Cruz, Machico.
5.º Dia – Funchal / Porto ou Lisboa.
Desde: 685 euros por pessoa/quarto duplo.
Programa completo em: SOVIAJAR.COM
:: ::
 

:: :: Vídeo da Semana :: ::

:: ::

:: ::
«Diário de Bordo. É tempo de… viajar!», crónica de José Carlos Lages

(artigo escrito de acordo com a antiga ortografia.)
jcglages@gmail.com

Deixar uma resposta