A Selecção Nacional de futebol brilhou no jogo em que venceu a Suíça e carimbou o acesso directo ao Campeonato do Mundo de Futebol que vai decorrer na Rússia no próximo ano. A RTP1, com esse jogo, acedeu também – por um bocadinho de uma tarde – ao lugar cimeiro do campeonato das audiências.
Portugal-Suíça: a vitória da RTP
Foi no jogo em que Portugal derrotou a Suiça por 2-0. Portugal esá por isso no Mundial de 2018 a disputar na Rússia.
«Com 25,1 de audiência média e 51,5 por cento de share, o “Portugal-Suíça” garantiu a liderança isolada. Mais de metade das pessoas que estavam a ver televisão nesse período seguiram o jogo transmitido na RTP1 em direto do Estádio da Luz em Lisboa».
Ou seja: 2 milhões e 428 mil espectadores. No pico mais alto, a RTP 1 chegou mesmo aos 61,8 por cento.
E os outros canais?
Exemplos, à mesma hora:
– «Jornal das 8» (TVI): 12,9 por cento – 600 mil a ver;
– «Jornal da Noite» (SIC): 12,4 por cento – 608 mil.
Mas… e o resto desse mesmo dia?
As médias desse mesmo dia, pese embora o salto da RTP por causa dessas duas horitas de futebol, reequilibraram um pouquinho, mas nada de duradouro:
RTP1 – 21,5%
RTP2 – 1,4%
SIC – 15,3%
TVI – 19,5%
Total CABO – 31,9%
Outros – 8,4%
SIC sem TV Globo
«Novo Mundo» acabou. E com esse fim começa o fim do império Globo na SIC. Ou seja: as novelas eram objecto de contrato de fidelização (falemos assim), mas isso começou a acabar…
«O primeiro contrato entre as estações previa que a estação de Carnaxide exibisse todas as novelas (18h, 19h e 21h) e ainda as séries de longa duração». Mas isso foi dantes.
Conclusão: «Gabriela Sobral, diretora de programas de Carnaxide, avançou com a novidade à TV7 Dias. “Vamos passar a ter só uma novela [da Globo], aquela que está em latenight, porque faz sentido. A Globo também tem os seus próprios canais e as suas próprias distribuidoras em Portugal”».
No charco
Apesar dos muitos sucessos de audiências, devo registar que a TVI tem programas que batem completamente no chão. Até parece mentira.
Mas «Biggest Deal – Fora de Horas» «bateu um novo recorde negativo» no seu tempo de exibição. Não passou dos 257 mil espectadores.
:: ::
«Postal TV», por José Carlos Mendes
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2011)
:: ::
Leave a Reply