• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Lisboa • Religião • Sabugal  /  Ser samaritano
Religião - © Capeia Arraiana (orelha)
06 Julho 2017

Ser samaritano

Por leitaobatista
leitaobatista
Lisboa, Religião, Sabugal Lisboa, padre antónio souta, ser samaritano 4 Comentários

Em homenagem ao Padre António Teixeira Souta, que hoje nos deixou, publicamos o texto de uma sua homilia, proferida no Verão de 1974,numa missa campal em que foi celebrante quando visitou a comunidade sabugalense radicada em Lisboa, reunida em convívio na mata do Seminário dos Olivais. O texto demonstra que António Souta era um homem de cultura e um sacerdote apaixonado pelo concelho do Sabugal e pelo seu povo.

Padre António Teixeira Souta

José Régio – um homem da beira-mar a residir então em terras alentejanas -, num poema famoso, queixa-se de uma doença que o atormenta – a saudade – e chama em seu socorro, como remédio, o cheiro da maresia e dos pinheirais da sua Vila do Conde, trazido nas águas do vento.
Julgo que também vós, filhos das serranias das Beiras, a residirdes nestas terras babilónicas da Grande Lisboa, sofreis da mesma doença da saudade – saudade do torrão, onde nascestes e onde vivem vossos familiares e amigos; saudade dos ares puros que respirastes quando crianças e adolescentes; saudade da alegria simples dos vossos conterrâneos; saudade da amizade sincera e desinteressada que se vive naquelas terras frias, mas onde há calor humano.
E creio que foi para mitigardes essa saudade que vos reunistes aqui em alegre convívio, à sombra acolhedora destas árvores frondosas.
E quisestes ainda que alguém viesse das margens do Côa trazer-vos, com a sua presença, a presença das vossas terras amadas.
E aqui estou com muito prazer, um amigo entre amigos, a comungar da vossa alegria, a viver a vossa confraternização, a sentir os vossos anseios e progresso para vós e para as terras que deixastes lá longe e que eu trago comigo.
Trago-vos os ecos de antanho que ainda ecoam nas pedras musguentas dos nossos castelos roqueiros – Sabugal, Sortelha, Alfaiates, Vilar Maior e Vila do Touro.
Trago-vos a sombra amiga das matas de castanheiros, senhores e reis das nossas serras, que com pouco trabalho tão bem pagam a quem os trata, e ainda dos pinheiros, riqueza da nossa gente, que ultimamente têm deixado as nossas terras para se transformarem em pasta de papel.
Trago-vos as nossas montanhas que nos apontam o céu – Monte de S. Cornélio, o mais agreste, mas também o mais imponente; Serra de Malcata, refúgio de javalis selvagens; Serra das Mesas ou dos Fóios, coberta de florestas por onde se espreita para terras de Espanha.
Trago-vos sobretudo o coração dos vossos conterrâneos, esses que vivem as alegrias e as dificuldades do torrão natal, que regam com o suor do seu rosto e que cobrem das flores do seu trabalho. Muitos sabem do nosso encontro aqui através do Amigo do Sabugal e estão connosco em pensamento e em espírito. Muitos desejariam vir também, mas agora é tempo de muito trabalho e o campo é exigente – na altura devida precisa dos braços dos que o cultivam.
Alguns me exprimiram, de viva voz e por escrito, os votos de feliz êxito para esta confraternização dos naturais do concelho do Sabugal.
E trago-vos ainda a voz da Igreja, dessa igreja em que fostes baptizados e fizestes a Primeira Comunhão e talvez a Profissão de Fé, dessa igreja de que guardais a recordação das festas pomposas ou humildes, a muitas das quais continuais a ser fieis, pois é nessa altura que ides à terra natal – na Senhora da Graça, do Sabugal, ou dos Prazeres, do Soito; da Senhora da Póvoa, do Vale ou de Alfaiates; do Santo Antão de Sortelha, ou de Vila Boa ou de Aldeia do Bispo; à Santa Eufêmia, de Quadrazais, ou Senhora do Rosário, de Malcata; ao Senhor dos Aflitos, de Vilar Maior e Rebolosa; e tantas… tantas outras.
Mas trago-vos sobretudo a voz da Igreja, através do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é palavra que orienta, é vida que vivifica, é caminho que se abre aos nossos passos.
E o Evangelho de hoje é escaldante, é brasa que queima, é vento que nos desperta, é tempestade que nos agita.
Ouvimos primeiro, vinda das alturas do Sinai, a voz do Senhor Nosso Deus, trazida até nós por Moisés: «Hás-de ouvir a voz do Senhor, teu Deus, e cumprir os seus Mandamentos e as suas Leis».
«As bermas da estrada não são algemas», escreveu alguém. São os limites da liberdade do automobilista. Só indo entre as bermas vai pelo bom caminho, vai em segurança. Os mandamentos do Senhor não são algemas que acorrentam a nossa liberdade, mas são sinais do trânsito espiritual do homem que indicam à inteligência a verdade e à vontade os caminhos da rectidão e da justiça.
E vem S. Paulo dizer-nos que Cristo é na terra a presença visível de Deus invisível, a palavra de Deus a soar aos ouvidos dos homens. Agora Deus já não fala pelos profetas, como Moisés, mas pelo seu próprio Filho.
E ouvimos precisamente a voz do Filho de Deus: «Amarás o Senhor teu Deus e ao próximo como a ti mesmo». É o único mandamento que Deus impõe ao homem. É o mandamento da caridade, que Cristo alarga aos próprios inimigos.
A caridade tem andado muito desvalorizada. Compete-nos a nós valorizá-la,
dar-lhe carácter sagrado: «Dissestes ao próximo não, foi a mim que o dissestes».
Que seja uma vontade desinteressada de bem-fazer aos outros, sem esperar recompensa, porque nos identificamos com os outros. Como é que eu vivo tranquilo numa casa confortável quando ao meu lado há quem tenha a cobri-lo quatro telhas esburacadas?
A caridade tem que ser intelectual – pôr o homem a valorizar-se. Há um provérbio chinês que talvez venha a propósito: É melhor ensinar a pescar do que dar um peixe.
Na verdade é melhor acender uma vela do que dizer mal das trevas. Não se falta ao amor só quando de fala mal, mas também quando se não faz nada.
Numa parábola do Evangelho aqueles que deviam fazer alguma coisa pelo homem ferido, caído numa valeta do caminho, nada fizeram. São a imagem de tantos grandes e poderosos que, ao longo da história, nada fizeram pela elevação moral e material do seu semelhante. Mas o samaritano, embora aquele que estava ali fosse judeu, seu inimigo portanto, sentiu na sua carne as feridas do seu semelhante e tratou das curar, como curaria as suas.
Este é o caminho do Evangelho, o caminho de Cristo. Um cristão não é egoísta: «Eu estou bem, os outros que se arranjem». Não! Porque eu estou bem e ao meu lado há quem não esteja tão bem como eu, pois vou debruçar-me sobre ele e dar-lhe a mão.
É o que vós, comunidade sabugalense de Lisboa, quereis fazer em relação uns aos outros e àqueles que ficaram nas vossas terras. Pois que Deus vos abençoe nos vossos esforços.
Mas lembrai-vos que, se a caridade é considerada a primeira virtude dos cristãos, não é como uma árvore acima das outras, mas porque infunde todas as outras. Seja então a vossa solidariedade para com os povos de Riba-Côa fundada na humildade, reconhecendo que, por viverdes na cidade e terdes altos estudos, não sois o supra-sumo; na justiça, não queirais subir, fazendo dos outros degraus de escada; na paciência, não queirais tentar fazer num dia o que vai demorar uma geração, como é a reforma de mentalidades; na dedicação, exponde-vos a todos os sacrifícios e contrariedades, dando aos outros alguma coisa de vós mesmos, desde que seja bom; no desinteresse, tudo o que fizerdes, não seja para vosso benefício próprio ou do vosso grupo; na compreensão, pensando que os que vivem lá não têm a vossa mentalidade, os vossos interesses, a vossa visão da vida. É preciso todo um esforço de adaptação para que, indo vós até eles, os tragais até vós, respeitando-lhes as ideias, as crenças, os interesses e ambições pessoais
Isto é caridade, isto é ser samaritano.
:: ::
António Teixeira Souta

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
leitaobatista
leitaobatista

Origens: Sabugal :: :: Crónica: Contraponto :: ::

 Artigo Anterior Postal TV (180)
Artigo Seguinte   Passatempos na aldeia

Artigos relacionados

  • A esperteza de um cura

    Domingo, 1 Dezembro, 2019
  • A caça à baleia e o enterro nos Açores

    Domingo, 24 Novembro, 2019
  • Paulo Leitão Batista - Contraponto - © Capeia Arraiana (orelha)

    Medidas de dinamização do interior

    Terça-feira, 19 Novembro, 2019

4 Comments

  1. Avatar Sales Responder a Sales
    Quarta-feira, 19 Julho, 2017 às 17:24

    Meus sentimentos.

  2. Avatar João Frade Responder a João
    Sábado, 8 Julho, 2017 às 15:16

    Deixo uma homenagem ao homem que com espírito de abnegação, de serviço e de rectidão sempre serviu o povo do Sabugal.

  3. Avatar Luiz Carlos Pereira de Paula Responder a Luiz
    Sexta-feira, 7 Julho, 2017 às 22:29

    Sentidos pêsames à Família

  4. Avatar ferreirapereira- RUI AGONIA PEREIRA Responder a ferreirapereira-
    Quinta-feira, 6 Julho, 2017 às 23:21

    O texto da Homilia proferida no verão de 1974 em missa campal aqui em Lisboa é claramente uma obra de intelectualidade firmada pela eloquência do Padre Souta que pautava a sua grande influência por sabedoria e conhecimentos verdadeiramente espantosos. Convivi de perto com ele, ambos professores no Colégio do Sabugal. E durante muitos anos trocamos correspondência sobre a vida do Colégio e a vida do Sabugal e das suas gentes no concelho. São textos autênticos de obras de arte. O texto agora publicado diz bem do valor do Padre Souta. Perdi um bom Amigo. O Sabugal perdeu uma grande personalidade.Os meus sentidos pêsames à Família enlutada.

Leave a Reply Cancel reply

Publicidade

Capeia Arraiana - Edição Diária

  • 5160 days ago

SONDAGEM – ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Portugal tem condições de saúde para a realização das Eleições Presidenciais?

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...

SONDAGEM – CANDIDATOS

Eleição para Presidente da República

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...
  • Polls Archive
Permitido aos leitores um voto a cada 60 minutos.

REGRAS DO CONFINAMENTO (15.01 A 30.01.2021)

GOVERNO DE PORTUGAL

Confinamento Janeiro 2021
Clique na imagem para ampliar

PESQUISAR

PASSODOBLE – RAIA DO SABUGAL

https://capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2013/05/CapeiaArraiana_PassedobleSabugal.mp3

DISTRITO GUARDA – ACTUALIZAÇÃO SEXTA-FEIRA

QUADROS CORONAVÍRUS

Distrito da Guarda - Coronavírus (Covid)
Clique para ver o artigo e o quadro actualizado

>> PUB – PARCERIA

PTServidor

PTServidor Alojamento Web
Clique para visitar PTServidor

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Aldeias Históricas de Portugal
Clique na imagem para aceder à página online

>> PUB – PARCERIA

SOVIAJAR.COM

Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens
Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens

PUB

BAR LA CABAÑA
Alfaiates


Bar La Cabaña - Alfaiates - Sabugal
Clique para visitar a página no Facebook

PUB – VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE VINHOS

EMBLEMATIKAWARD - DISTRIBUIÇÃO E COMÉRCIO

Emblematikaward-Distribuição e Comercio
Clique para visitar Emblematikaward no Facebook

PUB

MIGUEL TOMAZ
Conservação e Restauro Arte Sacra e Mobiliário


Miguel Tomaz - Conservação e Restauro
Clique para visitar Facebook de Miguel Tomaz

>> FUNERÁRIA TÓ MANÉ

Rua 5 de Outubro, 24 - Sabugal

Funerária TóMané - Sabugal
Clique para visitar Facebook da Funerária Tó Mané

NTR – RÁDIO NETWORK

NTR RADIO NETWORK ONLINE

NTRADIO - Clique na imagem para ouvir a emissão online
Clique na imagem para ouvir a emissão online

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

CELEBRAÇÕES EM DIRECTO
Diariamente


Capeia Arraiana
Clique na imagem para assistir em directo às celebrações

VISITANTES ON-LINE


Top Posts & Pages

  • Temos cá tudo e tanto (10)
  • Para que serve um Presidente?
  • A Mimosa
  • Cogumelos, tartulhos e míscaros...
  • Vamos votar no domingo!
  • D. Gil Vaz Lobo – alcaide de Vilar Maior
  • D. Dinis – a nacionalização das Ordens Militares
  • Manuel Igreja Dinis – padre, professor, jornalista e poeta
  • Túmulo do Rei D. Dinis foi aberto em 1938
  • Casteleiro – estórias da vida e da Tropa! (6)

Comentários recentes

  • ODETE LEITE em D. Gil Vaz Lobo – alcaide de Vilar Maior
  • José Carlos Mendes em Temos cá tudo e tanto (10)
  • Mário Antunes em Temos cá tudo e tanto (10)
  • LUIZ CARLOS PEREIRA DE PAULA em A Mimosa
  • Joaquim Tenreira Martins - em O assalto ao Capitólio

ARQUIVO MENSAL

ARQUIVO CATEGORIAS

PARA RECORDAR…

  • leitaobatista
    Apoiar a agricultura, a pecuária e a silvicultura leitaobatista Terça-feira, 20 Outubro, 2015
  • José Manuel Campos
    Nascente e foz do Côa cada vez mais perto José Manuel Campos Segunda-feira, 24 Outubro, 2011
  • José Carlos Lages
    Morreu uma das crias de lince ibérico José Carlos Lages Terça-feira, 13 Abril, 2010
  • Romeu Bispo
    Memórias sobre o Hospital do Sabugal (4) Romeu Bispo Segunda-feira, 2 Novembro, 2009
  • Ramiro Matos
    Carta a uma amiga judia Ramiro Matos Quinta-feira, 24 Julho, 2014

CALENDÁRIO – SELECCIONAR ARTIGOS POR DIA

Julho 2017
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
« Jun   Jul »

MEDIA REGIONAL

BEIRA.PT
beira.pt

JORNAL A GUARDA
Jornal A Guarda

JORNAL DO FUNDÃO
Jornal do Fundão

JORNAL O INTERIOR
Jornal O Interior

JORNAL TERRAS DA BEIRA
Jornal Terras da Beira

RÁDIO ALTITUDE.FM
Rádio Altitude.FM

RÁDIO CARIA
Rádio Caria

RÁDIO COVA DA BEIRA
Rádio Cova da Beira

RÁDIO COVILHÃ
Rádio da Covilhã

RÁDIO ELMO
Rádio Elmo de Pinhel

RÁDIO F
Rádio F da Guarda

RÁDIO FRONTEIRA
Rádio Fronteira de Vilar Formoso

SIC GUARDA
SIC GUARDA

BLOGUES RAIANOS

ÁGUAS BELAS
Maria Rosa Afonso

ALDEIA DO BISPO
Aldeia do Bispo no Sapo (Gil Nabais)

ALDEIA VELHA
aldeiavelha.com (autor desconhecido)

Raianos no Facebook (Nuno Vinhas)

BADAMALOS
Badamalos no Sapo (João Afonso)

BENDADA
Notícias da Bendada (Ilídio Gomes)

BISMULA
Histórias da Bismula (José Barradas)

CARVALHAL DO CÔA
Labirintos e Caminhos (associação)

CASTELEIRO
Gazetilha Serra d'Opa (José Carlos Mendes)

Viver Casteleiro (António Marques)

ESCABRALHADO
Escabralhado (Adelaide M.)

MALCATA
Malcata.Net (José Nunes Martins)

MARTIM PÊGA
Martim Pêga - Sabugal (Jerónimo Janela)

OZENDO
ARCO - Associação Recreativa Cultural Ozendo

QUADRAZAIS
Aldeia de Quadrazais (Marco Balsinha)

QUARTA-FEIRA
Amigos da Quarta-Feira (Antero Costa)

RENDO
A.C.D.R. de Rendo

RUIVÓS
Associação Amigos Ruivós (Gonçalo Pires)

SOITO
Domus Museu (Tita e Josué Rito Dias)

TORRE
A.C.R. da Torre (Vários)

VALE DE ESPINHO
Desabafos (Maria Alice Almeida)

VALONGO DO CÔA
Aldeia da Ponte de Sequeiros (Luís Silvestre)

VILAR MAIOR
Vilar Maior, Minha Terra, Minha Gente (Júlio Marques)

BLOGUES PERSONALIZADOS

ASSOC. CULT. REC. VILA MENDO
Luís Filipe Soares

CRÓNICAS DO ROCHEDO
Carlos Barbosa de Oliveira

MARMELEIRO
Francisco Barbeira

ROCK EM PORTUGAL
Aristides Duarte

31 DA ARMADA
Rodrigo Moita de Deus

ALVEITE GRANDE
Luís Ferreira

CCSR BAIRRO DA LUZ
Alexandre Pires

CORREIO DA GUARDA
Hélder Sequeira

NA ROTA DAS PEDRAS
Célio Rolinho

PEDRO AFONSO
Fotografia

PORTUGAL NOTÁVEL
Carlos Castela

BOMBEIROS

  • Bombeiros Voluntários Sabugal
  • Bombeiros Voluntários Soito

FACEBOOK - ALDEIAS E FREGUESIAS DO SABUGAL

  • Aldeia do Bispo
  • Aldeia Velha
  • Alfaiates
  • Badamalos
  • Bismula

FACEBOOK - EM DESTAQUE

  • Descendentes do Concelho do Sabugal
  • Naturais e Descendentes Concelho Sabugal
  • Sabugal – do is it better
  • Turismo Sabugal

LIGAÇÕES ÚTEIS

  • Códigos Postais (Portugal)
  • Google – Tradutor de textos

PORTAIS OFICIAIS

  • Câmara Municipal do Sabugal
  • Município do Sabugal no Facebook

PORTAIS REGIONAIS

  • Aldeias Históricas de Portugal
  • Associação Transumância e Natureza
  • Grande Rota do Vale do Côa
  • Guarda Digital
  • Transcudânia

PORTAIS SABUGAL

  • ADES – Assoc. Desenv. Sabugal
  • Casa do Concelho do Sabugal

SABUGAL – METEOROLOGIA

Sabugal - Meteorologia

CAPEIAARRAIANA.PT

Logo Capeia Arraiana

FACEBOOK

Capeia Arraiana no Facebook
Clique na imagem para ir para o Facebook


TWITTER

Follow Capeia Arraiana Twitter
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana no Twitter

COPYRIGHT CAPEIA ARRAIANA

Licença Creative Commons
Clique na imagem para ler o copyright do Capeia Arraiana

GOOGLE PAGERANK


PageRank Checking Icon


BLOGARAMA

Follow me on Blogarama
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana

Receber os novos artigos por Email

Insira o seu email para receber os novos artigos do Capeia Arraiana

TRANSLATE – TRADUZIR TODA A PÁGINA

Blog Stats

  • 3.003.755 hits

Blog Stats

  • 3.003.755 hits

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.