Câmara do Sabugal publica Guia do Investidor

Câmara Municipal Sabugal - © Capeia Arraiana

Em ano de eleições autárquicas a Câmara Municipal do Sabugal elaborou um Guia do Investidor para atrair novos empresários para o concelho. Em declarações à agência Lusa o presidente da autarquia, António Robalo, destacou que o território «possui uma localização geoestratégica privilegiada face à Península Ibérica».

Guia do Investidor - Câmara Municipal do Sabugal - Capeia Arraiana

Guia do Investidor da Câmara Municipal do Sabugal

O presidente da autarquia do Sabugal, António Robalo, deu a conhecer esta terça-feira, 27 de Junho, à agência Lusa o Guia do Investidor que mostra aos potenciais empresários a realidade do município e as várias medidas de apoio à fixação e ao investimento.
«Não queremos que no nosso concelho, pelo desconhecimento das áreas de intervenção prioritária, pelo desconhecimento de todos os mecanismos que a Câmara disponibiliza e pelo desconhecimento também de tudo aquilo que o território possa oferecer, que alguém deixe de nos procurar e deixe de aproveitar o nosso município para investir», justificou o autarca.
O Guia do Investidor esclarece sobre os benefícios fiscais existentes (isenções e reduções de taxas e de licenças) e medidas de apoio à família (redução de impostos, transporte gratuito para os alunos desde o pré-escolar até ao 12.º ano, apoio mensal a famílias com crianças em creches, ofertas de manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, entre outros).
O autarca referiu que em todos os mecanismos que a legislação permite, o seu município possui, para pessoas e para empresas «a fiscalidade nos mínimos».
«Depois, temos um conjunto de mecanismos, quer de apoio em espaços, em equipamentos, em infraestruturação, que o município do Sabugal coloca à disposição das empresas que se querem instalar, tendo em conta, obviamente, os volumes de investimento e a quantidade de postos de trabalho a criar», esclareceu.
Segundo o documento, o município do Sabugal possui uma «ligação estratégica», sobretudo na ligação com Espanha, e detém as condições ideais para a instalação de pequenas, médias e microempresas.
O concelho situado junto da fronteira com Espanha possui parques empresariais infraestruturados e com espaços disponíveis, aplica custos reduzidos para instalação e lançamento de novos negócios e apresenta ainda condições privilegiadas para empresas ambientalmente sustentáveis.
O Sabugal detém também um «ambiente excelente para viver e trabalhar, relações comerciais e sociais consolidadas com Espanha e condições físicas privilegiadas para investimento no setor primário».
O Guia do Investidor mostra que na cidade do Sabugal existe uma Zona Industrial e de Armazenamento com 41 lotes de terreno e uma Zona de Localização Empresarial com 37 lotes.
O concelho está próximo das autoestradas A23 (Guarda/Torres Novas) e A25 (Aveiro/Vilar Formoso) e tem ligações às principais cidades da Beira Interior: Guarda, Covilhã, Fundão e Castelo Branco.
O Sabugal, com cerca de 11.800 habitantes, tem também potencialidades em termos patrimoniais, culturais e de lazer e dispõe de 219 camas distribuídas por um hotel rural, nove unidades de alojamento local e 29 unidades de turismo em espaço rural.

Ver o documento em formato digital. (Aqui.)

jcl (com agência Lusa)

Deixar uma resposta