No dia 10 de Junho de 1977, a cidade da Guarda recebeu pela primeira vez as comemorações do Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas, sendo presidente da República o general Ramalho Eanes.
As comemorações estenderam-se por cinco dias, e tiveram por ponto alto a sessão solene comemorativa do dia 10 de Junho, realizada no Liceu da Guarda.
Ramalho Eanes, proferiu um discurso voltado para os problemas do interior do país, em homenagem aos que persistem em manter raízes e investir esperanças na terra que os viu nascer.
Para além da cerimónia formal houve a inauguração de várias exposições, um espectáculo de «Luz e Som» na Sé Catedral, concertos pelo Coro da Fundação Gulbenkian e pela Banda da GNR, exibições de ranchos folclóricos, um festival de acrobacias aéreas e lançamento de paraquedistas.
A praça da cidade, defronte à Sé, foi pequena para acolher o mar de gente que se reuniu para assistir às actividades comemorativas.
Em 2014, passados 37 anos, a Guarda voltaria a ser o palco das comemorações do 10 de Junho, tendo como presidente da República Cavaco Silva.
plb
Leave a Reply