A Rota das Adegas em Ruivós realizou-se no passado dia 29 de abril e mostrou-se, pelo oitavo ano consecutivo, uma iniciativa com grande adesão que proporcionou um dia de enorme convívio e amizade. Este ano abriram portas (e as torneiras dos barricos) 32 adegas que os donos teimam em conservar e manter respeitando o legado dos seus antepassados.
O dia iniciou-se um pouco cinzento mas melhorou com o passar das horas e permitiu a abertura de portas das 32 adegas para a oitava edição da Rota das Adegas de Ruivós.
O programa, que foi preparado pela AAR-Associação dos Amigos de Ruivós e pela União de Freguesias de Ruivós, Ruvina e Vale das Éguas e começou com um almoço-convívio onde se reuniram perto de uma centena e meia de pessoas. Em seguida, e em redor da mesa da refeição apresentou-se o Mercado da Terra (organizado pela ADES) com variadas iguarias oriundas do nosso Concelho, desde enchidos, compotas, queijos, artesanato e tudo mais.
Mas o melhor da festa estava ainda para vir.
Para participar na volta, bastava adquirir uma caneca típica e assim degustar e apreciar o nosso vinho graminês. Já com todos os presentes de copo ao pescoço, foi tempo de iniciar a animação e as cantorias. Este ano a animação musical ficou a cargo do acordeonista Virgílio Faleiro e dos restantes cantadores.
Em ano de 10.º aniversário, a AAR preparou e editou a 1.ª edição do Cancioneiro «Canta Amigo» para preservar ancestrais cantigas e ajudando assim os presentes nas letras de músicas que se iam ouvindo pelas ruas e adegas de Ruivós.
O longo cortejo partiu da Sede da AAR no Salão de Festas e percorreu as ruas de Ruivós para conhecer (e petiscar) nas 32 típicas adegas. Uma grande jornada que durou perto de oito horas e que ficou marcada, como já é tradição, pelo bom vinho degustado e pelas mesas fartas que esperavam os participantes nas adegas.
A longa «caminhada» terminou novamente no Salão de Festas onde já esperava os convivas um delicioso caldo verde e tantas outras cantorias. Foi um dia em cheio e que venham outros dias assim…
Gonçalo Pires (presidente da AAR)
Ver imagens da 8.ª Rota das Adegas… (Aqui.)
:: ::
O meu sentimento pessoal enquanto ruivosense obriga-me a dizer que sinto um grande orgulho por esta e todas as iniciativas que a AAR-Associação dos Amigos de Ruivós organiza e concretiza. É um povo valoroso e orgulhoso que respeita o seu passado e merece o seu futuro. Bem-hajam todos e um cumprimento especial para o incansável e competente presidente da AAR, Gonçalo Pires.
jcl
Parabéns pela iniciativa.
Nunca parém.
Em breve, passarei por Ruivós para fazer uma pequena prova de vinhos…
Até lá,
Abraço,
Virgilio Guerreiro
Parabéns ao povo e amigos de Ruivós pelo grande êxito da iniciativa. Tive o privilégio de ter já participado numa das Rotas. Bom vinho, bom petisco e calor humano que basta! Que o êxito se repita por muitos anos!