• O Primeiro…
  • A Cidade e as Terras
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Acontecimento Ano
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro…
  • A Cidade e as Terras
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Acontecimento Ano
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Destaques • Efemérides 2017  /  Há 190 anos morreu Ludwig van Beethoven
26 Março 2017

Há 190 anos morreu Ludwig van Beethoven

Por Capeia Arraiana
Destaques, Efemérides 2017 Ludwig van Beethoven, Música Deixar Comentário

No dia 26 de Março de 1827 morreu em Viena, na Áustria, o compositor alemão Ludwig van Beethoven.

Ludwig van Beethoven
Ludwig van Beethoven

Compositor alemão de ascendência flamenga, nasceu, provavelmente, em 1770, em Bona, no arcebispado de Colónia (actualmente na Alemanha. A sua figura musical é típica do período de transição entre as épocas Clássica e Romântica.

Aos onze anos tornou-se músico profissional. Foi ensinado por Christian Gottlob Neefe, organista da corte no arcebispado de Colónia. Com doze anos substituiu o seu mestre na orquestra da ópera e aos catorze foi nomeado organista-assistente da Corte.

Em 1787 fez a sua primeira viagem a Viena, Áustria, onde conheceu Wolfgang Amadeus Mozart. Algum tempo depois, regressou a Bona e à orquestra da ópera como violetista.

Em 1792 fixou-se definitivamente em Viena, onde estudou, primeiro, com Joseph Haydn e, posteriormente, com Schenk Albrechtsberger e com Salieri. Depois de aprender as técnicas de contraponto e de composição vocal, passou a compor peças para piano de uma forma muito emocional, conquistando imediatamente a aristocracia austríaca. Apesar de receber algumas compensações financeiras por parte de alguns nobres, gabava-se de ser o único músico a viver decentemente sem subsídios da Corte ou da Igreja.

A partir de 1794, a carreira musical de Beethoven em Viena foi dividida em três períodos. O primeiro período inclui os três primeiros concertos para piano e a Sinfonia N.º 1 em Dó Maior (1800), embora se caracterize, essencialmente, pela música de câmara.

A segunda fase (1801-14) é marcada pela Sonata em Dó-Sustenido Menor (1801; Luar) e pela Sonata em Fá Menor (1804; Appassionata); pelo quarto e pelo quinto concertos para piano (Emperor); pelas oito sinfonias, especialmente a N.º 3 em Mi-Bemol Menor (1804; Eroica); e pela única ópera que compôs, Fidelio (1814).

Nas composições finais, a sua preocupação com o contraponto aumentou, especialmente na última sinfonia que escreveu, a Sinfonia N.º 9, e em alguns quartetos para cordas (1824-26). Atormentado pela surdez e pelos problemas emocionais, Beethoven compôs muito pouco durante a década de 1820.

Beethoven, considerado um poeta-músico, foi o primeiro romântico apaixonado pelo lirismo dramático e pela liberdade de expressão. Foi sempre condicionado pelo equilíbrio, pelo amor à natureza e pelos grandes ideais humanitários.

Fonte: Infopédia

Partilhar:

  • WhatsApp
  • Tweet
  • Email
  • Print
Capeia Arraiana

Diariamente desde 6 de Dezembro de 2006.

 Artigo Anterior O futebol de outros tempos
Artigo Seguinte   Obras de Satanás

Artigos relacionados

  • Histórias da memória raiana (5.5)

    Domingo, 5 Junho, 2022
  • Histórias da memória raiana (5.4)

    Domingo, 8 Maio, 2022
  • Comemoração do 25 de abril na EB 2/3 do Sabugal

    Segunda-feira, 25 Abril, 2022

Leave a Reply Cancel reply

Social Media

  • Conectar-se no Facebook
  • Conectar-se no Twitter

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2021. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.