Sabendo que sastre em Castelhano quer dizer alfaiate, é provável que a alcunha de João Xastre tenha sido dada a um seu antepassado por ser alfaiate, já que ele o não era.

O Sr. João Diz, como queria que o tratassem, era ambulante, de cavalo, por Valpaços.
Certo dia, numa aldeia de Trás -os-Montes, entra numa taberna onde havia alguns homens à conversa. Desata ele dirigindo-se a um:
– Você é um aldrabão!
Ficaram todos circunspectos e o ofendido dirigiu-se-lhe e perguntou:
– Sou aldrabão porquê?
– Porque eu sou o chefe dos aldrabões!
Riram-se todos e, vendo que se tratava duma graça, beberam conjuntamente uns copitos.
Era nosso vizinho com a mulher Maria Rosa. A esta nunca chamaram Joja. Influência, certamente, do Sr. João Diz. Quis dar educação ao filho, mandou-o para Coimbra, mas o João sem chapéu, como a minha irmã, pequenina, o distinguia do pai, não estava para queimar as pestanas em letras. Lá casou em Coimbra com uma filha do Carvalha e os estudos ficaram para as calendas gregas.
Por Valpaços andou também de cavalo o Zé João Carpinteiro. Parece que conseguiu seduzir uma professora primária, apesar de ter a mulher Creuza em Quadrazais, com dois filhos, o Zé João e o Gustavo. Isso não o impediu de arranjar, segundo dizem, duas filhas à dita professora, uma já falecida e outra, a Maria da Glória, que até já visitou Quadrazais para poder conhecer os irmãos. A Creuza, que gostava de ter uma menina, até perdoaria a traição do marido se a tivesse conhecido! O irmão Gustavo até beneficia de umas férias, de vez em quando, na casa da meia-irmã por terras de Trás-os-Montes…
O Zé João vinha raramente a Quadrazais. Quando se juntava com os outros ambulantes gostava de mostrar a sua superioridade no uso de palavras aprendidas com a professora. Algumas vezes meu pai me perguntou o que queria dizer esta ou aquela palavra que o Zé João havia pronunciado.
Superior em mulheres era ele. Usou a receita do Funil.
Parece que conseguiu um lugar de contínuo numa escola em Valpaços. Influência da dita professora?
Um dia, lá partiu para o outro mundo, sozinho, sem nenhuma das mulheres a quererem segui-lo, que Portugal não é a Índia onde a viúva era enterrada viva com o defunto marido. Neste caso, qual seria a que deveria acompanhá-lo? Um dilema para muçulmanos ou imitadores dos costumes de muçulmanos!
Nota:
Joja – Rosa.
Amigo Franklim: sabias que o ti Zé João era tio da ti Ceuza, Saudações.
Sabia.