Esta semana, e justamente, Mário Soares ocupou a maior fatia do tempo informativo dos vários canais (por cabo e abertos). Nem podia ser de outra forma…
Mário Soares, obviamente
De que é que mais se falou nos canais esta semana? Obviamente, de Mário Soares: «O falecimento de Mário Soares foi o destaque noticioso da última semana. No dia 7 de Janeiro de 2017 faleceu aos 92 anos», como se lê na ‘newsletter’ da Marktest.
Nas TVs, o fausto acontecimento ocupou cerca de 10 horas.
Nota: Até no Facebook: a morte de Mário Soares ocupou 40% das mensagens do Face.
Na mesma semana, apesar de tudo, a Banca com três horas e o futebol com quatro ficaram muito aquém, evidentemente.
Em Dezembro
De quem se falou nos jornais TV em Dezembro de 2016? Para quem foram as atenções? Sete horas e meia para Marcelo, seis para Costa, mais de quatro para Jerónimo e quase três para Passos – assim se falou dos protagonistas das notícias TV em Dezembro passado.
Muita informação no ano passado
Foram cerca de 2600 horas de informação regular em 2016: de Janeiro a Dezembro de 2016 foram 78 378 as notícias emitidas pelos programas regulares de informação da RTP1, SIC e TVI. Fevereiro foi o mês com maior número de peças jornalísticas: 7007.
Pequenas notas
Incomodam-me pequenas coisas frequentes na nossa televisão. Coisas como a apresentadora de um jornal falar de 14 mil acidentes e ao mesmo tempo na legenda eu estar a ler que são apenas 13 mil.
Ou então ver a previsão meteorológica na mesma noite em dois canais e, para a mesma zona (onde resido) ver duas previsões diferentes: máxima de 18 e mínima de 8 num canal e no outro máxima de 20 e mínima de 6… Como se explicará uma situação destas?
:: ::
«Postal TV», por José Carlos Mendes
Leave a Reply