No sábado, dia 10 de dezembro, encerram as comemorações dos 500 anos da Santa casa da Misericórdia do Sabugal.

Durante o ano de 2016 a Santa Casa da Misericórdia do Sabugal levou a cabo um conjunto de iniciativas comemorativas do seu 500.º aniversário.
A sessão solene de sábado, dia 10 de dezembro, promete, espero, ser mais uma jornada de afirmação do Movimento Solidário concelhio.
E promete, não só porque é a festa de uma das instituições mais antigas e mais respeitadas do Concelho, mas também porque acredito que as IPSS saberão aproveitar a presença de Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, para lhe expressar a sua disponibilidade para continuarem a ser os parceiros locais da solidariedade social.
E promete, por outro lado, porque acredito que o membro do governo trará novidades sobre como a Administração Central pretende apoiar as IPSS de Portugal e as do nosso Concelho em particular.
Por mim, enquanto irmão da Santa Casa, marcarei presença e espero, mais uma vez, um Auditório Municipal cheio.
:: :: :: :: ::
ps1. Sai esta crónica num dia feriado que, para muitos, continua a ser o dia da Mãe. Felizmente tenho a minha mãe ainda viva, e aqui lhe deixo neste dia o meu muito obrigado por tudo o que por mim tem feito. De certeza não seria o mesmo homem se não tivesse contado com a sua palavra, a sua postura, a sua dedicação aos filhos que teve.
ps2. A CCDR Centro (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) divulgou os projetos aprovados até 30 de Novembro no âmbito do POR Centro 2020 nos 100 municípios da região Centro. Apenas cinco não viram nenhum projeto aprovado: Fornos de Algodres, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande, Sardoal e, infelizmente, Sabugal!
ps3. Volto à questão da Caixa Geral de Depósitos, enquanto cliente e enquanto cidadão, para tornar pública a minha indignação por:
a) a ocupação política dos lugares de administração a que se assistiu nas últimas décadas, envolvendo PS, PSD e CDS ter conduzido a uma situação financeira da CGD deplorável, com um défice da ordem dos 3 mil milhões de euros!
b) Por ver todos a assobiarem para o lado, não querendo os 3 partidos assumir as suas responsabilidades e, no mínimo, pedirem desculpa aos portugueses.
c) Por assistir ao papel trágico cómico dos dirigentes do PSD que, incapazes de assumirem de uma vez por todas a sua quota de responsabilidade, agora bem evidenciada pelo relatório do Tribunal de Contas, mas, também, a sua posição favorável à privatização da CGD, se enredam em aspetos paralelos em torno do «quem disse o quê» como se esse fosse o problema da Caixa.
:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Setembro de 2007)
:: ::
Lá estarei também no próximo sábado 10-10-2016 para assistir ao encerramento das comemorações dos 500 anos da S.C.da Mesericórdia do Sabugal depois de nelas ter participado activamente já em 3 de Julho deste ano…
José R. Pires Manso