O que dominou as TVs? Dois temas. Falemos então sobre eles: sobre a Web Summit, Cimeira das Tecnologias aplicadas à economia… e, sobre as sempre fundamentais eleições americanas, sobretudo quando há uma surpresa geral como aconteceu ontem…

1
A Web Summit decorre ainda em Lisboa. E é essencial para o País. Mas as televisões não apostaram muito no evento que está ser um sucesso. E até na Web Summit as eleições norte-americanas foram a estrela de ontem…
2
Mas falemos então do tema de todo o Mundo esta semana: as eleições para a escolha do próximo Presidente dos Estados Unidos.
Em 2012: 65 milhões de votos (em Obama, Democrata) contra 60 milhões (no candidato Republicano). Agora:
– Clinton: 59,18 milhões de votos,
– Trump: 59, 04.
Mas os mandatos obtidos é que ditam a vitória:
– Trump: 289;
– Clinton: 218.
Ou seja, Clinton perde 5% dos Democratas que escolheram Obama.
«O Partido Republicano conseguiu manter o controlo do Senado. Os republicanos controlam agora todo o Congresso» (dos jornais).
Dito de outra forma:
– Os Democratas perderam em toda a linha.
Mas registe que o discurso de vitória de Trump foi tirado de outro mundo: nem parecia a mesma pessoa: agora a apelar ao consenso, à união…
Coisas da política
Política que pode de repente afundar tudo o resto, a começar pela economia. Exemplo: as contagens terminaram nos EUA às 4 da manhã de Lisboa – e a bolsa japonesa abriu a essa hora… já a perder 5% em média.
Como disse um comentador e eu registo para si:
– Os homens do capital de grande escala estão em pânico. Então não compram: vendem ao desbarato.
Mas acho que um dia destes arribam e as coisas podem rapidamente melhorar. Basta dizer que na Bolsa em Lisboa, 7 horas depois, as perdas não iam além dos 2 a 3%…
Melhores dias hão-de vir, penso.
:: ::
«Postal TV», por José Carlos Mendes
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2011)
:: ::
Leave a Reply