Muralhas com História em Sortelha – VI edição

Alberto Martins Luís - Alberto Pachê - Capeia Arraiana

O evento «Muralhas Com História» que se realiza anualmente na Aldeia Histórica de Sortelha viveu este ano a sua 6.ª Edição. Em primeiro lugar quero dar os parabéns à Câmara Municipal do Sabugal pela organização de um evento naquela que é considerada uma das mais belas aldeias históricas do país e do mundo.

Muralhas com História -  2016 - Sortelha - Capeia Arraiana

Muralhas com História – 2016 – Sortelha

Um evento bem organizado, com a logística a funcionar e com muitos convidados e figurantes a participar. A promoção esteve melhor que em edições anteriores. É importante aprender com os erros do passado. Por tudo isto é normal que este ano tenha havido mais visitantes em Sortelha. Houve mais rigor e mais cuidado na sua preparação. Foi bom para todos, (autarquia, figurantes, convidados, visitantes e economia local). Sortelha saiu beneficiada e o concelho ganhou um pouco mais de projeção regional e quiçá nacional! Todavia, seis anos volvidos sobre a 1ª Edição o «Muralhas Com História» não passou ainda da categoria de um evento local. Há gente no concelho que desconhece ou nunca ouviu falar do mesmo. A nível nacional o panorama não é diferente. A autarquia não poupou nos gastos e o investimento financeiro foi considerável, na ordem dos muitos milhares de euros. Um evento desta natureza implica uma logística pesada e dispendiosa (companhias de teatro e de animação, tendas de empresas e autarquia, almoços, comidas e dormidas. Muita gente e muito material.

Qual o retorno para Sortelha e para o concelho desta atividade?
Cabe perguntar o que é que tem falhado no «Muralhas Com História»?

O «Muralhas Com História» tornar-se-ia, a meu ver, um evento de projeção nacional e internacional se:

(Forte aposta na promoção/divulgação, abrangência e fidelização)

Ponto um: spots publicitários nas televisões, jornais e revistas de uma forma periódica meses antes do evento. Permite aos potenciais visitantes preparar antecipadamente a sua agenda de lazer e cultura.

Ponto dois: criar filme promocional de Sortelha, Sabugal, Alfaiates, Vilar Maior, Vila do Touro e da sua história para passar nos mass media de forma periódica em Portugal e Espanha antes do evento. Permitiria aos potenciais visitantes conhecer previamente o que vai encontrar e preparar com antecedência a sua agenda de lazer e cultura.

Ponto três: harmonização do «Muralhas Com História» com outros eventos complementares com o intuito de dar a conhecer e fidelizar os visitantes à região.

Ponto quatro: animação musical para os jovens para além das 22:00 horas. Existem formas de harmonizar a história com a modernidade.

(Contenção das despesas)

Ponto cinco: firmar um contrato plurianual sempre com as mesmas companhias de teatro, de animação e diversos grupos musicais. Permite uma acentuada redução de custos.

Ponto seis: substituição das tendas pelas lojas das casas da aldeia. Um grande estimulo para os proprietários locais.

:: ::
Opinião de Alberto Martins Luís (Alberto Pachê)

Deixar uma resposta