• O Primeiro…
  • A Cidade e as Terras
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Acontecimento Ano
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro…
  • A Cidade e as Terras
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Acontecimento Ano
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Malcata • Opinião • Sabugal • Sabugal Melhor  /  Porque Verão… (4)
11 Agosto 2016

Porque Verão… (4)

Por Ramiro Matos
Malcata, Opinião, Sabugal, Sabugal Melhor ramiro matos 1 Comentário

Com muitos portugueses a irem e chegarem de férias, entram também estas minhas crónicas em regime de férias, o que não significa andar distraído…

Malcata – unir esforços em prol do futuro (foto: malcata.net)
Malcata – unir esforços em prol do futuro (foto: malcata.net)

1. Carta aberta às Direções da Associação Malcata com Futuro e da Associação de Solidariedade Social de Malcata

Há muito que deixei de escrever nas redes sociais, pois considero que essa é uma forma quase sempre errada de comunicar.

Infelizmente, somos poucos e escassos para reverter o estado a que chegou o nosso Concelho e, logo, Malcata.

Conheço o amigo Clemente e também o José Escada e tenho a certeza que o que os move é o amor entranhado a Malcata e o quererem contribuir para o seu desenvolvimento sustentável e sustentado.

Divergências sobre o caminho a seguir ou como lá chegar não são, nem podem ser, sinónimo de ruturas.

As propostas apresentadas pela AMF são válidas e acredito que serviriam também os interesses da ASSM e, sobretudo, os de Malcata.

Por isso peço, às Direções das duas Associações que deixem as redes sociais e voltem a sentar-se à mesa para unirem esforços em prol do futuro de Malcata. É isso que os vossos associados e os malcatenhos em geral esperam de vós.

2. Os 121 anos dos Bombeiros do Sabugal

Cumpriu-se dia 7 deste mês mais um aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal.

O aniversário foi festejado em família, começando às 8 horas pelo hastear da bandeira e pela degustação da tradicional «bola de carne» e terminando ao fim do dia com uma confraternização de todos os que quiseram e puderam estar presentes.

Como presidente da Assembleia Geral juntei-me aos bombeiros e dirigentes presentes na cerimónia da manhã.

Ser bombeiro voluntário devia ser uma honra e apoiar a Associação um dever de todos os sabugalenses.

E quando alguém nos chama, nem o prazer de comer uma bola de carne faz demorar o socorro, como aconteceu nesta manhã do dia 7 com parte dos bombeiros de serviço.

3. Os grunhidos do senhor Raul Martins

O editorial do jornal «O Interior» de 4 de Agosto chamou-me a atenção para a verborreia de um indivíduo de nome Raul Martins, do Grupo Altis, que é o presidente do Conselho Geral da Associação de Hotelaria de Portugal.

Para este senhor, o interior é assim como uma espécie de caixote do lixo do litoral.

Entre as pérolas cito esta: «(criar) condições para atrair pessoas (ao interior) é uma utopia. O turismo faz-se num local onde há algo de que se possa desfrutar. As pessoas não fazem ski no verão. Estamos sempre a cometer erros, como construir autoestradas no interior para incentivar investimentos.” E, ainda, “Porque é que hão-de viver tantas pessoas no interior como no litoral?» Nem mais…

4. Uma das minha vaidades

«Setembro» de Leonor Noivo e «Um Campo de Aviação» de Joana Pimenta são dois filmes portugueses que integram a seleção oficial de curtas-metragens do Festival de Locarno 2016 na Suiça.

«Um Campo de Aviação» integra ainda a lista restrita de filmes candidatáveis ao European Film Awards 2016. «Confidente», de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes integra a seleção oficial de curtas-metragens do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2016.

Também o filme «A Cidade onde Envelheço» de Marília Rocha integra a seleção oficial de longas-metragens do mesmo festival de Brasília
Por último, o filme Outubro Acabou de Miguel Seabra Lopes e Karen Akerman foi selecionado para o Seoul International New Media Festival na Coreia do Sul.

Comum a todos estes filmes o nome do meu filho João na produção.

5. Feiras medievais? Que alternativas?

Mais uma sugestão para fugir às feiras medievais. A Procissão dos Nús na Sacaparte

«Na Segunda feira do Espirito Santo de cada hum anno, vae de romajem à mesma Senhora a Camara da Villa de Castello Mendo, em procissão de preces, a que são obrigados aquella Villa e Povos por voto antiquíssimo.
Findo este vistoso aparato se príncipia hüa grande procissão, debaixo do Guião de N. Senhora da Sacaparte, a que se vão seguindo por suas anteguidades os Povos de Castello Mendo, hindo por sua ordem hum homem de cada Povo, nú da cintura para sima, com um Cirio branco, e vão em procissâo à Senhora.

Hé esta romajem muito antigua, e feita por solemne voto, por faltar todos os annos naquelle termo hum homem, sem se saber o como; e na que era paçada, pellas hostilidades dos inimigos não podendo fazer a romajem, mandarão alguns annos a cera, e por interpelação exprimentarão a falta, pello que não cessão de a comprir com todo o fervor, assistindo todos, no receio de q lhe caia por sorte o castigo.»

Assim escrevia o Reytor Antonio de Carvalho Baptista em Junho 2. de 1758. Diz ainda o sr. Reytor que se fazia “no mesmo dia hua grande feira naquelle terreiro”, o que já deixa espaço para mais uma feirazita medieval. E acredito que a festa do dia 15 na Sacaparte vai ser muito boa!

6. Um livro e um disco

Paul Bowles é um dos grandes escritores americanos do século XX. Da sua autoria leio agora “A Casa da Aranha”, de 1955, publicado pela primeira vez em Portugal em 2014 pela Quetzal. Imperdível! E apeteceu-me ouvir um dos grandes nomes da música francesa, Gilbert Bécaud.

7. Notícias do bordel de ouro

Continuo a deixar algumas pérolas do bordel de ouro falando daquele português ilustre que até para ter um filho teve de alugar uma barriga e que agora se diz namorar uma mulher que tem como profissão principal vender na Internet «fotografias ousadas» do seu corpo, para o que recebe 600 euros por dia!

Continuando nesta «ousadias» aqui deixo uma proposta também ousada. Como parece que querem dar o nome deste português a um aeroporto porque não decorá-lo com fotos «ousadas» gigantes das mulheres e homens que já foram apontados como seus parceiros sexuais…

:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Setembro de 2007.)

:: ::

Partilhar:

  • WhatsApp
  • Tweet
  • Email
  • Print
Ramiro Matos

Origens: Sabugal :: :: Crónica: «Sabugal Melhor» :: ::

 Artigo Anterior Congresso do Lobo em Castelo Branco
Artigo Seguinte   Postal TV (133)

Artigos relacionados

  • Rede Sabugal Primus

    Quinta-feira, 19 Maio, 2022
  • Salvemos a Ucrânia!

    Quinta-feira, 12 Maio, 2022
  • E volto à Casa do Concelho do Sabugal

    Quinta-feira, 5 Maio, 2022

1 Comentário

  1. Jose Escada da Costa Responder
    Quinta-feira, 11 Agosto, 2016 às 11:35

    Caro Amigo Ramiro
    Normalmente estamos de acordo mas em relação a redes sociais não partilho a tua visão. São meios muito eficazes de transmissão da mensagem Podem é certo ser usadas perniciosamente, e isso é muito mau. Condenável. Mas o lado positivo é que o cidadão tem voz e com a perda de independência da imprensa escrita isso é muito importante.
    Em relação à relação AMCF / ASSM estamos de acordo. Mais desejamos uma relação profícua e exemplar. Por outro lado consideramos que o debate publico é normal em democracia, principalmente em vésperas de um ACTO ELEITORAL. Como sabes vão haver eleições a 17 de Agosto. Termina amanhã o prazo para apresentação de listas e embora se saiba que só vai haver a lista do eterno Presidente, em termos teóricos, temos que considerar a possibilidade de aparecer outra lista. É nestas alturas que as pessoas devem esclarecer e procurar o esclarecimento. Depois dos atos eleitorais temos é que trabalhar em conjunto para o bem comum. E muito há a fazer na nossa terra. E Todos não serão demais para isso.
    Por outro lado o debate publico, se não envolver ofensas, se for elevado, é muito virtuoso porque apela ao sentido democrático e à PARTICIPAÇÂO e envolvimento. E todos sabemos como há défice de participação cívica nas nossas terras
    Obrigado Ramiro pelas tuas palavras. AMCF só tem uma preocupação: O bem da comunidade. Esta esta e estará sempre em primeiro lugar
    Abraço
    José Escada

Leave a Reply Cancel reply

Social Media

  • Conectar-se no Facebook
  • Conectar-se no Twitter

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2021. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.