Está montada, em Oliveira de Azeméis, a festa que todos os anos entusiasma o verão desportivo nacional. A Grande Partida da 78ª Volta a Portugal em Bicicleta acontece esta quarta-feira, 27 julho, no centro urbano da cidade, com 143 corredores de 18 equipas.

A 78ª Volta a Portugal Santander Totta Volta começa com um Prólogo de 3,6 quilómetros maioritariamente desenhados na cidade com pendor técnico e difícil sobretudo devido aos últimos 500 metros, na Avenida D. Maria I, em plano inclinado. A discussão em sistema de contrarrelógio vai estabelecer as primeiras diferenças e revelar o líder inicial. Individualmente, de minuto a minuto, cada corredor vai entrar em prova. O francês Clement Penven (L’Armée de Terre) será o primeiro a estrear o percurso quando passarem três minutos das 15 horas. O vencedor da Volta de 2014 e 2015, Gustavo Veloso (W52/FC Porto), será o último a entrar em prova às 17h25.
O município de Oliveira de Azeméis sendo uma das presenças mais jovens na prova é já um dos mais ativos. Se no ano passado acolheu o Dia de Descanso agora estreia-se no arranque da grande competição.
Prólogo (CRI) | 3,6 Km
Partida 1º corredor: 15h03
Partida último corredor: 17h25
A Volta mais longa, difícil e… quente dos últimos anos
O percurso que regressa às estradas alentejanas é o mais longo dos últimos cinco anos e tem passagens inéditas: na terra batida de um dos famosos troços do Rally de Portugal e na estreia da Nazaré e de Arruda dos Vinhos como partida e chegada de etapa. Após 1618,7 Km, a majestosa Praça do Comércio, em Lisboa, vai abrir-se ao sprint final e às comemorações dos vencedores.
Com a contagem decrescente para a competição aumenta o calor e as emoções da Volta, um grande e itinerante festival em permanente animação organizado pela Podium Events.
Para além do Prólogo fazem a 78ª Volta a Portugal Santander Totta 10 etapas com Dia de Descanso em Viseu, a 2 de agosto, e chegada a Lisboa no dia 7.
plb (com Podium)
Leave a Reply