O filme «Os gatos não têm vertigens», de António-Pedro Vasconcelos, abrirá, no dia 23 de Junho, em Mêda (Guarda), o ciclo «Cinema Português em Movimento», uma iniciativa que já passou por localidades do concelho do Sabugal.
Com o objectivo de levar filmes portugueses a localidades com pouco oferta cinematográfica, o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) levou em Junho de 2014 o filme «Aristides de Sousa Mendes – O Consul de Bórdeus» ao anfiteatro do Castelo do Sabugal, onde esteve presente o então Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier. Nesses mesmo ano houve também cinema nos castelos de Alfaiates e Vilar Maior.
Este ano realiza-se a quarta edição do programa, com oito longas-metragens portuguesas em viagem pelo país. No total serão 51 sessões de cinema, a exibir em pequenas localidades, como Lajeosa do Dão (Tondela), Cedães (Mirandela), Vila Soeiro do Chão (Fornos de Algodres), Serapicos (Murça), Arronches e São Brás de Alportel.
Além de «Os gatos não têm vertigens», entre os filmes escolhidos estão «Capitão Falcão», de João Leitão, «O Pátio das Cantigas», de Leonel Vieira, «Cinzento e negro», de Luís Filipe Rocha, e «Fados», do espanhol Carlos Saura.
Todas as sessões contarão ainda com curtas-metragens de animação, inspiradas na obra de Rafael Bordalo Pinheiro, realizadas pelos alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
plb
Leave a Reply