Novo ciclo do Cinema Português em Movimento

Vila da Mêda - Capeia Arraiana

O filme «Os gatos não têm vertigens», de António-Pedro Vasconcelos, abrirá, no dia 23 de Junho, em Mêda (Guarda), o ciclo Cinema Português em Movimento, uma iniciativa que já passou por localidades do concelho do Sabugal.

Iniciativa do ICA leva cinema ao interior do país

Iniciativa do ICA leva cinema ao interior do país

Com o objectivo de levar filmes portugueses a localidades com pouco oferta cinematográfica, o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) levou em Junho de 2014 o filme «Aristides de Sousa Mendes – O Consul de Bórdeus» ao anfiteatro do Castelo do Sabugal, onde esteve presente o então Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier. Nesses mesmo ano houve também cinema nos castelos de Alfaiates e Vilar Maior.
Este ano realiza-se a quarta edição do programa, com oito longas-metragens portuguesas em viagem pelo país. No total serão 51 sessões de cinema, a exibir em pequenas localidades, como Lajeosa do Dão (Tondela), Cedães (Mirandela), Vila Soeiro do Chão (Fornos de Algodres), Serapicos (Murça), Arronches e São Brás de Alportel.
Além de «Os gatos não têm vertigens», entre os filmes escolhidos estão «Capitão Falcão», de João Leitão, «O Pátio das Cantigas», de Leonel Vieira, «Cinzento e negro», de Luís Filipe Rocha, e «Fados», do espanhol Carlos Saura.
Todas as sessões contarão ainda com curtas-metragens de animação, inspiradas na obra de Rafael Bordalo Pinheiro, realizadas pelos alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
plb

Deixar uma resposta