Feira Concurso do Jarmelo

Vaca Jarmelista - Jarmelo - Capeia Arraiana

A Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo e a ACRIGUARDA – Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda, organizam no dia 5 de Junho a 33ª edição da Feira Concurso do Jarmelo.

As vacas jarmelistas

As vacas jarmelistas

Procurando promover o encontro, diálogo e aproximação entre os sectores de actividade locais, com o intuito de desenvolver o Jarmelo e toda a região envolvente, as duas Freguesias do Jarmelo (São Miguel e São Pedro), realiza-se mais uma edição da Feira, que procurará promover o mundo rural de toda aquela região.
O evento está integrado no ciclo de Festivais de Cultura Popular da Guarda e integra o 8º Concurso Nacional Bovino da Raça Jarmelista.
Durante o dia, a organização propõe a realização de um vasto conjunto de actividades nos mais diversos espaços que compõe o evento que, associados ao mundo rural, animarão todo o recinto enchendo-o de vida e cultura popular.
O dia começará pela recepção dos animais sujeitos a concurso (bovinos, caprinos e ovinos) que estarão em exposição durante toda a manhã até à entrega dos prémios aos seus criadores.
Ainda pela manhã será realizada uma arruada pelo Grupo de Bombos do Rancho Folclórico Cantarinhas do Telhado (Fundão), seguida da actuação do Grupo de Cantares Modas Antigas (Fundão). Perto da hora do almoço actuará o Rancho Folclórico do Grupo Cultural e Recreativo Semente (Espinho). No inicio da tarde actuará o Grupo de Cavaquinhos Selectos em Dó Menor dos Trinta (Guarda) e por fim o Grupo de Cantares Saca Sons da Zebreira (Idanha-A-Nova).
Ao fim da tarde realizar-se-á a já tradicional Garraiada, este ano, animada pelo fantástico grupo de recortadores “Arte Charro” de Salamanca (Espanha) que mostrarão ao público presente as suas habilidades frente aos touros.
Durante o dia haverá ainda visitas encenadas ao Castro do Jarmelo, recordando aos presentes um pouco da história da antiga vila do Jarmelo.
Para os mais novos, funcionará durante todo o dia a “Kid´s Zone” com os já tradicionais insufláveis e pinta caras (face painting).
Apelando à degustação dos produtos endógenos serão realizadas várias sessões de Showcooking com carne de vitela jarmelista, orientadas pelo Chef Jorge Fernandes. Complementarmente propõe-se uma mostra de Vinhos Regionais, Enchidos e Artesanato local.
Este ano, pela primeira vez e com a colaboração da Câmara Municipal da Guarda, está prevista a disponibilidade de transporte gratuito ao longo de todo o dia (Jarmelo BUS), entre a cidade da Guarda e o Jarmelo, que permitirá uma melhoria substancial na mobilidade e no acesso ao Jarmelo. Será assim possível visitar a 33ª edição da Feira Concurso do Jarmelo, desde a cidade da Guarda, sem o recurso ao transporte individual.
Mais uma vez se espera uma grande afluência de visitantes à antiga vila do Jarmelo, passando um agradável dia de convívio em pleno mundo rural.
Para os amantes da natureza e do desporto a organização do evento sugere, como forma de chegar até à Feira do Jarmelo, a exemplo do ocorrido nas edições anteriores, uma caminhada ou um passeio de bicicleta pelo Trilho do Jarmelo, que integra a Rede Municipal de Percursos Pedonais da Guarda, desde o Parque Urbano do Rio Diz, na cidade da Guarda até ao recinto da Feira. Será com certeza uma forma diferente de visitar e conhecer o Jarmelo no dia 5 de Junho.
plb (com ACDJ)

Deixar uma resposta