Foi aprovado um novo Programa de Apoio Infraestrutural para as instalações operacionais dos corpos de bombeiros, definindo as condições a que devem obedecer os projectos de remodelação, ampliação e construção – uma oportunidade para os Bombeiros do Sabugal, cujo quartel está absolutamente desadequado às necessidades operacionais.
O programa de apoio às infraestruturas operacionais dos corpos de bombeiros datava de 2007, com alterações em 2009 e 2010, tendo-se verificado no decurso da sua aplicação a sua manifesta desadequação à realidade actual.
Para além das normas que enquadram as estruturas dos quartéis de bombeiros, a nova Portaria, publicada no dia 16 de Maio, actualiza os valores consagrados para apoio do Estado.
Regulamentaram-se as operações de remodelação, ampliação e construção das infraestruturas, numa perspectiva operacional, ajustando as áreas reservadas a parques de veículos, face às exigências funcionais inerentes às actividades operacionais. Também se levou em conta a mudança de paradigma com o facto de a maioria dos elementos dos corpos de bombeiros deixaram de ser do sexo masculino, passando a verificar-se uma maior paridade entre o número de homens e mulheres, o que obrigou à adopção de novas instalações.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal poderá ter aqui uma nova oportunidade para avançar com a almejada construção ou ampliação do seu quartel.
plb
Leave a Reply