O 25 de abril – Dia da Liberdade

A Junta de Freguesia da União de Freguesias de Sabugal e Aldeia de Santo António, em parceria com Município de Sabugal, comemorou os 42 anos da “Revolução dos cravos”, e deu início às Comemorações dos 40 anos das “ Primeiras Eleições Locais” – 1976; com um fim de semana carregado de simbolismo.

As Concertinas do Safurdão animaram a festa

As Concertinas do Safurdão animaram a festa

A iniciativa contou com a presença da população da Freguesia do Sabugal e Aldeia de Santo António, do concelho, e alguns vindos de outras partes do país.
No dia 23, no Auditório Municipal, tivemos oportunidade de “Entre Amigos“ recordar algumas músicas, trazendo à memória recordações deste dia memorável, que foi a conquista da Liberdade.
No dia 24, a tradicional sardinhada no largo, junto à sede da Junta de Freguesia foi um momento de partilha e sã convivência com as muitas pessoas que quiseram juntar-se neste convívio. À noite no Auditório Municipal, o Grupo de Concertinas do Safurdão abrilhantou-nos com uma espectacular noite musical.
No dia 25, para desgastar a sardinhada de domingo, cerca de 200 pessoas participaram na habitual caminhada que teve início junto à sede da Junta de Freguesia e percorreram cerca de 14 quilómetros pelas terras do Gravato e Colónia Agrícola. No final, um retemperador almoço ajudou e recompor as forças perdidas na caminhada.
Para terminar o dia de forma brilhante, e não esquecendo aqueles que já não podem estar presentes, a Junta de Freguesia deslocou-se com o “Grupo das Concertinas” aos lares da Freguesia: Liga dos Amigos da Aldeia de Santo António e Santa Casa da Misericórdia do Sabugal. Foram momentos inesquecíveis que os utentes destas duas Instituições tiveram oportunidade de passar ao som sempre alegre das concertinas. Todos eles fizeram um pedido: que se repitam momentos como estes. Assim também os nossos idosos Reviveram o “25 de abril”.
Este ano o grupo não se deslocou à Torre, porque a Junta de Freguesia achou por bem e em memória do falecido membro da Assembleia de Freguesia e um defensor acérrimo da sua terra, ocorrido em março deste ano – Manuel Francisco Esteves – , a visita ficará para outra oportunidade.
A Junta de Freguesia agradece a todos os que ajudaram na realização destes actividades, e aqueles que participaram. Sem eles não teriam qualquer sentido estas dinâmicas.
A Junta de Freguesia (Manuel Augusto Nabais – José António Amândio – Carla Susana Lopes Clara)

One Response to O 25 de abril – Dia da Liberdade

  1. Ramiro Manuel Lopes de Matos diz:

    Um dia destes conto algumas histórias do antes e do após 25 de Abril no Sabugal, pois comemorar este dia é também lembrar o que se passou nessa altura.
    Faz bem a Junta em continuar a comemorar este dia.
    Ao Manel, meu amigo de sempre, antes de presidente da Junta, sei bem como o 25 de Abril foi importante para ti e para mim. Continua que és preciso ao Sabugal.

    Ramiro

Deixar uma resposta