LUDOTECA INTERGERACIONAL | É essencial criar um espaço em que velhos e novos compartilhem experiências enriquecedoras que contribuam para valorizar a sabedoria dos idosos e o seu importante papel na transmissão aos jovens de valores sociais como a dignidade, o respeito, a ponderação e a solidariedade.

Para promover estilos de vida saudável entre a população idosa há um conjunto diversificado de actividades que podem ser desenvolvidas. Nesse âmbito é de extrema importância promover a valorização da experiência das pessoas mais maduras, possibilitando-lhes um entrosamento com os mais novos.
O projecto da criação de uma Ludoteca Municipal Intergeracional deve envolver, para além da Câmara Municipal, as associações, lares, centros infantis e escolas. Pode instalar-se num ou mais espaços, desde que existam técnicos capazes de organizar e proporcionar o intercâmbio de saberes. A ludoteca pode até ter um carácter itinerante, funcionando periodicamente e em locais diferentes, como escolas, lares, ou até ao ar livre.
A loduteca intergeracional deve estar capacitada para a promoção do intercâmbio de experiências e saberes, através de contos, jogos, leituras, tertúlias e até demonstrações práticas e actividades ao ar livre.
No jogo, por exemplo, os idosos demonstram como se brincava nos tempos idos e já esquecidos, cabendo às crianças ensinarem os mais velhos como operar os jogos actuais. Os novos quem aprender e aceitam interagir com quem lhes deseja passar a sua experiência e o seu saber, criando-se uma simbiose entre a excentricidade e a maturidade, com ganhos para todos.
A pessoa idosa aprendeu com a vida de trabalho e com as imensas experiências que vivenciou, e essa sabedoria acumulada não pode ser negligenciada nem desperdiçada, antes devendo ser usada em benefício da sociedade. E quem melhor do que os mais novos para ouvirem os conselhos, os saberes e as experiências que os idosos podem transmitir?
Trata-se de educar os jovens para os afectos e para valores como o respeito, a ponderação, a responsabilidade, a dignidade e a solidariedade.
Esta iniciativa municipal para a promoção do envelhecimento activo no concelho do Sabugal pode realizar-se com escassos custos, contando com a vontade e a colaboração de pessoas e instituições, sendo o retorno de incomensurável valor.
:: ::
«Contraponto», opinião de Paulo Leitão Batista
:: ::
Leave a Reply