:: :: 6 FEVEREIRO 2016 :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos o nascimento do Padre António Vieira, em 1608.

>> Dia de Santa Doroteia
>> Dia de São Paulo Miki.
>> PADRE ANTÓNIO VIEIRA
Há 408 anos, no dia 6 de Fevereiro de 1608, nasceu o Padre António Vieira
Era filho de Cristóvão Vieira Ravasco, fidalgo de nobre ascendência, e de D. Maria de Azevedo.
Nos fins de 1615 partiu com a sua família para a Baía, não se sabe bem, porque motivo, supondo com grande fundamento João Francisco Lisboa que foi por seu pai ter sido nomeado secretário do governo da Baía, lugar que efectivamente por muito tempo exerceu. A 20 de janeiro de 1616 iam naufragando nos baixos da Paraíba, e quase milagrosamente se salvaram. Ainda depois teve António Vieira uma gravíssima doença, de que escapou para glória do seu nome e da sua pátria, que tanto havia de ilustrar com o seu maravilhoso engenho.
Religioso, filósofo, diplomata e escritor, é também considerado um dos maiores oradores portugueses. O jesuíta padre António Vieira (1608-1697) mostrou-se contrário à ação da inquisição. Fernando Pessoa chamou-lhe o “Imperador da Língua Portuguesa”.
É considerada uma das mais influentes personagens portuguesas do seu tempo.
Foi homem de confiança de D. João IV que o enviou pela Europa com importantes missões diplomáticas. Orador privilegiado, os seus sermões atraiam multidões em Lisboa.
Foi missionário no Brasil onde defendeu os direitos dos indígenas combatendo a sua exploração e escravização. Era também anti-esclavagista.
Defendeu ainda os judeus e a abolição da distinção entre cristãos novos e velhos.
Mal compreendido e alvo de ódios diversos, regressou ao Brasil, onde tinha vivido em criança, e onde faleceu a 18 de Julho de 1697.
>> 6 DE FEVEREIRO
>> 2007
Governo aprova «Associação na Hora». O Conselho de Ministros enviou para aprovação na Assembleia da República uma proposta de lei para permitir um regime especial de constituição imediata de associações. É o Simplex…
Notícia. Aqui.
>> 2008
Governo aprova «Associação na Hora». Durante o mês de Fevereiro estará em exposição na cidade do Sabugal uma casa construída com materiais ecológicos, que poupam energia. A iniciativa é da Quercus e da Transcudânia, Associação Cultural do Sabugal, contando com o apoio da Câmara Municipal e das empresas Ricardo & Ricardos e Isol Lince.
Notícia. Aqui.
>> 2009
Confraria do Bucho Raiano reúne no Sabugal (3). O almoço de convívio e divulgação da Confraria do Bucho Raiano, realiza-se no Sabugal, no dia 22 de Fevereiro, a partir do meio-dia, no salão da Junta de Freguesia local, integrando os «Roteiros Gastronómicos», a iniciativa da Câmara Municipal de apoio à gastronomia raiana. Em termos televisivos está prevista a transmissão no programa da RTP1, «Portugal em Directo» na sexta-feira, 20 de Fevereiro, às 18 horas, de um directo do Sabugal destacando o evento. A estação televisiva on-line LocalVisãoTv vai estar presente para fazer a cobertura do almoço da Confraria do Bucho Raiano.
Notícia. Aqui.
>> 2010
O regresso do Lince. A notícia de um novo centro de reprodução de lince em cativeiro que está a ser construído no nordeste da Extremadura espanhola, leva-nos a retomar o tema da crónica do início do ano, «Que 2010 nos traga o Lince». Esta nova estrutura está quase pronta em Zarza de Granadilla, junto à barragem de Gabriel y Galan, prevendo-se a sua conclusão antes do Verão. Os linces irão de Doñana, tal como os que foram para Silves, mas só depois de adquirido equipamento e contratado pessoal para que o centro possa funcionar, o que se prevê para o final de 2011.
Opinião de António Cabanas. Aqui.
>> 2011
A sentida falta do corpo de delito. Em Portugal o processo penal era antigamente instruído através do chamado «corpo de delito», que consistia no conjunto de actos e diligências policiais tendentes a esclarecer um crime e a descobrir o seu agente. Hoje a notícia do crime dá lugar ao inquérito, que facilmente se torna numa tenebrosa teia de procedimentos que de todo impedem a realização da justiça.
Crónica de Ventura Reis. Aqui.
>> 2012
Casteleiro, anos 50: processos de migração. Há umas semanas escrevi aqui que o Casteleiro sempre foi terra de migração e que Lisboa foi dos primeiros destinos para muita gente, muito antes da França. Muitos ainda hoje se mantêm com as suas proles na grande cidade. Hoje pergunto: sabem qual o processo de deslocação para muita gente que passou a trabalhar e a viver em Lisboa? Que caminho se seguia? Adivinham que ali havia cordelinhos bem mexidos?
Crónica de José Carlos Mendes. Aqui.
>> 2013
Imagens submersas. Na cidade impessoal os tempos mergulham num anonimato espesso que enche as praças e as ruas, que banha moradias conseguindo subir escadas até à porta dos apartamentos.
Crónica de Fernando Capelo. Aqui.
>> 2014
E a Comarca do Sabugal acabou! Agora é oficial! A comarca do Sabugal passa a Secção de Proximidade! Dizia a 31 de Julho que, e cito, «aquilo que esta sinistra ministra da Justiça, seguindo a sanha criminosa de um desgoverno sem rei nem roque, queria, concretizou-se». Pois o Conselho de Ministros decidiu hoje, dia 6 de Fevereiro, transformar a Comarca do Sabugal em Secção de Proximidade.
Opinião de Ramiro Matos. Aqui.
>> 1901 – Morte, em Lisboa, de Tomás Ribeiro, político e escritor, que viveu no Sabugal, onde foi administrador do concelho e escreveu parte do livro «D. Jaime». Foi presidente da Câmara Municipal de Tondela, deputado, par do reino, ministro da Marinha e das Obras Públicas, assim como governador civil de Braga e do Porto (nasceu em Tondela a 1 de Julho de 1831).
>> 1608 – Nascimento do Padre jesuíta António Vieira, diplomata e escritor (faleceu em 1697).
>> 1818 – Coroação de D. João VI, no Rio de Janeiro.
>> 1908 – Subida ao trono de D. Manuel II, após o regicídio de D. Carlos e do príncipe herdeiro.
>> 1975 – Assembleia dos 200 do MFA decide a institucionalização do movimento.
>> 1694 – O Quilombo dos Palmares é destruído pelas tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho.
>> 1840 – É assinado o Tratado de Waitangi, pelo qual os nativos Maori cedem ao Império Britânico o controle total sobre o território da Nova Zelândia.
>> 2003 – Morte do poeta moçambicano José Craveirinha (Nasceu a 28 de Maio de 1922).
>> 2004 – Um ataque suicida de terroristas chechenos no metro de Moscovo mata quarenta pessoas e fere vinte outras.
:: ::
jcl e plb
Leave a Reply