:: :: 3 FEVEREIRO 2016 :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos o nascimento de Brás Garcia de Mascarenhas, em 1596.

>> Dia de São Brás – padroeiro dos tecelões
>> Dia de São Óscar Anscário.
>> BRÁS GARCIA DE MASCARENHAS
Há 420 anos, no dia 3 de Fevereiro de 1596, nasceu em Avô (Oliveira do Hospital) Brás Garcia de Mascarenhas, governador da praça de Alfaiates e autor do poema épico «Viriato Trágico».
Brás Garcia de Mascarenhas foi o terceiro de onze filhos e filhas de Marcos Garcia de Mascarenhas e de Helena Madeira da Costa.
Durante a juventude foi preso em Coimbra, devido a correspondência amorosa, na Cadeia de Portagem, de onde se evadiu com a ajuda dos irmãos. Exilou-se então um ano em Madrid.
Viajou para o Brasil e percorreu parte da Europa (França, Itália e Espanha).
No contexto da Guerra da Restauração da independência portuguesa, ao final do século XVII, organizou um batalhão de voluntários, a Companhia dos Leões da Beira, que se celebrizou em diversas acções durante a guerra. Como recompensa pelos seus serviços, recebeu o governo do Castelo de Alfaiates, situado na fronteira.
Tendo desobedecido ao general-comandante da Beira, D. Sancho Manuel de Vilhena, futuro 1.º Conde de Vila Flor, foi detido na torre de menagem do Castelo do Sabugal.
Sendo aqui inúteis as suas habilidades como espadachim, neste momento de dificuldade, o seu talento como poeta sugeriu-lhe uma ideia. A fim de implorar clemência ao soberano e para justificar os seus actos, escreveu a D. João IV de Portugal (1640-1656) uma missiva inteiramente em verso, com todas as letras recortadas de um livro de hagiografias: o poema épico Viriato Trágico. O rei, impressionado com o talento e a habilidade do cativo, devolveu-lhe a liberdade.
A sua obra, inicialmente editada postumamente em 1699, mas que tinha caído no esquecimento, foi reeditada em 1846 por iniciativa de Albino de Abranches Freire de Figueiredo.
Faleceu em Avô no dia 8 de Agosto de 1656.
>> 3 DE FEVEREIRO
>> 2007
Comarca judicial do Sabugal pode ser extinta. O novo mapa judiciário que o governo quer implementar em 2008 dará fim ao actual sistema que tem as comarcas como unidade de referência, estando no horizonte a extinção da do Sabugal que poderá vir a integrar, de acordo com o estudo, a da Covilhã.
Notícia. Aqui.
>> 2008
Julgamento do Galo na Guarda. O galo vai ser julgado no Entrudo da Guarda, na noite de 4 de Fevereiro, sendo já certo que o veredicto será a sua condenação à fogueira em plena Praça Velha.
Opinião de António Emídio. Aqui.
>> 2009
Os exemplos continuam a ensinar. No tempo do Sabugal rural, um senhor feudal chamou dois homens para lhe cavarem um terreno. Dividiu-o em duas partes iguais e em cada uma delas ficou um homem. Na extremidade do terreno, na parte onde terminariam o trabalho, o senhor pôs uma jarra com um litro de vinho que seria dado como recompensa ao primeiro que acabasse o trabalho.
Opinião de António Emídio. Aqui.
>> 2010
Iberismo Nunca! Em Portugal, o dia da «raça» era a 10 de Junho, dia de Camões, enquanto em Espanha era a 12 de Outubro, dia em que Colombo descobriu a América. Isto resume a diferença de identidade entre os dois países. Têm histórias paralelas (reconquista e descobrimentos), mas nunca concordantes. Como escreveu Eugénio Pontes «Portugal e Espanha são noções paralelas e as paralelas só se encontram no infinito».
Opinião. Aqui.
>> 2011
Pódio para duas judocas sabugalenses no Porto. A Associação de Judo do Distrito do Porto teve a seu cargo a realização no passado dia 29 de Janeiro do Campeonato Zonal Norte do escalão de Juniores. Os resultados finais indicaram três pódios para o distrito da Guarda com uma campeã regional e duas vice-campeãs.
Opinião. Aqui.
>> 2012
«Custe o que custar». Esta frase foi proferida pelo sr. Primeiro-ministro, num discurso, na apresentação de um livro com os contributos para a elaboração do programa do PSD, acerca do programa da troika e do seu cumprimento.
Opinião. Aqui.
>> 2013
Jornada arciprestal no Sabugal. A Diocese da Guarda começou no passado domingo, dia 27 de Janeiro, uma nova fase na vivência do Ano da Fé. Convocados por D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, os quinze arciprestados começaram a organizar as Jornadas Arciprestais para a profissão solene da fé. Coube ao arciprestado do Sabugal inaugurar esta vivência comunitária com uma concentração que decorreu no Pavilhão Municipal e que reuniu centenas de sabugalenses.
Opinião. Aqui.
>> 2014
Casteleiro – O «quê de nove». Dois episódios simples deram-me esta semana a garra para arrancar umas recordações interessantes e isso acabou por dar material para esta crónica. Foi por um lado o que ouvi numa rádio local numa fracção de segundos – como se costuma dizer; e, por outro, uma conversa à mesa de um café aqui à porta… Isso, aliado a uma imagem recordatória há uns dias numa página de «Facebook» deram-me matéria mais do que interessante para estas linhas que está a ler. É assim a vida, quando queremos vivê-la.
Crónica de José Carlos Mendes. Aqui.
>> 1596 – Nascimento, em Avô (Oliveira do Hospital), de Brás Garcia de Mascarenhas, governador da praça de Alfaiates e autor do poema épico «Viriato Trágico» (faleceu na sua terra em 8 de Agosto de 1656).
>>1881 – Toma posse do cargo de governador civil da Guarda António Mendes Duarte Silva.
>> 1488 – Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança.
>> 1894 – É tocado, pela primeira vez, o Hino dos Açores.
>> 1536 – Pedro de Mendoza funda a cidade de Buenos Aires.
>> 1969 – O moçambicano Eduardo Mondlane, fundador e presidente da Frelimo, é assassinado, em Dar Es-Salam, por uma encomenda armadilhada.
>> 1994 – É lançado o veículo espacial Discovery, com um cosmonauta russo a bordo, pela primeira vez num veículo espacial norte-americano.
:: ::
>> Dia 34 de 2016. Faltam 332 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb
Leave a Reply