:: :: 11 JANEIRO 2016 :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos a morte do poeta João de Deus, em 1896.

>> Dia de São Higino e de São Vital.
>> JOÃO DE DEUS
Há 120 anos, no dia 11 de Janeiro de 1896, morreu o poeta João de Deus, autor de «Campo de Flores» e criador do método de leitura «Cartilha Maternal».
João de Deus de Nogueira Ramos, mais conhecido por João de Deus, nasceu em São Bartolomeu de Messines.
Foi um eminente poeta lírico e pedagogo, considerado à época o primeiro do seu tempo, e o proponente de um método de ensino da leitura, assente numa Cartilha Maternal por ele escrita, que teve grande aceitação popular, sendo ainda utilizado. Gozou de extraordinária popularidade, foi quase um culto, sendo ainda em vida objecto das mais variadas homenagens. Foi considerado o poeta do amor e encontra-se sepultado no Panteão Nacional da Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa.
>> 11 de Janeiro de 2007
Antropólogo de Aldeia da Ponte publica novo livro. O antropólogo e investigador, José Prata, escreveu um novo livro, mais uma vez dedicado à região raiana e em especial à sua terra natal, Aldeia da Ponte.
Notícia no Capeia Arraiana. Aqui.
>> 11 de Janeiro de 2009
A Casa do Castelo é um acto heróico. Dos vários projectos aprovados, no âmbito do Programa LEADER+, a recuperação e aproveitamento de um espaço edificado, mas em ruínas, sito no Largo de Santa Maria do Castelo, n.º 8, junto à entrada do castelo de cinco quinas do Sabugal, para além da vertente puramente comercial, com a venda direccionada para os produtos da região, como o artesanato, compota, doces tradicionais, bolos, mel, queijo de Malcata, cozinha tradicional, com pratos da região e venda de livros de autores sabugalenses, é também um espaço com uma missão mais nobre de divulgação e promoção da cultura do Riba Côa. A Casa do Castelo é propriedade do casal Romeu e Natália Bispo.
Opinião de José Morgado Carvalho no Capeia Arraiana. Aqui.
>> 11 de Janeiro de 2010
«Ofélia Club» em dúvida no Sabugal e em Abrantes. Tal como acontece no Sabugal, Abrantes espera, e desespera, pela concretização do projecto «Ofélia Club», que ainda não passou do papel.
Notícia no Capeia Arraiana. Aqui.
>> 1915 –Augusto Fitz Alam Quintela é nomeado escrivão do juízo de paz do Sabugal, Firmino Nuno de Sena é exonerado de ajudante do posto de registo civil da freguesia da Moita, Eurica Bigotte de Carvalho é por sua vez nomeada para o lugar de ajudante-jornaleira da Estação de Telegrafo-postal do Sabugal.
>>1890 – Ultimato britânico a Portugal, exigindo a retirada das forças militares existentes no território compreendido entre Moçambique e Angola.
>>1896 – Morte do poeta João de Deus, autor de “Campo de Flores” e criador do método de leitura “Cartilha Maternal”.
>>1973 – Os funcionários que participaram na vigília da Capela do Rato, em Lisboa, contra a guerra colonial, são expulsos da Função Pública.
>>2006 – Os restaurantes passam a ser obrigados a servir azeite em embalagens invioláveis.
>> 1838 – Samuel Morse realiza nos EUA a primeira demonstração pública do telégrafo eléctrico.
>> 1913 – O Tibete torna-se um estado independente, libertando-se na tutela chinesa.
>> 1929 – A União Soviética instituí a jornada laboral das sete horas.
>> 1981 – O peruano Javier Pérez de Cuéllar é eleito secretário-geral da ONU.
:: ::
>> Dia 11 de 2016. Faltam 355 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb
Leave a Reply