:: :: 9 JANEIRO 2016 :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos o encerramento dos postos da Guarda Fiscal de Aldeia da Ponte e de Aldeia do Bispo, em 1992.

>> Dia de Santa Marciana e de São Julião.
>> POSTOS DA GUARDA FISCAL
Há 24 anos, no dia 9 de Janeiro de 1992, foram desactivados os postos da Guarda Fiscal de Aldeia da Ponte e de Aldeia do Bispo.
O concelho do Sabugal chegou a ter oito postos da Guarda Fiscal, todos na primeira linha da fronteira: Malcata, Vale de Espinho, Fóios, Aldeia do Bispo, Lageosa, Forcalhos, Aldeia da Ponte e Batocas. Havia ainda a Secção Fiscal do Sabugal, na sede do concelho, da qual os postos de primeira linha dependiam.
Era a partir dos postos fronteiriços que saíam as patrulhas que vigiavam a fronteira com Espanha, procurando combater o contrabando. Cada militar que pertencia ao efectivo dos postos tinha família que vivia na aldeia, contribuindo para a manter viva.
A Guarda Fiscal foi criada em 1885, pelo governo de Fontes Pereira de Melo, e foi extinta após 107 anos, em 1993, pelo governo de Aníbal Cavaco e Silva.
A principal missão da Guarda Fiscal era evitar e reprimir as infracções fiscais, nomeadamente o contrabando. Para o pleno cumprimento da sua missão, foram implantados postos fiscais junto da fronteira terrestre e marítima, muitos inseridos nas povoações, outros em locais isolados e de difícil acesso.
Com a extinção da Guarda Fiscal, parte do seu efectivo passou a integrar a então criada, Brigada Fiscal da GNR, enquanto outros elementos transitaram para as demais forças e serviços de segurança.
>> 9 de Janeiro de 2008
Processos da Inquisição referentes ao Sabugal (6). Deslocações dos réus sabugalenses – A mobilidade dos judeus apanhados nas malhas da Inquisição constitui um precioso indicador para o conhecimento das teias genealógicas judaicas numa determinada região. Isso configura-se particularmente claro na região das Beiras.
Investigação de Jorge Martins no Capeia Arraiana. Aqui.
>> 9 de Janeiro de 2008
O engenho e a arte dos números. Joaquim Ricardo aceitou o repto do Capeia Arraiana e iniciou uma colaboração semanal, assinando às quartas-feiras a coluna «Ideias Soltas».
Opinião de Joaquim Ricardo no Capeia Arraiana. Aqui.
>> 1992 – Desactivação do posto da Guarda Fiscal de Aldeia da Ponte.
>> 2007 – A irmã Lúcia Reduto, natural da Abitureira, concelho do Sabugal, inicia as funções de Superiora da Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda.
>> 1753 – Nascimento, em Setúbal, de Luísa Todi, cantora lírica portuguesa (faleceu a 1 de Outubro de 1833).
>> 1911 – É reconhecido em Portugal a todo o assalariado o direito a um descanso semanal de vinte e quatro horas seguidas.
>> 1981 – Francisco Pinto Balsemão toma posse como primeiro ministro, após a morte de Francisco Sá Carneiro.
>> 2006 – Morte de Artur Ramos, encenador, cineasta, realizador de televisão, ensaísta e tradutor (nasceu a 20 de Novembro de 1926).
>> 1424 – Em Siena (Itália) a Faculdade de Medicina solicita o cadáver de um enforcado para proceder ao seu estudo.
>> 1522 – Adriano de Utrecht é eleito papa, adoptando o nome de Adriano VI – será o último pontífice não italiano até João Paulo II.
>> 1928 – Na Nicarágua Sandino proclama a República de Nova Segóvia a cuja capital chamaria Cidade Sandino.
>> 2007 – Steve Jobs, director executivo da Apple, anuncia o lançamento do iPhone.
:: ::
>> Dia 9 de 2016. Faltam 357 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb
Leave a Reply