Efemérides 2016 – 6 de Janeiro

Efemérides - 2015 - © Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2016 :: 6 DE JANEIRO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos o nascimento do cardeal D. José Saraiva Martins, no Jarmelo, em 1934.

Cardeal Saraiva Martins nasceu há 84 anos no Jarmelo

Cardeal Saraiva Martins nasceu há 84 anos no Jarmelo

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de Reis Magos, Epifânia do Senhor.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> JOSÉ SARAIVA MARTINS
Há 84 anos, no dia 6 de Janeiro de 1932, nasceu nos Gagos do Jarmelo, concelho da Guarda, D. José Saraiva Martins, cardeal e prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos da Santa Sé.
Dom José Saraiva Martins entrou no Seminário claretiano das Termas de São Vicente em Outubro de 1944 e decorrido o noviciado junto dos padres claretianos nos Carvalhos.
Em 1954 estabelece-se em Roma, e desde aí tem residido nessa cidade. Aperfeiçoa os estudos teológicos obtendo a licenciatura em Teologia em 1957 na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Em 16 de Março de 1957 é ordenado sacerdote. Apaixonado pela teologia, inicia o ensino com 26 anos: em 1958 é professor de metafísica no seminário maior da província italiana dos Claretianos. Em seguida é professor de teologia fundamental e de teologia dogmática sacramentária também nos Claretianos. Em 1969 é convidado a ensinar dogmática sacramentária na Pontifícia Universidade Urbaniana onde fica até 1988, sendo seu reitor entre 1977 e 1983 e entre 1986 e 1988. Doutorou-se em Roma na Universidade de S. Tomás de Aquino.
No campo da teologia D. José Saraiva Martins produziu uma vintena de livros e opúsculos, e mais de 250 artigos de carácter científico e de vários géneros, publicados em jornais e revistas internacionais.
Em 26 de Maio de 1988 o Papa João Paulo II nomeou-o arcebispo titular e secretário da Congregação para a Educação Católica. A sua ordenação episcopal deu-se a 2 de Julho de 1988. Na importantíssima Cúria Romana tinha já desempenhado vários cargos quando em 30 de Maio de 1998 o mesmo Papa nomeou-o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cargo que implica a dignidade cardinalícia. Foi criado cardeal pelo Papa João Paulo II no Consistório de 21 de Fevereiro de 2001, tendo-lhe sido outorgado o título de cardeal-diácono de Nostra Signora del Sacro Cuore. É também membro da Congregação para os Bispos (desde 19 de Novembro de 1998) e da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos (desde 22 de Abril de 1999).
Com a morte do Papa João Paulo II, D. José Saraiva Martins (tal como toda a Cúria Romana) cessou funções no cargo de prefeito da Congregação para as Causas dos Santos a 2 de Abril de 2005; veio a ser confirmado no cargo pelo Papa Bento XVI a 21 de Abril do mesmo ano.

Em 9 de Julho de 2008 e já com 76 anos (idade superior ao limite habitual de 75 anos) resignou ao cargo de prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, tendo sido substituído pelo Arcebispo D. Ângelo Amato (futuro cardeal). Após a resignação D. José Saraiva Martins passou a deter o título de prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.
Em 24 de Fevereiro de 2009 D. José Saraiva Martins foi nomeado cardeal-bispo da Igreja Católica pelo Papa Bento XVI com o título de cardeal-bispo de Palestrina, sendo instalado em 19 de Abril.
(Fonte: Wikipédia)

 

Efemérides - Foi notícia no Capeia - Capeia Arraiana

>> 6 de Janeiro de 2011
Câmara do Sabugal implementa nova estrutura orgânica. A Câmara Municipal do Sabugal tem uma nova estrutura orgânica, a qual assenta no princípio da flexibilidade dos serviços municipais. A nova organização dos serviços foi já aprovada no executivo e na assembleia municipal, pelo que os tempos são agora de mudança.
Notícia no Capeia Arraiana. Aqui.

>> 6 de Janeiro de 2014
Matança do porco é autorizada. Desde o dia 1 de Janeiro que é autorizada a matança de suínos, aves de capoeira e coelhos domésticos para autoconsumo. Os bovinos, ovinos e caprinos, neste caso desde que tenham idade inferior a 12 meses, também podem ser alvo de matança, igualmente desde que as carnes se destinem exclusivamente ao consumo doméstico do respectivo produtor e seu agregado familiar.
Notícia no Capeia Arraiana. Aqui.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>> 1932 – Nascimento, nos Gagos do Jarmelo, de D. José Saraiva Martins, cardeal e prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos da Santa Sé.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>> 2006 – Morte de Ilse Losa, escritora portuguesa de origem alemã, que veio para Portugal em 1934, fugindo à perseguição nazi (nasceu a 20 de Março de 1913).

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>> 1852 – Morte de Louis Braille, criador do sistema de leitura para invisuais (nasceu a 04/01/1809).

>> 1913 – Nascimento, em Salt Lake City, de Loretta Young, actriz de cinema norte-americana (faleceu a 12/08/2000).

:: ::
>> Dia 6 de 2016. Faltam 360 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta