O Sabugal caiu 22 lugares no Índice de Transparência Municipal (ITM), ocupando agora a 158ª posição. A Câmara Municipal da Alfândega da Fé, do distrito de Bragança, continua a ser a autarquia com melhor classificação no país.
A iniciativa da plataforma Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), dera no ano de 2014 a posição 136ª ao Município do Sabugal, o que já representara uma forte queda em relação ao ano transacto.
O Sabugal, obteve um score de 40,38 numa escala de 0-100. O índice é calculado tendo em conta sete diferentes dimensões: Informação sobre a Organização Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira; Transparência na área do Urbanismo.
A TIAC mede a disponibilização da informação nessas várias dimensões cruciais para a vida de cada município, num total de 76 indicadores, que são examinados com minúcia.
Além de Alfândega da Fé (score de 94,23), estão também no pódio do Índice de Transparência Municipal (ITM) as câmaras municipais de Arcos de Valdevez (89,84) e Carregal do Sal (88,87).
A terceira edição do ITM, que avalia as páginas na internet das 308 câmaras municipais, revela também que os municípios portugueses fizeram ganhos assinaláveis na disponibilização de informação de interesse público nos seus websites.
«Há três anos consecutivos que a TIAC faz uma avaliação da informação disponibilizada pelas autarquias nos seus websites. O ponto de partida foi bastante baixo, mas nestes últimos três anos, sobretudo no último ano, houve uma melhoria muito grande da disponibilização da informação», disse à agência Lusa o director executivo da TIAC.
plb
Leave a Reply