Efemérides 2015 – 14 de Novembro

Novembro - 2015 - Efemérides - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 14 DE NOVEMBRO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos o nascimento em Vale de Espinho do escritor Carlos Alberto Marques, em 1896.

Carlos Alberto Marques nasceu há 119 anos em Vale de Espinho

Carlos Alberto Marques nasceu há 119 anos em Vale de Espinho

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de S. José Pignatelli.
>> Dia dos Diabetes.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> CARLOS ALBERTO MARQUES
Há 119 anos, no dia 14 de Novembro de 1896, nasceu em Vale de Espinho, concelho do Sabugal, Carlos Alberto Marques, geógrafo, professor e escritor.
Frequentou o seminário, depois do liceu, até que se licenciou em Geografia pela Universidade de Coimbra.
Professor no liceu da Guarda, onde leccionou Geografia, Carlos Alberto Marques, foi um dos mais prestigiados pedagogos do seu tempo, dado o empenho que colocava na docência e a permanente disponibilidade para o estudo. Homem de estudo, colaborou activamente na imprensa guardense e coimbrã e dirigiu, com Joaquim Mendes Guerra, do Casteleiro, a Gazeta do Sabugal.
Prefaciou o livro de Manuel Joaquim Correia, Memórias do Concelho do Sabugal e foi ele mesmo antologiado no volume Beira Alta, do poeta Vasco Miranda.
A região de Riba-Côa teve em Carlos Marques o seu estudioso mais competente.
Enquanto geógrafo, redigiu e publicou dois estudos fundamentais: «A Serra da Estrela» e «A Bacia Hidrográfica do Côa». Ambos os livros foram fruto do seu labor, sobretudo visível no trabalho de campo, que realizou em complemento à leitura dos estudos já publicados. De lápis e bloco de notas em punho, o «Geógrafo da Côa», come lhe chamou Pinharanda Gomes, embrenhava-se nos barrocais da serra ou nos desfiladeiros dos rios, anotando a vegetação, a fauna, a composição dos solos e das rochas e demais elementos de interesse para a caracterização dos lugares.
Amante do conhecimento, também estudou os costumes e as tradições do povo raiano, culminando na publicação do livro «Notas Etnográficas de Riba Côa», onde reuniu alguns dos trabalhos saídos da sua pena. Aí descreve as técnicas ancestrais de caça e pesca usadas pelo povo na luta pela sobrevivência. Também anota as impressões de uma montaria aos javalis na serra da Marvana, onde costumava acompanhar o grande monteiro da raia, Francisco Maria Manso. Fala também da inevitável capeia arraiana, nas fogueiras de S. João e S. Pedro, assim como das artimanhas dos contrabandistas de Quadrazais e do cerimonial religioso e profano designado por «Fama dos Santos».
Elucidativo, é o texto intitulado «As Matanças», em que descreve um dia passado em casa de Manuel Coelho, lavrador da Junça, localidade do concelho de Almeida. Nessa manhã o lavrador, família e amigos mataram o marrano, trabalho de cerimonial antigo, pelo qual se garantia a abastança da casa para todo o ano e que nenhum dos habitantes remediados da aldeia dispensava.
Carlos Alberto Marques faleceu na Guarda, em 25 de Maio de 1965.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>>1896 – Nascimento, em Vale de Espinho (Sabugal), de Carlos Alberto Marques, geógrafo e escritor (faleceu a 15 de Maio de 1965).

>>2003 – Abertura ao trânsito do troço da A25 entre Guarda e Vilar Formoso

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>>1839 – Nascimento, no Porto, o escritor Júlio Dinis, pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho, autor de “As Pupilas do Senhor Reitor” e “Uma Família Inglesa”.

>>1961 – Portugal abandona a reunião da IV Comissão da ONU, quando a organização decide ouvir dirigentes do Movimento de Libertação da Guiné e Cabo Verde.

>>1990 – Os deputados comunistas José Magalhães e Jorge de Lemos abandonam o PCP.

>>2004 – Pedro Santana Lopes é eleito presidente do PSD, com 86% dos votos, no Congresso do partido em Barcelos.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>>1831 – Morte do filósofo alemão Friedrich Hegel, 61 anos, autor de “Fenomelogia do Espírito” e “Princípios da Filosofia do Direito”.

>>1922 – Começa o serviço de rádio da BBC.

>>1940 – Bombardeiros alemães, de Hitler, destroem quase por completo a cidade inglesa de Coventry.

>>2010 – Sebastian Vettel sagra-se campeão mundial de Fórmula 1, tornando-se o mais jovem a conquistar este título, aos 23 anos.

:: ::
>> Dia 318 de 2015. Faltam 47 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta