Distrito da Guarda na final do Festival INATEL

Hoje destacamos... - © Capeia Arraiana (orelha)

O Teatro Armando Cortez, em Lisboa, recebe no próximo fim-de-semana, dias 7 e 8, um programa alargado de festivais, organizado pela Fundação INATEL, onde o distrito da Guarda compete na final do «Festival INATEL» através da Orquestra Ligeira de Gouveia.

Orquestra Ligeira de Gouveia

Orquestra Ligeira de Gouveia

No sábado, 7 de Novembro serão as finais nacionais das iniciativas «Os Melhores Talentos Portugueses» e «Festival INATEL da Canção», nas quais participam grupos culturais e recreativos de Centros de Cultura e Desporto filiados da Fundação INATEL.
No dia 8, decorrerá ainda a 3ª edição do «Festival INATEL», que apresenta uma mostra de costumes e tradições dos distritos e regiões de Portugal, nas mais diferentes áreas de expressão.
Em competição estão os distritos/regiões de Aveiro, Coimbra, Évora, Leiria, Viana do Castelo, Viseu, Guarda, Porto, Santarém, Vila Real, Lisboa, Portalegre, Bragança e ainda São Miguel (Açores).
Os espectáculos, de carácter amador, incluem-se em, pelo menos, uma das seguintes áreas temáticas: Etnografia, Música/Canto; Teatro; Dança e Variedades.
A selecção dos premiados será feita através de votação de um júri, composto por Fernando Pereira, Carlos Quintas, Wanda Stuart, Dulce Guimarães, Cláudio Hochman e Ludgero Mendes, entre outros agentes das áreas da produção e criação cultural.
Para a final do «Festival INATEL» está apurada a Associação da Orquestra Ligeira de Gouveia, em representação do distrito da Guarda.
De acordo com a Fundação INATEL, a iniciativa pretende envolver a participação de grupos regionais numa mostra singular de talentos locais, valorizando-se espectáculos considerados como representativos das características culturais de cada região em competição.
Com o objectivo de envolver as comunidades locais na iniciativa, foram criadas viagens com saída prevista a partir de todas as capitais de distrito.
Um euro do valor pago por viagem reverterá a favor do projecto social «Mealheiro Solidário».
plb (com Fundação INATEL)

Deixar uma resposta