Confraria do Cão reuniu em Manteigas

Confraria Bucho Raiano - Capeia Arraiana (orelha)

A Confraria do Cão da Serra da Estrela, sedeada em Sortelha, realizou o seu IV Capítulo na vila de Manteigas, tendo marcado presença diversas confrarias, entre as quais a Confraria do Bucho Raiano.

Foto de Família com as várias confrarias presentes

Foto de Família com as várias confrarias presentes

Fundada em 2010, a Confraria do Cão da Serra da Estrela é uma Associação que reúne amigos, criadores, clubes, associações e outras entidades ou individualidades amantes da raça canina, com o objectivo de a proteger e valorizar.
No sentido de receber novos confrades, realizou o IV Capítulo de Entronização na vila de Manteigas, no sábado, dia 24 de Outubro.
A cerimónia do Capítulo aconteceu no Salão Nobre do Município, com a orientação do Fiel das Usanças o confrade António José Marques. Que encaminhou para a mesa capitular o Grão Mestre e o Chanceler da Confraria da confraria anfitriã, assim como os representantes das confrarias madrinhas – a Confraria do Queijo Serra da Estrela e a Confraria do Bucho Raiano.

A Mesa Capitular

A Mesa Capitular

A oração de sapiência esteve a cargo da Professora Elisa Pinheiro, que dissertou sobre «O pastoreio na Beira Interior: dos fios do passado aos desafios do futuro». Enalteceu o papel da pastorícia na região, onde a Serra era o ponto de chegada e de partida das rotas da transumância, da lã e do queijo, sendo os pastores os grande difusores da cultura serrana. O desenvolvimento sustentável do território depende da preservação do património e da paisagem de montanha.
Segiu-se a entronização de novos confrades, entre os quais a Câmara Municipal de Manteigas, representada pelo seu presidente, José Manuel Biscaia.
Após a foto de família, na escadaria da Câmara Municipal, o cortejo seguiu pelas ruas da vila serrana para o restaurante Paragem Serradalto, onde se degustou a famosa e saborosíssima feijoca de Manteigas, regada com o vinho da Quinta dos Termos.
plb

Deixar uma resposta